Desenvolvimento de Software e o Modelo de Negócio SaaS

Desenvolvimento de Software – SaaS

SaaS é uma forma diferenciada de desenvolvimento de Software, uma vez que trata-se de disponibilizar soluções de tecnologia em forma de serviços.
O SaaS é um modelo revolucionário no desenvolvimento de software, sendo uma revolução do modelo de negócios de distribuição de software através de serviços e assinaturas.
Sendo assim, as empresas parceiras não adquirem softwares por demanda. Uma vez que os clientes podem simplesmente acessar o serviço mediante período determinado pelo contrato. Ao passo que o cliente tem acesso ao serviço via aplicativo ou web.

SaaS é um fornecimento de infraestrutura

O desenvolvimento de software dentro do modelo SaaS é uma forma de fornecer infraestrutura para as empresas contratantes. Bem como servidores, onde o usuário paga pelo fornecimento do serviço.
Software as a Service é uma solução tecnológica, através de parcerias, onde a empresa não instala ou atualiza hardwares ou softwares. Por isso o SaaS é uma nova maneira de desenvolvimento de software.
O SaaS também desenvolvem aplicativos, chamados de desenvolvimento de software hospedado. Trata-se de executar os softwares nos servidores da empresa provedora. Ao passo que cabe a essa empresa responsável pelo desenvolvimento de software a gestão da estrutura, conectividade, bem como segurança de dados para esse serviço.

Quais são os benefícios do SaaS?

O desenvolvimento de software visando prover outras empresas é uma forma vantajosa para as empresas que têm o SaaS como modelo de negócio.
Sendo uma forma de integração simplificada e uma tendência de mercado. Visto que o SaaS é uma vantagem para a empresa de desenvolvimento de software e para a empresa que contrata esse serviço.

Custos iniciais reduzidos

Para uma empresa de desenvolvimento de software atuar no modelo SaaS é vantajoso porque não há custos elevados para entrar nessa atividade.
Para o cliente que adquire esse modelo de negócios, é muito benéfico usufruir da sofisticação desse modelo de software, bem como das funções e configurações. Assim sendo, sem ter a preocupação com encargos regulares, bem como taxas de licença.
Isso porque no desenvolvimento de software oferecido no modelo SaaS o software é entregue instalado e configurado.

Cloud – O armazenamento em nuvem

O modelo de negócios SaaS disponibiliza acesso aos usuários através de qualquer dispositivo, uma vez que o armazenamento de dados é feita via sistema Cloud.

Upgrade

Os upgrades são gerenciados pela empresa de desenvolvimento de software, que é responsável pelo provedor. Sendo assim, as plataformas SaaS são benéficas para o cliente contratante, uma vez que não é necessário adicionar software, hardware ou estrutura de banda larga, conforme cresce seu volume de usuários.

Integração simplificada

Os sistemas SaaS possibilitam a integração de acordo a necessidade do negócio. Sendo assim, é uma opção muito melhor do que investir no próprio desenvolvimento de software.

APIs

As empresas de desenvolvimento de softwares fornecem APIs, que são Interfaces de Programação de Aplicativo. Ao passo que os APIs possibilitam integrar a demanda atual aos aplicativos existentes.

Métricas

O SaaS é um modelo de negócios, sendo diferentes de um tipo de desenvolvimento de software tradicional. Sendo assim é possível adotar as métricas fornecidas para acompanhar os resultados do negócio.
Assim sendo, o SaaS fornece recursos de gestão, através de monitoramente da utilização do serviço.

Ferramenta de Marketing

Por ser um diferencial no serviço de software, o SaaS é uma ferramenta no plano de marketing de uma empresa. Uma vez que as métricas são fontes de informações importantes para as estratégias do setor.

Principais modelos de vendas através do SaaS:

Alguns modelos de atuação são possíveis para as empresas que optam pelo SaaS, ao invés de fazer uso de um desenvolvimento de software interno.
Freemium – A empresa disponibiliza ao usuário uma versão gratuita do seu produto. No entanto, há uma limitação, sendo uma forma de atrair os clientes para conhecer o serviço oferecido.
Autoatendimento – O usuário escolhe o serviço e o plano sem precisar falar com um representante.
Inside ou Field Sales – O lead entra em contato com a empresa, ou a empresa se aproxima desse cliente em potencial para oferecer um plano adequado à sua necessidade.

Várias empresas no modelo SaaS

Muitas empresas de diversos segmentos estão aderindo ao SaaS. Uma vez que é um modelo atrativo, visto que não é necessário investir altos valores em um desenvolvimento de software tradicional. Ao passo que não há preocupação com expansão de infraestrutura quanto ao crescimento do negócio.

Sistemas ERP’s

As empresas ERPs funcionam muito bem no modelo SaaS. Uma vez que por não precisarem de programação prévia no desenvolvimento de software podem criar outros subsistemas rapidamente.

Big Data

Grandes empresas que prestam serviços de armazenamento de dados fazem uso do SaaS em grande parte do seus produtos. Uma vez que a expansão da empresa fica independente do desenvolvimento de software.

SaaS no Elearning e Jogos

Empresas que prestam serviços na modalidade EAD aderem o modelo SaaS pela facilidade agregar alunos sem gerar infraestrutura interna para comportar essa nova demanda. Bem como ocorre no mundo dos jogos online, onde há mensalidades para os jogadores.

Aplicativos e o SaaS

Criar aplicativos para uma empresa é um grande diferencial, uma vez que sabemos a aderência do público aos dispositivos móveis. Sendo assim, grandes empresas com muitos usuários estão aderindo ao modelo de negócios SaaS.
Isso porque investir em desenvolvimento de software toda vez que a base de clientes aumenta é um alternativa inviável.

Peça de uma engrenagem dinâmica

O modelo de negócios SaaS é como uma peça de uma máquina no desenvolvimento de software. Uma vez que permite que uma empresa cresça sem o custo de toda a manutenção de um desenvolvimento de software com base interna.
Sendo assim, o SaaS é uma modernização de toda a plataforma que tange ao setor de desenvolvimento de software. Sendo também uma tendência de mercado.
Esse é o futuro do setor de desenvolvimento de software, otimizar as plataformas para melhorar a viabilidade dos negócios. Entretanto, sem deixar de oferecer a melhor experiência ao usuário final.

Quer a melhor plataforma de desenvolvimento de software na sua empresa? Fale com a Codificar!

Nós da Codificar temos vários apps já prontos, que serão apenas ajustados e personalizados ao seu negócio. Com isso, você diminuirá ainda mais o preço e tempo do desenvolvimento do aplicativo.
Aparecer no mercado digital cria muito mais oportunidades de investimento, e opções ilimitadas de empreendimento. Independentemente de sua ideia, nós podemos ajudar você a começar um aplicativo.

A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 12 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas white label.

Para saber mais sobre nossos produtos, preencha o formulário abaixo: