o que é streamer codificaro que é streamer codificar

O que é streamer? Conheça a profissão e como se tornar em 2023

Você já pensou em fazer uma transmissão ao vivo do que você gosta de fazer? Porque essa profissão existe e tem nome: streamer. O termo é usado principalmente no campo dos jogos, onde as partidas ao vivo – o famoso gameplay – são uma verdadeira febre.

No entanto, algumas pessoas acreditam que o streaming também pode fornecer conteúdo sobre tópicos como educação, literatura, filosofia e política.

Esta profissão tornou-se popular com outra profissão conhecida: youtuber. Muitos streamers também são do YouTube, o que acabou causando alguma confusão.

Mas basicamente, um youtuber é alguém que produz conteúdo para o YouTube, independentemente do nicho e do tamanho do canal.

Já os streamers são profissionais que utilizam ferramentas de streaming ao vivo (sejam elas quais forem) e trazem entretenimento e informações ao público em tempo real. Porque é o problema de usar o tempo real para estabelecer uma relação mais próxima entre o streamer e o público.

De onde vem a palavra stream?

A palavra stream em inglês significa fluxo ou corrente elétrica. O termo stream tornou-se sinônimo de transmissão.

É popularizado pela Netflix e nada mais é do que uma tecnologia de envio de informações multimídia por meio de transmissão de dados. Outro exemplo de streaming de mídia é o YouTube, que usa essa tecnologia para transmitir vídeos em tempo real.

Com o surgimento de plataformas abertas de streaming de mídia, seu uso se tornou comum entre os jovens.

O YouTube trouxe uma mensagem clara: transmita você mesmo. Em inglês, “transmita-se”. Em outras palavras, você pode se tornar a estrela, voz e rosto deste novo mundo. então é. Hoje, o YouTube é o segundo site mais visitado do planeta.

Costumava ser, incluindo torneios ao vivo e até jogos casuais. As notícias de e-sports cresceram exponencialmente na mesma taxa.

Além disso, há também uma plataforma de jogos bem conhecida, Steam, que possui jogos bem conhecidos, como “Dota 2” e “Counter-Strike”, e o número de pessoas online ao mesmo tempo ultrapassa 12 milhões. Com essas ferramentas, um novo tipo de criador de conteúdo ganhou poder, voz e relevância na Internet: aplicativos de streaming.

Divulgador de seu conteúdo profissional, ele falará abertamente sobre sua paixão e a compartilhará com o mundo. Com a demanda, torna-se fonte de trabalho, renda e status social.

Por que alguém se torna um streamer?

Neste momento, existem milhões de streamers em todo o mundo. Para cada um deles, há um motivo individual para o streaming. Um dos motivos mais comuns, porém, é que eles têm algo que adoram fazer (como jogar videogame) e desejam compartilhar esse amor com outras pessoas.

Nem todos os streamers que jogam videogame, por exemplo, são jogadores profissionais que podem ganhar competições.

Embora certamente haja muitos por aí assim, alguns jogadores simplesmente gostam de usar a plataforma para criar uma comunidade positiva e fazer amigos para a vida toda.

Além disso, existem jogadores profissionais que usam a plataforma para praticar esportes e competições. Alguns gostam tanto de um determinado jogo ou tópico que querem encontrar uma maneira de ganhar a vida com isso, então eles partem para o streaming.

Além disso, há ainda mais streamers que o fazem para abrir a porta de entrada para a carreira que sonham em um dia. Talvez eles queiram fazer seus próprios videogames ou ser um representante de relações públicas ou um comentarista de vários eventos de esportes ao vivo. Eles veem o streaming como uma forma de serem notados.

Qual é a diferença entre youtuber e streamer?

As plataformas mais comumente usadas por streamers de jogos são Twitch TV e YouTube. Todos os dias, cerca de 40 streamers brasileiros compartilham sua jogabilidade na Twitch TV. Você também pode transmitir via PlayStation 4 ou Xbox One.

Para essas duas últimas plataformas, um dispositivo de captura externo deve ser conectado à TV e ao computador. A diferença entre o YouTuber e o streaming de mídia é que o YouTuber fornece vídeos que são preparados, produzidos, concluídos e têm uma duração específica. O outro mostrava um produto ao vivo, mas interagia com o público em tempo real.

Mas o youtuber também pode ser streamer. Em outras palavras, as celebridades da Internet podem produzir conteúdo em tempo real e combiná-lo com vídeos gravados para conquistar espectadores de diferentes maneiras.

Quanto ganha um streamer?

A remuneração varia de acordo com a plataforma de transmissão ao vivo. Eles pagam com base no número de pessoas que assistem à transmissão ao vivo. O uso de publicidade também requer taxas adicionais.

Porém, para continuar a se desenvolver na área, é necessário fazer um pequeno investimento.

Recomenda-se usar um computador potente com processador semelhante ao Core i5 e pelo menos 8 GB de RAM.

Por serem sites americanos, eles são pagos em dólares americanos, o que atrai mais gente de países cujas moedas se desvalorizaram em relação ao dólar americano, como é o caso do Brasil.

A receita inicial por 1.000 visualizações está entre US $ 0,70 e US $ 1,40. No entanto, à medida que o número de visualizações aumenta e a rede de audiência começa a aumentar, a receita agora está entre US $ 1 e US $ 2,50.

Crie seu próprio aplicativo de stream como a Twitch

Agora que você sabe tudo sobre os aplicativos de streaming, e o que é stream, vamos falar sobre como entrar para o mercado. Tendo em vista o que já explicamos, você precisa do seguinte para começar a atuar:

  • Modelo de negócios que garanta lucro para seu investimento, possibilitando a disponibilização de novos conteúdos de forma regular;
  • Sistema de assinaturas capaz de satisfazer as necessidades de seu negócio e atende as expectativas de seus usuários;
  • Conteúdo de qualidade que supera as expectativas de seus assinantes;
  • Uma plataforma bem desenvolvida capaz de atender todas as necessidades de crescimento do negócios e garantir uma boa experiência de uso.

Sendo assim, para alcançar o sucesso é preciso investir nas melhores soluções. Se você precisa de uma plataforma completa, podemos te ajudar com a solução:

Plataforma de streaming da Codificar

Com mais de 10 anos de mercado, a Codificar trabalha com o desenvolvimento de softwares e aplicativos completos, e prontos para implementação.

Entre nossos produtos, temos a solução para os empreendedores que planejam se inserir no mundo dos aplicativos de streaming.

plataforma de streaming da Codificar é perfeita para a criação de um site e um aplicativos semelhantes a Netflix, capazes de superar a expectativa dos usuários.

Com todas as principais ferramentas, você consegue gerenciar seu próprio projeto, capaz de competir com outros aplicativos de streaming.