como funciona uma franquia

Como funciona uma franquia e como começar uma

A expansão do mercado de franquias brasileiro resultou em uma série de fatores e na atuação de diversos participantes nos últimos três anos.

Sem dúvida, esse roteiro de sucesso não teria alcançado o mesmo desenvolvimento sem a atuação de um dos principais protagonistas da Associação Brasileira de Franquias (ABF).

Você sabe como funciona uma franquia? Quer saber como investir em uma e construir um negócio de sucesso? Continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto.

O que é franquia?

O negócio de franquia pode ser marca, serviço, produto ou mesmo conceito. O franchising abrange diversos segmentos de mercado e tem como principal característica a uniformização de processos e produtos. Um exemplo que você pode ter visto, ou nem mesmo percebido, é uma loja de shopping center.

Você já percebeu que a maioria deles pode ser encontrada em outros shoppings e até mesmo em cidades? Bem, a franquia está aqui novamente.

A franquia nada mais é do que uma estratégia de expansão de negócios, vendendo direitos de uso de marcas, direitos de patentes, infraestrutura, know-how e direitos de distribuição.

Trata-se de um acordo comercial em que a rede de franqueadores cede ao franqueado uma parte do seu negócio (direito de franquia). O modelo também pode ser classificado como um clone comercial.

Como funciona uma franquia?

O franqueado tem acesso a todos os processos utilizados pelo franqueador para alcançar o sucesso hoje. A partir daí, o franqueado deve cumprir todas as orientações, sinalizações, padronização de comunicação e todas as demais informações exigidas pelo franqueado. razão?

O cliente deve ter a mesma experiência em qualquer unidade da rede de franquias.

Para obter as informações do negócio e tudo o que o franqueador deve fornecer, o franqueador pagará uma mensalidade, ou seja, royalties.

O franqueado é responsável por cumprir todas as orientações, sinalizações e padronização de comunicação do franqueado. Prestar suporte contínuo aos seus parceiros de negócios é uma das atribuições do franqueador.

Vale a pena abrir uma franquia?

Ousar arriscar e abrir um negócio faz parte dos sonhos da maioria das pessoas. Na verdade, ter uma franquia é muito benéfico. Veja quais são os próximos.

Suporte ao franqueado

A franquia é um modelo de negócio pronto que pode garantir a padronização dos serviços. O franqueador oferece treinamento e ensina-o a trabalhar. Ele também fornece todo o suporte necessário para pesquisa de mercado e implementação de negócios.

Maior segurança

Os franqueados não precisam testar produtos, nem mesmo analisar com qual marca estão trabalhando. Tudo isso foi estabelecido pelo franqueador. Ao adotar sua metodologia, você pode tirar proveito de sua vantagem competitiva no mercado.

Reduzir o investimento

Como já mencionamos, o franchising já goza de boa reputação no mercado. Portanto, o investimento publicitário não precisa ser tão intenso quanto quem lança novas marcas no mercado.

Lucro mais rápido

As pessoas verão facilmente a marca e identificarão os padrões de serviço. Portanto, a tendência é que a franquia inicial venda mais do que o negócio do zero e, portanto, seja mais lucrativa.

Como escolher uma franquia

como funciona uma franquiaComo você pode ver, existem várias vantagens e desafios em abrir uma franquia e possuir um negócio. Para encontrar a melhor opção para você, é necessário analisar seu perfil de investimento.

Além disso, para quem está começando e não tem muito dinheiro, é uma boa opção buscar oportunidades com menor investimento inicial. Lembre-se de que o plano o ajudará a alcançar o sucesso que deseja no mercado.

Conclusão

A melhor maneira de saber se uma franquia vale a pena é pesquisando opções e sabendo como funciona uma franquia.

Os diferentes custos iniciais e a lógica por trás deles, os royalties exigidos, os custos operacionais, a estratégia da marca, sua localização geográfica – conhecer esses fatores-chave determinará sua probabilidade de sucesso.

Este é um ótimo recurso para descobrir as informações necessárias que discutimos até agora e será uma ferramenta para você enquanto procura a oportunidade de franquia certa para você.

As plataformas digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, fazendo com que o mercado de aplicativos cresça sem parar, ano após ano. E as expectativas apontam que o setor chegará a movimentar cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até 2021.

Em suma, invista em algo relacionado ao mercado digital. Empresas como a Codificar estão em alta, e prometem permanecer por muito tempo.

Conheça a primeira franquia de Aplicativos do Brasil. Fale conosco agora mesmo preenchendo o formulário abaixo: