Super apps: Aprenda o que são e como funcionam
O WeChat, super app criado na China possui atualmente mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. O modelo serviu de inspiração e embora ainda não exista um super app brasileiro, esse tipo de aplicativo tem chamado a atenção de startups ao redor do mundo. Descubra mais sobre como funcionam os super apps:
O que são os super apps
Atualmente dependemos de aplicativos mobile para todo tipo de coisa. Consequentemente, colecionamos em nossos telefones diversos aplicativos para que cada um exerça as mais distintas funções. O conceito de Super App consiste em um aplicativo do qual dentro dele você consiga resolver todo e qualquer tipo de questão.
Como assim? Imagina que você está conversando no WhatsApp e quer pedir uma pizza. Provavelmente você fecharia o aplicativo e iria buscar uma pizzaria no iFood por exemplo. Em um super app você dentro do mesmo aplicativo que está abrigado o WhatsApp pediria uma pizza mudando simplesmente de sessão, sem precisar de um app de delivery específico baixado no celular.
Como funcionam os super apps
Os super apps consistem na integração de diversos serviços em um único aplicativo. Para que isso funcione, é necessário um longo e avançado código que torne possível a junção de diversos aplicativos dentro de um único.
Além disso, é necessário pensar na questão de parcerias, uma mesma empresa administrar todos os setores é inviável e certamente faria com que a qualidade do serviço oferecido fosse prejudicada. Desta forma, um Super App é literalmente um conjunto de aplicativos reunidos em um só, onde cada empresa atua de forma independente.
O fenômeno do super app WeChat
O maior exemplo de super app que temos atualmente é o WeChat. O aplicativo criado na China em 2010 é considerado o mais popular do mundo, ficando atrás apenas do WhatsApp. O que o caracteriza como um super app é o fato dele ser completo. Através de um único aplicativo é possível publicar fotos, conversar com os amigos, solicitar serviço de delivery, marcar consultas médicas, jogar, basicamente qualquer coisa que você imaginar é possível fazer pelo WeChat.
O Super app WeChat é um sucesso e tem despertado o interesse de grandes empresas de tecnologia como o Facebook, Amazon e a Rappi – que estão em uma espécie de competição para conseguir popularizar e desenvolver o conceito.
A Rappi é um super app?
A Rappi atualmente tem incluído em seu aplicativo alguns serviços que possuem o objetivo de acompanhar toda a jornada dos usuários seja de dia ao pegar um patinete pelo app para trabalhar, ou no final do expediente, ao pedir uma cerveja no encontro com os amigos.
A empresa lançou em 2018 o RappiPay que funciona como uma carteira digital. Através desse recurso, os usuários podem fazer transferências entre si, realizar pagamentos de pedidos e até mesmo efetuar saques usando o sistema de delivery do aplicativo. Após algum tempo, o serviço chegou aos estabelecimentos físicos. Para usar, é preciso escanear um QR Code do local, digitar o valor da compra e realizar a transferência.
A Rappi ainda precisa desenvolver muitos recursos para que ser considerado um super app mas tem investido cada vez mais para que o aplicativo evolua e seja capaz de realizar todo o tipo de serviço que se precisa dentro de um só aplicativo.
Agora que você sabe o que são os super apps, que tal criar o seu próprio aplicativo?
Não há dúvidas de que o mercado de tecnologia tem crescido mais a cada dia, sendo assim, investir em uma ideia para aplicativo pode te levar ao sucesso. A Codificar é uma empresa que desenvolve aplicativos mobile e pode te ajudar nisso. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre as nossas soluções: