Entenda mais sobre o conceito de Screencast

O conceito do screencast é muito utilizado em vídeos pelo Brasil e pelo mundo, talvez você já tenha visto algum vídeo nesse estilo mas não sabia que se tratava desse conceito de gravação. 

Não é novidade para ninguém que os vídeos são formatos de conteúdos muito consumidos por todo o mundo, são milhares de usuários presentes em redes sociais que possuem esse formato de conteúdo e amam consumi-lo.

Muitas plataformas que antes só trabalhavam com textos, começaram a incluir os conteúdos em formato de vídeos justamente por saberem o tamanho da influência que eles começaram a ter no meio dos usuários.

Hoje, até mesmo uma fábrica de porta de aço de enrolar conta com vídeos explicativos para treinar seus funcionários e até mesmo para deixar seus clientes cientes sobre como funciona o serviço ou produto oferecido. 

Os vídeos são formatos de conteúdos que agradam à maioria do público, pois são estilos de conteúdos dinâmicos e até mesmo divertidos, que prende a atenção do usuário no que está sendo dito e mostrado. 

Esse formato de conteúdo gera mais intimidade entre quem produz e quem consome, pois muitas vezes, assistir um vídeo dá a impressão de que estamos conversando com aquela pessoa na tela e aprendendo algo novo. 

Com o passar do tempo, os vídeos foram usados tanto nas redes sociais quanto dentro das empresas, para ensinar algo, para conversar com alguém ou até mesmo para vender algo através de um vídeo promocional.

Se uma empresa de CFTV para condomínio já fazia sucesso antes dos vídeos devido a sua qualidade, com a chegada dos formatos audiovisuais, seus resultados dispararam com essa inovação que mudou completamente o mercado. 

E com o passar do tempo, novas técnicas foram desenvolvidas para aprimorar as produções audiovisuais, e uma delas é justamente a screencast, que é muito usada em cursos online e até mesmo em reuniões executivas. 

Hoje, você irá conhecer esse conceito a fundo, assim como os seus benefícios, entendendo como ele funciona e aprendendo a aplicá-los nas melhores situações do cotidiano, deixando seus vídeos ainda melhores. 

Screencast: Conceito e funcionalidade 

O screencast é um conceito que se caracteriza pelo processo de gravação da tela, onde é possível ver o que a pessoa faz na tela de um computador e ao mesmo tempo acompanhar a sua explicação de fundo.

Isso acontece bastante em reuniões entre uma empresa de telha cerâmica americana mesclada e seus clientes, por exemplo, onde o profissional mostra sua tela com os produtos e processos da marca. 

O ato de compartilhar ou gravar a tela se tornou muito comum, principalmente após a pandemia, onde as reuniões e encontros começaram a ser onlines, seja os de trabalho ou até mesmo os de estudo. 

Gravar a tela faz com que a pessoa que assiste o vídeo final possa entender melhor o que fazer ou até mesmo entender melhor sobre como funciona um produto ou serviço oferecido pela marca em questão. 

Por exemplo, imagine que você esteja assistindo um vídeo ensinando como editar uma foto pelo computador, ver o que a própria pessoa faz e seu computador te ajuda muito mais do que apenas ouvir as direções dela. 

Existem informações que conseguimos entender sem que seja necessário um vídeo nesse formato, como é o caso de pesquisar sobre o custo de elevador para cadeirante, encontramos essa informação em poucos segundos e sem que seja preciso um vídeo para isso. 

Entretanto, existem outros tipos de conteúdos que pensam de um vídeo para explicar melhor sobre o processo, é o caso dos cursos onlines, por exemplo, que muitas vezes usam essa técnica para construir uma aula mais didática para seus alunos.

A técnica não é difícil de fazer, existem muitos aparelhos de celular e computador que já vem de fábrica com a ferramenta de gravação de tela, mas caso o seu não tenha, existem diversos aplicativos gratuitos que podem ser instalados no aparelho. 

Os vídeos em screencast possuem uma maior taxa de retenção de usuários no vídeo justamente por ser um estilo de gravação diferente, onde a proposta do vídeo é o conteúdo ensinado e não a pessoa que ensina. 

É possível encontrar esse estilo de gravação tanto no treinamento de uma empresa de plantas ornamentais ou até mesmo na aula de um curso sobre redes sociais e marketing digital. 

Sendo assim, agora você já deve se lembrar de algum vídeo que viu na vida seguindo este conceito, mas só não sabia que se tratava deste nome. Ele é mais presente do que podemos imaginar no universo das produções. 

Benefícios do screencast

Muitas pessoas se questionam sobre os benefícios que esse conceito traz para a rotina de quem trabalha diretamente com gravações, por isso, selecionamos alguns dos principais para te mostrar a eficiência do screencast. Confira: 

Baixo investimento

Sabemos bem que tem o seu próprio negócio ou está começando a criá-lo não possui muito dinheiro para investir em produções de primeira linha, por isso, o screencast é uma ótima opção para quem deseja produzir vídeos de qualidade sem precisar gastar muito. 

Assim como se encontra uma portaria virtual valores que cabe no seu bolso, esse conceito surgiu para facilitar a vida de quem deseja começar a trabalhar com audiovisual ou implementar esse conceito em seu negócio. 

Você precisa apenas de um computador ou celular para fazer a gravação da tela e fazer um outro take gravando o seu rosto, caso você queira aparecer também, e pronto, já tem tudo o que precisa para fazer um ótimo vídeo.

Fácil de gravar

Quem já gravou algum tipo de vídeo sabe bem que é um processo longo e bem cansativo, muitas vezes é preciso se preocupar com o cenário, com o áudio, com o posicionamento da câmera, com a iluminação e diversas outras coisas.

Já o screencast traz muita facilidade no processo de gravação, isso porque, ele fica apenas na gravação da sua tela, então é bem mais difícil ocorrer algum problema ou imprevisto que possa colocar toda a gravação em risco.

Seja para gravar o processo de fabricação das barras e perfis de alumínio da sua marca ou até mesmo a maneira de como entrar no sistema da sua empresa, você consegue gravar tudo isso em poucos minutos e de onde estiver. 

Otimiza processos

Por fim, mas não menos importante, o conceito ainda permite otimizar processos, ou seja, fazer duas coisas ao mesmo tempo. Enquanto você resolve algo, pode usar isso para gravar algo que será postado nas suas redes sociais. 

Por exemplo, se um design deseja gravar o processo de criação da logo de uma empresa para mostrar aos seus alunos particulares, ele consegue criar a logo enquanto grava para eles ao mesmo tempo, ou seja, faz duas coisas em simultâneo.

Isso traz otimização para os processos do profissional, o que deixa sua rotina ainda mais organizada e leve, garantindo materiais de qualidade para o seu público e produções dinâmicas que podem servir por muito tempo. 

Saiba como e onde usar o screencast

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre onde, quando e como usar essa técnica, e é importante entender que ela pode se adaptar aos mais diversos tipos de negócios, afinal de contas, todo negócio pode gravar vídeos sobre algo relacionado ao que oferece. 

Assim como uma pessoa que produz conteúdo simplesmente por gostar do que faz, também pode usar a técnica em seu favor junto a uma boa automação residencial áudio e vídeo para deixar a qualidade final do material bem melhor. 

Por isso, entender que o conceito pode ser usado a qualquer momento e por segmentos e pessoas diferentes já é o primeiro passo para aplicá-lo de maneira efetiva no seu vídeo. Alguns dos melhores cenários são:

  • Tutoriais;
  • Aulas de curso online;
  • Treinamentos;
  • Vídeos de introdução e implementação;
  • Demonstração de produtos e serviços;
  • Chamadas de divulgação;
  • Entre outros.

São inúmeras as ideias e cenários onde você pode aplicar esse conceito, o importante é entender o que seu público precisa e como essa técnica pode ajudá-los a esclarecer uma dúvida ou resolver um problema.

Hoje, a maioria das redes sociais possuem vídeos em seu catálogo de conteúdo, sendo assim, você pode publicar seus vídeos em screencast em diversas plataformas para atrair ainda mais pessoas.  

Dessa maneira, você verá como essa técnica tem muito a oferecer para a sua empresa ou para o seu perfil nas redes sociais, trazendo inovação para os seus conteúdos, mais comunicação com o seu público e facilidade na sua rotina de produção como um todo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.