Novo Windows 11 disponível para 2021

Segundo as novas direitas do Microsoft, a atualização do software, o novo Windows 11 chegará aos computadores no final de 2021. 

Há algumas mudanças, como o menu inicial centralizado na tela, uma nova paleta de cores e outras opções de gestão de janelas que se poderiam adaptar a muitos desenhos. Serão somados os aplicativos de Android correndo em forma nativa, o ditado por voz com marcas de pontuação, a integração de temas e mais. 

A companhia diz que o Windows 11 será uma atualização de graça para os usuários do Windows 10 e que já estará instalado nos computadores novos em 2022.

Para poder ter o novo windows, se deverá ter um processador a 1 GHz com 2 núcleos ou mais. 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. E uma tela de 9 polegadas ou mais (se se tratar de um dispositivo portátil) com resolução mínima de 720p. Tambem, um chip gráfico compatível com DirectX 12.

Para ter certeza se o computador conta com o hardware necessário para o novo Windows, se criou um aplicativo o “Windows PC Health Check” para facilitar a avaliação.

Enquanto o Windows 10, este vai deixar de ter suporte em Outubro de 2025, dez anos depois do seu lançamento. Já que nasceu em 29 de julho de 2015.

Segundo o diretor executivo da companhia Satya Nadella, que falou no “Keynote” de Build 2021, trata-se de “Uma das atualizações mais significativas da última década”. E vai se focar nas oportunidades de monetização para os desenvolvedores que serão oferecidos pelo software.

O novo sistema se parece muito com o Windows 10 X, um projeto que a Microsoft abandonou pelo Windows 11. No centro se encontra a barra de tarefas, que recopila todos os ícones e lhe dá um novo botão para o menu Iniciar.

Trata-se de um desenho mais minimalista. A barra de inicialização é agora um esquema de iconos com a opção de “arquivos recentes” e uma função para “desligar o dispositivo”.

Tem novas janelas arredondadas, não há arestas pontiagudas. Além disso, a nova versão pode ajustar automaticamente as janelas na tela em dois, três e até quatro aplicativos. Com uma variação nos wallpapers, e com opções para ativar o escritório em modo escuro. E claro, um novo som de Iniciar!

Para os gamers também há um pequeno presente, agora Windows 11 incorporará a função de Auto HDR nas séries X e S de Xbox. Segundo a Microsoft, mais de 1.000 jogos, incluindo Rocket League e Doom 64, vão suportar a caraterística em telas HDR. Do mesmo modo, a tecnologia do armazenamento direto das novas consolas Xbox também se dirige a Windows.

Isto aumentará drasticamente a velocidade de armazenamento, o que, com sorte, vai fazer com que os tempos de carregamento sejam bem rápidos. Isto tambem terá impato no usso dos sites de apostas (como a famossa empresa Betano), plataformas de streaming e jogos virtuais.