Como criar um aplicativo de planejamento de eventos?
As pessoas gostam de sair e se divertir. Estando cada vez mais adeptas ao uso da internet e seus smartphones, elas acabam procurando na web os eventos que podem estar acontecendo à sua volta. É assim que aplicativos e sites como o Sympla conseguem sucesso e um grande número de usuários
Vamos falar um pouco sobre como criar uma plataforma de planejamento de eventos, com foco nas necessidades técnicas.
Qual tecnologia é utilizada em aplicativos de planejamento de eventos?
No início, a maioria do software é focado na venda de ingressos eletrônicos. Hoje em cia, um aplicativo de sucesso precisa ser multiplataforma (ou seja, deve estar disponível na web e nos dispositivos que utilizar iOS e Android), além de possuírem boas ferramentas. Se você está tendo problemas com as ideias, mas deseja criar um aplicativo de descoberta de eventos, podemos sugerir algumas ferramentas principais:
Registro de usuários
Os aplicativos moderno dependem de uma boa apresentação no seu design UI e UX. Portanto, o processo de registro deve ser fácil. Permita que os usuários se registrem utilizando o número de celular, e-mail e redes sociais, que também podem ser utilizadas para compartilhar os eventos.
Não se esqueça de criar um perfil personalizado para cada um deles. Essa ferramenta pode ser bem utilizada para ajudar na sugestão de novos eventos através do interesse de cada usuário.
Feed de eventos
Dentro da plataforma, os usuários podem se perder dentro de todos os eventos anunciados. É aí que as APIs do feed entram em campo. Eles são capazes de organizar e sugerir eventos de acordo com os interesses apresentados pelos usuários. As APIs podem agregar, ranquear e personalizar a informação de cada evento em tempo real com base no interesse dos usuários. Existem muitas opções disponíveis para construção de feeds personalizados.
Mas não é apenas os interesses que importam. A localização também conta bastante. Os usuários vão sempre procurar por eventos próximos, e, por isso, o aplicativo deve ter ciência da localização. Considere integrar APIs de geolocalização no aplicativo, para que as pessoas encontrem os melhores eventos à sua volta.
Busca e categorias
As pessoas podem estar procurando eventos específicos, e não querem perder tempo procurando na lista principal. Por esse motivo, você precisa separar os eventos por categorias: shows, filmes, baladas, e todos os outros tipo de eventos que seu aplicativo irá disponibilizar. Além disso, os filtros podem ser uma boa ideia para melhorar a busca dentro do app. Os usuários poderão filtrar os eventos pelo tipo, preço, local, data e tempo total.
Pagamento
Para a compra de ingressos online, você precisa integrar sua plataforma a serviços de terceiros como o Stripe, Braintree ou PayPal. Você pode descobrir mais sobre esses serviços em nosso post dedicado.
Os usuários também precisam de uma ferramenta para gerenciar os pedidos. É interessante oferecer uma lista de todos os ingressos comprados, e permitir que os usuários cancelem seus pedidos ou alterem o necessário.
Ingressos
É uma ideia interessante que seu aplicativo crie QR codes diferentes e únicos para cada ingresso comprado. Assim, os usuários não precisam imprimir os ingressos e eles podem ser verificados de forma rápida. Isso ajuda os usuários e os organizadores, tornando o aplicativo mais amigável para todos os usuários.
Gerenciamento dos eventos
Uma conta pessoal pode tornar seus simples usuários em clientes fiéis. As pessoas esperam que o aplicativo mostrem os eventos que eles já compraram, incluindo os que já aconteceram e os que vão acontecer. Você também pode adicionar outras funcionalidades e permitir que os usuários procurem os eventos, além de desenvolver uma lista de desejos que avisa aos usuários sobre novos eventos que podem interessá-los.
Como uma empresa que auxilia na descoberta de eventos, essa ferramenta permite que você encontre shows e artistas mais populares entre os usuários.
Notificações push
As pessoas esquecem de muitas coisas, incluindo de eventos que querem participar. Por esse motivo, você deve ter certeza que os usuários se lembrem deles. Isso também melhora a venda de ingressos, tendo em vista que a possibilidade de compra de ingressos aumenta, depois desses avisos.
Essas não são as únicas ferramentas que você deve ter em mente ao criar sua plataforma de organização de eventos. Considere alguns dos problemas que podem surgir com o tempo e crie uma plataforma confiável, atrativa e sólida.
O que considerar ao construir seu aplicativo
Muitos negócios focados em eventos estão ganhando notoriedade, assim como o Sympla. Apesar disso, muitos deles não conseguem sucesso. Vamos olhar mais de perto e entender os fatores que podem garantir seu sucesso.
Promoção
Permite que mais usuários descubram os eventos em seu aplicativo. Se você não quer se importar com a venda de ingressos, permita que os organizadores registrem eventos em sua plataforma mesmo sem a venda de ingressos. Assim, eles conseguem promoção, e você também.
Existem várias formas de integrar recomendações em seu aplicativo de eventos.
- Use integrações com as redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e até mesmo o LinkedIn.
- Integre serviços de localização como o Foursquare.
- Permita que os usuários façam perguntas e recomendações dentro da página de cada evento.
- Utilize as informações dos usuários para sugerir novos eventos.
Suporte aos clientes
Sempre haverão problemas com os os ingressos e a forma de pagamento. Os usuários precisam conseguir o suporte necessário, caso esses problemas apareçam. Existem muitas opções de integrações para ajudar nessa etapa. Uma ferramenta de chatbot já pode ajudar nas perguntas mais simples, enquanto o livechat pode ligar os usuários a um dos atendentes especializados.
Evitando fraudes
A fraude no ramos dos eventos é um problema real. Por esse motivo, você precisa pensar em um mecanismo de defesa para os usuários e para o seu negócios. Tenha uma equipe ou uma forma de checar se os eventos são reais, e se eles podem vender ingressos de forma segura dentro de sua plataforma.
Escalabilidade
Um aplicativo escalável está presente em todos os sistemas operacionais e possui uma versão web. Por quê? Porque desse forma as pessoas podem utilizá-lo em qualquer lugar, e você pode incluir mais ferramentas interessantes. O Sympla possui versões completas para a web, e dispositivos Android e iOS.
Equipe
A maioria dos negócios procuram se manter sustentável. Como consequência, eles acabam por não contratar os melhores desenvolvedores para a criação e a manutenção do aplicativo. Isso pode trazer muitos erros que não são bem tratados, diminuindo as vendas de forma dramática. Existem pelo menos duas formas de resolver esse problema: possuir um time de desenvolvimento próprio, que estão presentes sempre que necessário, ou contratar uma empresa de desenvolvimento com experiência de mercado.
Se você deseja criar um aplicativo de organização de eventos como o Sympla, a Codificar pode te ajudar.
Estamos há mais de anos trabalhando com o desenvolvimento de aplicativos e plataformas de sucesso. Conheça mais sobre nosso serviço de desenvolvimento de aplicativos clicando aqui, ou entre em contato através do formulário abaixo:
]]>