Splash Screen: porque integrar ao seu aplicativo
Uma splash screen, ou tela de carregamento, é uma imagem que pode ser vista enquanto um app ou site é carregado. Normalmente, ela é apresentada em formato de tela inteira, com alguma animação envolvendo a logo da marca. Esse elemento é uma forma de marketing bem estruturada, já que esse é o primeiro contato do usuário com o app.
Não se sabe qual foi o primeiro aplicativo a adotar uma splash screen, mas ela tem bons motivos para existir. Afinal, a animação é utilizada para permitir que o aplicativo carregue em segundo plano.
Há certo tempo, a utilização era mais necessária, já que as conexões com a internet eram mais lentas. Além disso, elas aumentavam o interesse dos usuários no app.
As animações da splash screen são elementos que prendem a atenção do usuário durante o carregamento. Elas podem criar a impressão que o app é mais rápido e responsivo. Quando você não vê nada durante o carregamento, é provável que você desista de esperar que ele comece a funcionar, de acordo com o Google.
Porque uma splash screen é necessária?
Uma splash screen ajuda a melhorar a interface de uso do aplicativo, e melhorar sua estética. A prova é que todas as principais empresas de tecnologia utilizam este elemento em seus produtos
A Google e a Apple dizem que utilizam as telas de carregamento apenas para melhorar o design, e não como ferramente de marketing. Ao contrário delas, existem muitas marcas que utilizam suas logos para melhorar o reconhecimento de marca. Todas as vezes que os usuários vêem a mesma logo, eles tendem a estabelecer uma relação com a marca.
Conexões realmente ruins de internet ainda são uma realidade em países menos desenvolvidos. Por isso, a Google diz que uma splash screen so deve ser adicionada em aplicativos que precisam desse tempo para carregarem suas ferramentas. Não há necessidade de desenvolver telas de carregamento para todos os aplicativos.
No Android, os aplicativos não começam a ser executados automaticamente. Existe um pequeno delay que, segundo o Google, é a situação perfeita pra uma splash screen. O usuário ficará satisfeito com o resultado.
Um exemplo é o app para Android do Youtube:
Assistir a splash screen gasta o tempo exato que o aplicativo necessita para carregar. Na primeira vez que um aplicativo é executado, a espera pode ser mais longa. Porém, com o tempo, o tempo de espera diminui consideravelmente.
Splash screen: como usá-la de uma forma interessante
Já entendemos que uma splash screen deve ser utilizada quando os aplicativos demoram mais tempo para serem executados. Além disso, elas podem ser utilizadas para melhorar o reconhecimento de marca. Vamos falar de casos em que as telas de carregamento foram utilizadas com sucesso.
O Youtube e o Google Docs são aplicativos que precisam de mais tempo para carregamento. Portanto, a Google utiliza telas de carregamentos com suas logos.
O aplicativo Nike + Running possui uma splash screen interessante. Além da logo, os desenvolvedores apostaram em mais elementos visuais, que demonstram atenção aos detalhes.
Softwares para outros dispositivos também podem apresentar telas de carregamento. Como pode ver acima, a Adobe adota essa técnica com seus softwares de edição.
Esse processo é acompanhado por elementos visuais, com o intuito de prender a atenção do usuário durante o carregamento. Além disso, as informações mostradas durante o carregamento permitem que o usuário entenda que o software esta carregando sem erros.
Usar ou não uma splash screen?
Não existe uma resposta certa. Tudo depende de quais são seus objetivos. Abaixo, temos algumas opções que podem te ajudar a decidir:
- Definitivamente utilize se seu aplicativo precisa de um tempo considerável para carregar. Se o delay for maior que 5 ou 7 segundos, você precisa de uma splash screen, sem dúvidas.
- Utilize se você está desenvolvendo um software com design de interface complicado. Se o software foi utilizado em dispositivos mais antigos, ele pode demorar mais tempo para carregar.
- Não utilize se seu aplicativo tem uma execução simples e rápida, e você não quer sobrecarregar a interface. Se seu app demora menos de 3 segundos para iniciar, o usuário não ficará irritado com a demora.
No fim, a splash screen pode fazer com que um aplicativo pareça mais bonito e interessante. Na maioria dos casos, vemos que os desenvolvedores preferem criar este elemento.
Como desenvolver uma splash screen
Se você decidiu criar uma splash screen, pode estar se perguntando como fazê-la. Utilize os exemplos que já mostramos para entender os elementos mais importante.
Abaixo, temos uma lista do que você deve prestar atenção, ao desenvolver uma tela de carregamento:
Background
Você pode escolher qualquer cor que quiser. É necessário entender, porém, que a splash screen deve ter relação com a sua marca. Portanto, escolha cores que fazem parte do esquema visual do seu app. Por este motivo a tela de carregamento do iFood é vermelha, e a do Uber é preta. Isso facilita muito a identificação da marca, e traz bons resultados.
Logo
Coloque sua logo no centro da tela. Pense na melhor cor para a logo, para que ela tenha um contraste interessante com o background. Isso faz com que sua logo se destaque e todos possam vê-la claramente.
Nome
Se o nome da sua marca se encontro na logo, ele já estará presente. Se sua logo é apenas um elemento, e sua marca ainda não possui grande reconhecimento, pode ser interessante adicioná-lo abaixo da logo.
Slogan
Em alguns casos, empresas utilizam um slogan na criação de suas telas de bloqueios. Isso pode beneficiar a marca, pois ajuda a fixar sua principal missão e ajuda na identificação.
Nunca utilize os seguintes elementos:
- Propagandas;
- Várias telas de carregamento;
- Muitos elementos, que aumentam o tempo de exibição necessário.
Sempre utilize:
- Uma representação visual da sua marca, como uma logo ou seu nome;
- Um processo de carregamento simples, como no caso de uma imagem estática.
Agora que você já entendeu os elementos, está na hora de entender alguns pontos necessários na implantação de uma splash screen.
Dicas interessantes para a implantação de uma splash screen
É necessário entender mais a fundo a experiência de uma tela de carregamento, para entender como implementá-la da melhor forma. Portanto, vamos falar de alguns pontos que não podem ser ignorados no planejamento de uma splash screen para Android e iOS.
Tamanho de tela e resolução
A resolução de sua splash screen deve ser a melhor, sempre. Esse é um fator importante para todos os designs, e traz um impacto direto na experiência do usuário.
Existe um problema, porém: a resolução em dispositivos Android. Enquanto no iOS não existem muitas diferenças nas resoluções, o Android apresenta dispositivos dos mais variados tamanhos e qualidades.
A solução é a criação de uma tela de carregamento em pelo menos três resoluções: grande, média e pequena. Assim, elas podem se adaptar ao maior número possível de telas.
Não complique esta etapa
É interessante seguir algumas regras na construção de sua splash screen. De um lado, ela não deve ser simples demais, a ponto de não chamar a atenção dos usuários.
Por outro lado, ela não pode conter muitos elementos, para não confundi-los. Seja bem equilibrado, e escolha por algo que não seja nem exagerado, nem trivia.
Mostre o progresso de carregamento
Mesmo que você tenha escolhido uma imagem interessante para sua splash screen, ou possua um bom slogan, nada garante a satisfação dos usuários. É interessante acrescentar, também, o progresso de carregamento do aplicativo.
Quando as pessoas sabem quanto tempo o aplicativo demora para carregar, elas se sentem mais confortáveis. Além disso, uma barra de progresso mostra que o aplicativo está carregando sem problemas. Não teste a paciência de seus usuários.
Mostre o melhor da sua marca
Como já dissemos antes, a maioria das empresas mostra suas cores e logos na splash screen. Mas, muitas vezes, precisamos arriscar, ao invés de copiar apenas o que os outros fazem certo.
Aprenda com as empresas, adapte aquilo que está funcionando, e inove com ótimas ideias. Isso ajuda em todas as etapas do seu projeto digital.
Desenvolvimento de Aplicativos da Codificar
Se você deseja criar um aplicativo completo, e preparado para o mercado digital, podemos te ajudar. A Codificar trabalha com o desenvolvimento de aplicativos há mais de anos.
Com o expertise de sua fábrica de software e experiência de dezenas de projetos de sucesso, seguimos as melhores estratégias de desenvolvimento para entregar os melhores resultados.
Conheça mais do serviço de desenvolvimento de aplicativos da Codificar e comece agora seu projeto digital:
]]>