Plataformas de streaming: conheça as melhores e como criar uma em 2023

O Streaming é uma tecnologia que oferece a possibilidade de consumirmos filmes exclusivos, séries e músicas online e offline e de qualquer lugar.

Com o sucesso da Netflix, empresas dos mais variados perfils estão buscando entrar no mercado.

Neste artigo, saiba tudo sobre o modelo de negócios da Netflix, seus concorrentes e tudo o que você precisa saber para criar um aplicativo de streaming.

A Netflix é um sucesso mundial. Hoje em dia, para muitas pessoas, o aplicativo de streaming estão tomando o lugar da TV.

Até aqueles que nunca haviam se interessado por fazer uma assinatura na Netflix, viram-se atraídos pela proposta e até mesmo investir no mercado através do desenvolvimento de aplicativos.

Qual é o segredo da Netflix, dos seus concorrentes, e como criar uma plataforma para competir com elas?

A história da Netflix

A Netflix é líder mundial na indústria do entretenimento. Desde a sua formação em 1997, a Netflix revolucionou e mudou a indústria do entretenimento com a qualidade dos serviços que oferece aos seus clientes. 

Isso é feito por DVD pelo correio e também pela internet. A Netflix também conquistou a indústria de produção de TV e cinema desde sua entrada no setor em 2013.

O crescimento da empresa foi tão fenomenal que, no início de janeiro, ela já havia estabelecido operações em mais de 190 países, além de lançar mais de 120 filmes e séries originais da Netflix, muito mais do que seus concorrentes lançados no mesmo ano.

No quarto trimestre de 2017, a Netflix tinha mais de 109 milhões de usuários em todo o mundo que responderam pela maior parte de sua receita de 8,83 bilhões de dólares em 2016.

Os ativos da Netflix em 2016 valiam 13,6 bilhões de dólares com 3.500 funcionários servindo em suas filiais.

plataforma de streaming
plataforma de streaming

O que é streaming?

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é streaming. Streaming significa enviar e receber pacotes de dados em um fluxo contínuo pela rede. Ele permite que a reprodução do conteúdo comece enquanto o restante dos dados ainda está em trânsito. O streaming online é comumente usado para áudio, vídeo e jogos.

Por exemplo, assim que seu computador ou telefone receber os dados correspondentes ao início de um filme, você pode começar a assisti-lo. À medida que o filme continua sendo reproduzido, o restante dos dados é transmitido para o seu dispositivo.

Contanto que você tenha uma conexão confiável com a Internet, seu dispositivo pode reproduzir o filme inteiro sem interrupções. Sempre que você usou serviços de música como Spotify ou Apple Music, reprodutores de vídeo como YouTube ou Netflix, aplicativos como Twitch ou certos tipos de jogos, você viu o streaming em ação.

Streaming nada mais é que a transmissão contínua de arquivos de áudio ou vídeo de um servidor para um cliente. Em termos mais simples, streaming é o que acontece quando os consumidores assistem TV ou ouvem podcasts em dispositivos conectados à Internet.

Com o streaming, o arquivo de mídia reproduzido no dispositivo cliente é armazenado remotamente e é transmitido alguns segundos por vez pela Internet.

Como funciona o serviço de streaming?

Para que o streaming funcione, o conteúdo, como uma música, é dividido em pedaços menores ou pacotes de dados

Esses pacotes são enviados para o seu navegador, onde o reprodutor de áudio interpreta os dados como áudio. Seu navegador começará a tocar a música assim que receber pacotes suficientes.

Um reprodutor de áudio ou vídeo acumulará os próximos pacotes de dados em seu buffer. Quando sua conexão com a Internet é muito lenta, o player pode travar no buffer. 

Você pode ter que esperar vários segundos ou mesmo minutos antes que conteúdo suficiente seja acumulado no buffer para que a reprodução seja retomada.

Para que as empresas forneçam conteúdo para streaming , elas precisam de servidores ou plataformas em nuvem para armazenamento. Grandes empresas como a Netflix têm redes de entrega de conteúdo que mantêm o conteúdo mais popular em cache e perto de onde será transmitido.

plataforma de streaming

Qual é a diferença entre streaming e download?

O streaming é em tempo real e é mais eficiente do que baixar arquivos de mídia. Se um arquivo de vídeo for baixado, uma cópia de todo o arquivo será salva no disco rígido do dispositivo e o vídeo não poderá ser reproduzido até que o download do arquivo inteiro seja concluído.

Se for transmitido em vez disso, o navegador reproduz o vídeo sem realmente copiá-lo e salvá-lo. 

O vídeo carrega um pouco de cada vez, em vez de carregar o arquivo inteiro de uma vez, e as informações que o navegador carrega não são salvas localmente.

O streaming de vídeo é mais parecido com um stream ou um rio, pois os dados do vídeo fluem continuamente e rapidamente para o navegador do usuário.

streaming

Vantagens das Plataformas de Serviço de Streaming

Quando começamos a falar sobre Streaming, dissemos que o streaming de mídia nos permite consumir conteúdo em qualquer dispositivo conectado à Internet.

Portanto, esta é uma das maiores vantagens, mas não a única vantagem.

plataforma de streaming

Reduzir a pirataria

Nem todos os downloads são ilegais, mas alguns deles infringem direitos autorais e se configuram como cópias piratas.

Devido à integridade do equipamento garantida pela utilização de streaming e ao extenso catálogo de conteúdos, com a popularidade de plataformas como a Netflix, a pirataria diminuiu.

Afinal, oferece um grande número de títulos a baixo custo. Portanto, é melhor investir dinheiro em serviços de segurança do que realizar manutenções frequentes no equipamento.

Consumo on demand

Além de “qualquer lugar”, o streaming de mídia também se estende a “qualquer hora”. Basta conectar-se à rede com velocidade suficiente para aproveitar os benefícios.

Desta forma, seja no console, na TV ou no celular, o streaming de conteúdo pode ser usado para ouvir podcasts ou assistir séries durante a viagem.

Também nos permite transmitir e acessar conteúdo em tempo real em qualquer dispositivo conectado pela Internet sem fazer download.

Qualidade

A qualidade do conteúdo também é um fator relevante na redução dessa situação. Levando em consideração as telas cada vez mais potentes dos novos smartphones, pode-se concluir que os usuários têm maiores requisitos para os pixels disponíveis na tela.

A pirataria não pode garantir todas essas qualidades. Portanto, por isso, o streaming também ganha espaço entre os usuários. Fornecer serviços que melhoram a experiência do usuário é uma forma de fidelizar o cliente.

Essa estratégia está no cerne da compreensão do surgimento de muitas outras plataformas e da batalha pelo streaming, que será vista a seguir.

Não oferece riscos

A Internet não se tornou um campo minado até a estreia da banda larga no Brasil.

Baixar arquivos é, na verdade, sinônimo de infectar computadores com vários softwares mal-intencionados, incluindo cavalos de Tróia – também conhecidos como cavalos de Tróia.

Devido à tendência das leis de proteção de dados, a Internet tem se tornado um espaço cada vez mais seguro para os usuários, de modo que as plataformas de mídia podem garantir a navegação livre e a segurança das informações e equipamentos.

Portanto, é necessário o preenchimento dos dados financeiros no cadastro do usuário, e as informações não vazarão.

Plataformas de Streaming Grátis: conheça alguns aplicativos gratuitos

Os melhores tipos de aplicativo móvel de streaming gratis permitem que você assista a ótimos filmes e programas de TV – e não pague um único centavo a mais em assinaturas mensais.

Esses serviços gratuitos oferecem TV ao vivo e conteúdo sob demanda, principalmente títulos mais antigos e clássicos, mas também alguns sucessos mais recentes.

O espaço de streaming ficou muito lotado nos últimos dois anos, com o lançamento de vários novos serviços de streaming. Eles oferecem conteúdo diferente, mas todos têm uma coisa em comum: custam uma mensalidade.

O streaming mais do que provaram sua utilidade para entreter todos em casa. Mas inscrever-se para todos eles simplesmente não é financeiramente viável. É aí que entram os melhores serviços de streaming gratuito.

Eles podem fornecer horas de conteúdo sem nenhum custo. Você terá que assistir a anúncios, mas isso não é diferente do que você obtém por meio de um pacote de cabo caro. Novamente: eles são gratuitos!

streaming

Streaming em audio

O streaming de áudio, incluindo música e podcasts, tornou-se incrivelmente popular. O streaming de música permite que você toque toneladas de músicas de diferentes artistas, tudo sem precisar baixar um único arquivo .

Serviços como Spotify, Pandora e Apple Music fornecem milhões de faixas disponíveis para streaming com o toque de um botão. 

Em alguns, como o Pandora, você pode selecionar um gênero ou humor, e eles organizam listas de reprodução para você.

Outros, como o Spotify, tocam exatamente o que você seleciona – embora as listas de reprodução também sejam um componente importante da plataforma. A Apple Music oferece uma combinação das duas opções.

Streaming em vídeo

O vídeo foi o primeiro sucesso de streaming em massa, começando com serviços como o YouTube. 

Em vez de baixar grandes arquivos multimídia, o streaming de vídeo envolve compactar os dados em pequenos pacotes e enviá-los para o seu dispositivo, onde são descompactados e exibidos.

Durante uma sessão de streaming, o vídeo está constantemente sendo armazenado em buffer – enquanto você visualiza um pacote de dados, o próximo pacote é descompactado para que você possa ver todo o filme ou programa de TV sem interrupção.

Alguns dos serviços de streaming de vídeo mais populares hoje são YouTube (ainda!), NetflixHBO MaxAmazon PrimeHuluGloboPlay e Disney +.

As maiores concorrentes da Netflix

Após o sucesso da plataforma, os Netflix concorrentes se atualizaram e começaram a competir de vez.

À medida que os produtores pedem seus títulos originais e os migram para suas próprias plataformas, o catálogo de streaming tem se tornado cada vez mais exclusivo.

Atualmente, a Netflix tem uma participação de 20% no mercado de streaming norte-americano, o Amazon Prime Video tem 16% e o Hulu tem 13%.

Ainda assim, o serviço a ganhar mais espaço em 2020 é o HBO Max, cuja participação de mercado subiu de 3% para 12% em um ano, posicionando-se como a quarta plataforma de maior sucesso no país.

Veja os principais concorrentes da Netflix:

1. Amazon Prime Video

A amazon não é apenas um aplicativo de vendas. O serviço Prime Vídeo é o maior concorrente no Brasil e no mundo.

A plataforma, assim como a Netflix, investe em conteúdos autorais e possui séries, filmes e documentários licenciados de outras produtoras e estúdios de cinema.

Apesar de ter menos opções que a Netflix, o Prime Vídeo possui no seu catálogo possui grandes nomes, como: The Marvelous Mrs. Maisel, This is Us, American Gods, The Office, Two and a Half Men, Seinfield, Chaves e Mr. Robot. Além disso, há uma preocupação em manter a plataforma atualizada e repletas de novidades autorais.

2. HBO GO

HBO GO é a plataforma que conta com as produções da HBO. Seu catálogo possui mais de 2,5 mil títulos, incluindo séries, filmes, documentários e especiais.

Com uma assinatura mensal de R$ 34,90 e os primeiros 30 dias grátis, você tem é possível assistir em tablets, smartphones, Apple TV, Android TV e Xbox.

3. Globoplay

O serviço de streaming pertence a TV Globo e vem crescendo no Brasil. O streaming começou com a oferta da programação completa da emissora e hoje oferece mais de 500 títulos.

Dentre séries exclusivas e filmes, no Globoplay você encontra Ilha de Ferro, The Good Doctor e The Big Bang Theory e Tropa de Elite 2.

4. Telecine Play

Com o grande sucesso das Plataformas de streaming, os Canais de TV a cabo viram uma oportunidade de expansão. É o caso do Telecine Play também.

Seu catálogo de mais de 1,8 mil títulos, dos maiores estúdios de Hollywood ao melhor do conteúdo nacional, se destaca por tamanha variedade.

Semelhante ao Netflix, a plataforma é muito bem organizada e custa R$ 37,90 por mês. Porém, aos que já possuem a assinatura do canal não é necessário pagar a mais.

5. Apple TV

A Apple está apenas iniciando seus serviços, ao que parece ser uma construção devagar de um catálogo único e de qualidade. O seu catálogo é pequeno, porém exclusivo.

Atualmente a Apple TV+  custa certa de R$ 10,00  e uma assinatura dá direito ao compartilhamento da conta com até outras cinco pessoas (através do Compartilhamento Familiar).

Além disso, os usuários podem baixar episódios para assistir mais tarde, e todo o conteúdo está disponível em 4K com som em Dolby Atmos.

Aplicativo de Streaming grátis

Os serviços de streaming gratuito não foram feitos para competir com empresas como a Netflix. Eles não têm as últimas séries de TV, filmes de grande sucesso ou originais de alta qualidade. E tudo bem, pois, bem, eles são gratuitos.

Todos os melhores serviços de streaming gratuitos são suportados por anúncios. Eles exibem comerciais de 30 a 60 segundos.

Alguns serviços de streaming gratuitos oferecem canais ao vivo, outros oferecem conteúdo sob demanda. Alguns têm ambos. Por exemplo, o Peacock Free possui 13.000 horas de conteúdo extraído da coleção de marcas NBC Universal.

1. Pluto TV

Além das séries e filmes sob demanda na TV Pluto, você também pode assistir a canais de TV ao vivo gratuitos. Os serviços de IPTV e streaming de vídeo incluem conteúdo em português e estão disponíveis na web, Android, iOS e Roku, e não requerem uma conta de usuário.

Possui um extenso catálogo de conteúdo de vários gêneros, incluindo ação, comédia, drama, suspense, terror, jogos, esportes, música, culinária, viagens, vida selvagem, programas para a família e realidade. Site-Android, iPad, iPhone, Apple TV, aplicativos MAC.

2. VX

É uma plataforma de streaming com milhares de horas de conteúdo gratuito. Filmes completos, séries, shows e novelas. Entretenimento gratuito e seguro, você pode assistir sem se registrar.

Adequado para smartphones, computadores, smart TVs e dispositivos Roku, Fire TV, Android TV e Apple TV. Site-Android, iPad, iPhone, Apple TV, aplicativos MAC.

3. OpenPlex

OpenPlex é uma plataforma com vários links seguros onde você pode assistir filmes e séries de todas as mídias de streaming.

Esses links são atualizados diariamente para garantir que você esteja atualizado. Há uma opção para visualizar e baixar online.

4. Stremio

Stremio é um app com diversas opções de filmes e séries, que são atualizados todos os dias.

O aplicativo ainda oferece a opção de legenda em várias línguas. Ele também mostra trailers e a avaliação dos filmes no IMDB.

Melhores opções de plataforma de vídeo

Os vídeos são importantes não somente para entretenimento, como também para estratégias de marketing.

E essa tendência continuará no futuro também, considerando o grande volume de conteúdo sendo adicionado às plataformas de vídeo online todos os dias. Especialmente quando 71% dos espectadores dizem que assistem a mais vídeos do que há um ano atrás.

Pessoas e empresas produzem diariamente um volume muito grande de conteúdos em vídeo e esse conteúdo é disponibilizado em uma plataforma de vídeo.

Uma plataforma de vídeo faz parte de uma estratégia moderna de marketing de conteúdo. Você precisa ser capaz de enviar e compartilhar vídeos de alta qualidade com seu público de forma instantânea.

1. YouTube

O YouTube é hoje a plataforma de vídeo mais popular do mundo. Ele também é a segunda maior ferramenta de pesquisa na web, perdendo apenas para o Google.

É, de longe, o maior site de compartilhamento de vídeos da Internet. Com 1,9 bilhão de usuários logados ativos no site todos os meses, nada chega perto. Mas isso não significa que seja a melhor opção quando se trata de hospedar seus vídeos online.

O YouTube também conta com o AdSense, seu sistema de gerenciamento de anuncios, para monetizar os criadores de conteúdo e empresas que utilizam a plataforma.

2. Dailymotion

Lançado em 2005, o Dailymotion é uma plataforma de vídeo divertida e a segunda maior do mundo. De acordo com dados recentes, esta plataforma de vídeo tem cerca de 300 milhões de usuários mensais únicos.

O Dailymotion limita o upload diário de vídeo a 2 horas com um máximo de 96 permissões de upload de vídeo por dia.

O layout e o painel de navegação do site Dailymotion são muito semelhantes ao YouTube, o que o torna um dos melhores sites de streaming de vídeo como o YouTube.

O Dailymotion fornece recursos semelhantes em comparação com outros sites de vídeo como o YouTube, onde os usuários podem assistir e fazer upload de vídeos. Ele oferece um recurso de restrição de idade que protege as crianças de conteúdo sensível.

3. Vimeo

Uma das plataformas mais antigas, até mesmo que o YouTube, o Vimeo oferece a possibilidade de criação de vídeos e compartilhamento em sua versão gratúita.

Ao contrário do YouTube, o Vimeo  é um pacote de hospedagem/colaboração de vídeos voltado para profissionais.

Embora o Vimeo tenha uma seção para assistir a vídeos, com curadoria de humanos, não de algoritmos, há um público específico. O Vimeo é a plataforma ideal para profissionais de criação, portanto, apenas certos tipos de vídeos tendem a se sair bem:

  • Curtas-metragens originais.
  • Animações originais.
  • Vídeos de música independentes.
  • Vídeos de esportes radicais ao ar livre/natureza.

Se seus vídeos estiverem fora dessas categorias, você provavelmente terá dificuldade em atrair um público no Vimeo.

Como criar um aplicativo de streaming

Agora que você sabe tudo sobre as plataformas de streaming vamos falar sobre como entrar para o mercado e criar serviço streaming. Você pode criar um aplicativo através de uma fábrica de aplicativos de forma gratuita, mas com recursos limitados,

Tendo em vista o que já explicamos, você precisa do seguinte para começar a atuar:

  • Modelo de negócios: que garanta lucro para seu investimento, possibilitando a disponibilização de novos conteúdos de forma regular;
  • Sistema de assinaturas: capaz de satisfazer as necessidades de seu negócio e atende as expectativas de seus usuários;
  • Conteúdo de qualidade: que supera as expectativas de seus assinantes;
  • Uma plataforma bem desenvolvida: desenvolvimento de aplicativos é essencial para um serviço completo. Uma empresa de software tem potencial para atender todas as necessidades de crescimento do negócios e garantir uma boa experiência de uso.

Sendo assim, para alcançar o sucesso é preciso investir nas melhores soluções. Se você precisa de uma plataforma completa, podemos te ajudar com a solução:

concorrentes da netflix

Quanto custa desenvolver um aplicativo de streaming?

Como pode perceber, o desenvolvimento de um Netflix Clone pode utilizar bastante tempo e recursos.

Mas o custo final do produto pode variar, dependendo das ferramentas que serão implementadas.

Sabemos que os gastos iniciais com o design e a plataforma serão recompensados, através de uma estratégia de marketing eficiente.

Se você pretende investir de modo correto na criação de um software sob demanda, você deve encontrar uma fábrica de software que desenvolva suas ideias de acordo com suas necessidades e desejos.

Deste modo, a Codificar está à disposição, para levar seu negócio ao próximo nível.

Como ter sucesso desenvolvendo um app de streaming?

Após saber como criar uma plataforma de streaming, é necessário entender que iniciar um aplicativo de streaming não garante sucesso imediato.

Os investidores devem entender que levará algum tempo para que os usuários comecem a acreditar em seus sistemas, por exemplo, a Netflix foi fundada em 1997.

Isso mostra que o crescimento é gradual e a probabilidade de sucesso é maior.

Os aplicativos do tipo Netflix não são necessariamente concorrentes dos sistemas existentes.

Como empresário, você pode excluir alguns recursos dos existentes, obter ideias de estoque e usá-los em uma plataforma de streaming como o Netflix.

plataformas de streaming

1. Aprenda sobre monetização

A monetização da plataforma de vídeo usa um modelo de assinatura. Por exemplo, você pode cobrar mensalmente, semestralmente ou anualmente. Você pode ter monetização das seguintes formas:

  • Criação de planos para usuários;
  • Pagamentos repetitivos e automáticos;
  • Versão para teste grátis;
  • Atualizações e descontos automáticos;
  • Anúncios em vídeo.

2. Separe despesas para o marketing

Entenda que, para os empreendedores, o marketing pode ser sua salvação ou sua morte.

Campanhas de marketing são uma ótima maneira de expandir seus negócios, mas isso não significa que você gaste muito dinheiro sem primeiro explicar o modelo de negócios do aplicativo Netflix.

Você deve compreender o valor útil dos clientes de vários veículos.

Isso o ajudará a determinar quantos clientes você pode obter de cada cliente.

3. Aposte em um bom design

Aplicativos incompreensíveis reduzem a chance de os clientes continuarem a usá-los. Portanto, o design simples é muito importante em aplicativos Netflix.

Isso permite que os clientes recebam informações importantes imediatamente e considerem o aplicativo o local ideal. Ao desenvolver um aplicativo, a experiência do usuário é crítica.

4. Tenha uma boa plataforma

Você precisa de uma plataforma completa e eficiente para atrair o máximo de público possível.

Nesse sentido, é muito importante considerar o desenvolvimento de aplicativos do tipo netflix para sistemas iOS e Android.

Se você deseja atrair o maior número possível de usuários, deve considerar o desenvolvimento de software para os dois sistemas conforme necessário.

Crie sua própria Plataforma de Streaming

O streaming é uma nova forma de acessar e consumir conteúdo sob demanda.

Qualquer dispositivo conectado à Internet é suficiente para acessar as mais diversas plataformas e desfrutar de obras de alta qualidade e gostos diversos, proporcionando aos usuários diversos benefícios, como segurança e comodidade.

A Plataforma de Streaming da Codificar é perfeita para você que deseja ter um produto de sucesso como a Netflix.

Crie um catálogo de vídeos perfeito para atrair novos clientes e crescer no mundo digital. Seja um grande investidor com a Plataforma de Streaming da Codificar.

Preencha o formulário e saiba mais sobre o mercado de streaming e como você pode iniciar a sua plataforma agora mesmo.