Criar aplicativo: como deve ser feito o planejamento do seu app
A criação de aplicativos fornece uma maneira eficaz de otimizar os processos da empresa, atender aos clientes com mais confiança e organizar seu trabalho diário.
No entanto, desde o planejamento até o lançamento, muito tempo é gasto na criação do aplicativo e na preparação para usá-lo, e estimar a quantidade real de tempo gasto na criação do aplicativo é fundamental para um bom gerenciamento. Já se perguntou quanto tempo leva para criar um aplicativo?
As soluções B2B (business-to-business) e B2E (business-to-employee) podem dar ao seu negócio uma vantagem competitiva, porque agora até 55% dos funcionários usam conteúdo móvel no trabalho, reduzindo as oportunidades de aumentar a produtividade e fortalecer a marca operacional os custos são a razão mais encorajadora para o investimento empresarial.
Quer saber quanto tempo leva para uma ideia se tornar realidade desde o início? Saiba quanto tempo leva e como acelerar o desenvolvimento de aplicativos.
Sumário
Planeje o seu aplicativo
Após descobrir como criar um aplicativo, você deve planejar os passos para a criação do software. O planejamento de seu aplicativo é provavelmente a coisa mais importante de todo o processo.
Conhecer todos os elementos que compõem o seu projeto e para que tipo de usuário você se destina será o fator decisivo para o sucesso da solução. Procure integrar suas equipes de vendas, design e desenvolvimento de app nos estágios iniciais de planejamento para que possam definir coletivamente o escopo do projeto para criar aplicativos.
Confira a maneira mais inteligente de tirar sua ideia do papel e não descarta o uso de uma plataforma de desenvolvimento ou uma fábrica de aplicativos, que pode agilizar sua publicação. Compare retornos e previsões de investimento e, em seguida, escolha entre criar aplicativos do zero ou escolher outras tecnologias.
Interface, lógica e integração
Desde os estágios iniciais de desenvolvimento até o lançamento, um aplicativo leva aproximadamente 18 semanas para ser concluído. O tempo necessário para fazer isso é semelhante no Android ou iOS.
Abandone as variáveis que podem tornar seu projeto mais ou menos complicado do back-end para a interface, você deve considerar um aplicativo completo em algumas etapas. Estima-se que o desenvolvimento de wireframes, modelos de interface e cada tela que compõe o software leve até oito semanas.
Quando tudo está perfeito e seu front end atende às especificações de planejamento, a equipe responsável pelo código deve ter estabelecido a lógica por trás dele.
Integrar esses dois aspectos é o próximo desafio, que levará cerca de dez semanas. Na segunda etapa, são realizados testes para garantir a funcionalidade da ferramenta. Dezoito semanas depois, uma equipe bem integrada deve estar pronta para lançar uma nova solução.
Conheça o público
A ponta de ouro para qualquer manipulação digital. Seu público-alvo são pessoas com características comuns (como idade, sexo, renda ou cargo) que usarão seu aplicativo. Também pode ser que seu aplicativo seja direcionado à empresa de software como ferramenta de trabalho ou facilitador de processos.
Nesse caso, é importante manter bem claras as características do segmento de mercado. Rastrear seu público permite que você tenha um idioma melhor, uma interface mais adequada e até mesmo recursos específicos que atendam às necessidades desse público.
Para facilitar todo o processo, é comum criar um personagem, o que me permite entender de forma mais objetiva para quem estou criando meu aplicativo.
Entenda o mercado
Use um aplicativo semelhante ao seu aplicativo, que o ajudará a entender o mercado que deseja entrar e destacar o diferencial de seu aplicativo. O que eles têm em comum? O que você pode melhorar? O que você não precisa?
As respostas a essas perguntas podem melhorar muito suas próprias perguntas. É importante não apenas tratar essa visualização como a proprietária ou desenvolvedora de suas ideias, mas também entender como seu público vê e usa esses aplicativos.
Dependendo da escala de seu projeto, você pode realizar pesquisas de mercado sobre seu próprio público-alvo neste momento.
Contrate uma equipe
Agora você tem uma boa base para começar a desenvolver seu projeto. É aí que surge a grande questão: contratar uma empresa de criação de aplicativos ou criá-la na minha equipe?
Em qualquer caso, muitos fatores devem ser considerados ao tomar essa decisão. Você tem uma equipe dedicada para este desenvolvimento? Sua equipe pode criar este aplicativo no prazo necessário?
Você tem os recursos necessários para este desenvolvimento? Seja contratando uma agência ou equipe própria, busque sempre os melhores resultados: aplicações rápidas, bom desempenho e experiência do usuário como central, além de boa hospedagem e suporte técnico.
Conclusão
Planejar um aplicativo pode ser um projeto enorme, mas lembre-se de que ele não precisa fornecer todos os recursos que você imaginou no início.
É comum criar um protótipo mínimo viável (MVP). Por fim, antes de investir pesadamente em uma plataforma complexa, recomendamos que você desenvolva uma versão simplificada do projeto que contenha todas as rotinas necessárias ao desempenho de suas funções.
Pense nisso como o segundo estágio do teste, e o feedback do usuário é muito importante para novas atualizações e recursos do seu aplicativo.
Desenvolva seu aplicativo com a Codificar
Antes de começar a pensar em como criar um aplicativo, é importante saber tudo o que você precisa para iniciar no mercado de aplicativos.
A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 12 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas white label.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo, com certeza teremos algo especial para o seu projeto!