Aplicativo de transporte: Como criar um app tipo Uber de sucesso
Em meio ao momento que vivemos atualmente é comum ver pessoas em busca de alternativas mais econômicas, tal como mais eficientes para sua locomoção com os tipos de aplicativo de transporte.
2024 promete muitas mudanças no setor de mobilidade. E você pode aproveitar isso.
Como surgiram os aplicativos de transporte?
Os Aplicativos transporte surgiram como uma alternativa aos táxis, com o objetivo de oferecer serviços diferenciados e mais baratos.
Esses apps têm o papel de conectar passageiros e motoristas parceiros, proporcionando aos usuários algumas diferenças, como chamar um carro apenas pelo app, pagar sem ter que pegar carteira, basta cadastrar seu cartão de crédito e verificar o valor.
À medida que esse serviço se desenvolve, as cidades precisam se adequar e, atualmente, existem legislações específicas para esse tipo de transporte, que geralmente variam de região para região.
O Uber é um dos pioneiros na prestação desses serviços no Brasil. Mas, pelas taxas cobradas pela plataforma, muitos motoristas de aplicativo transporte buscam outras opções.
Principais aplicativos de transporte no Brasil
Os aplicativos de transporte representaram uma grande revolução na mobilidade urbana brasileira. O serviço que antes era exclusivo dos taxis, se tornou fácil e simples em qualquer lugar.
1. Uber
A Uber, empresa que criou esse mercado, revolucionou o mercado de transporte do Brasil. Uma das facilidades que o aplicativo possui é que o cliente pode saber o valor da corrida com antecedência com base na distância percorrida.
Aceite pagamentos em dinheiro, cartões de débito e crédito, crédito Uber Cash, que podem ser usados diretamente no aplicativo, códigos pré-pagos e contas PayPal via cartões pré-pagos, cartões de débito e cartões de crédito.
2. 99
Semelhante ao Uber, 99 também fornece categorias para diferentes dados pessoais. Você pode solicitar um motorista particular, um táxi ou usar um voucher da empresa para solicitar uma viagem.
O 99TAXI é o primeiro serviço que, na hora de solicitar uma corrida, atenderá os usuários com taxistas cadastrados no serviço.
99POP é a versão mais recente do aplicativo de transporte, que envia motoristas particulares a um preço menor, semelhante ao UberX.
3. InDriver
O InDriver é um aplicativo de transporte privado disponível para Android e iPhone (iOS), baseado em uma função de “leilão” que pode fornecer viagens para seus usuários e motoristas. Esse recurso diferencia o serviço de outras plataformas (como Uber, 99 e Cabify), permitindo que os passageiros escolham o valor que desejam pagar pela viagem.
Por outro lado, o motorista também pode optar por aceitar, rejeitar ou fazer uma oferta. Por fim, cabe ao usuário decidir qual piloto não só lhe trará o melhor preço de corrida, mas também outras vantagens, como tempos de espera mais curtos e carros mais confortáveis.
4. Guarupa
Garupa é um aplicativo móvel que possui funções semelhantes ao Uber 99 e outros aplicativos semelhantes, em que o usuário deve informar sua localização no mapa e aguardar que um motorista parceiro (denominado “garuper”) o transporte até sua posição.
Um dos diferenciais do aplicativo Garupa é um serviço exclusivo de transporte de crianças, animais e objetos, e sua função é semelhante ao “Rappi” de um carro.
5. Wappa
Wappa é um aplicativo de transporte privado semelhante aos seus principais concorrentes (como Uber e Cabify). A diferença é que sua frota é formada apenas por taxistas, o que fornece ajuda adicional para os taxistas competirem com outros aplicativos de transporte urbano.
Este é um aplicativo de transporte privado que se concentra em convidar táxis para correr. O aplicativo não cobra nenhuma taxa, muito menos taxas de cancelamento. Além disso, não há preço mínimo para viagens.
6. EasyTaxi
EasyTaxi é um dos primeiros aplicativos de pedido de táxi. Eles são o antecessor dessa tecnologia e agora são vendidos em mais de 30 países. Tudo começou em 2011, quando o fundador percebeu que o sistema de táxis era muito ineficiente em circunstâncias normais. O Rio de Janeiro é a cidade-teste da EasyTaxi.
O lançamento do aplicativo ocorreu em 2012 e, no primeiro ano, o aplicativo recebeu mais de 5.000 registros de motoristas e 200.000 usuários ativos. No mesmo ano, a empresa começou a expandir seus negócios para México, Malásia, Filipinas, Hong Kong, Arábia Saudita e outros países.
Aplicativos de transporte no mundo
O fenômeno dos aplicativos de transporte atingiu o mundo inteiro. Conheça apps de outras partes do mundo:
1. Lyft
A empresa foi fundada em 2007 com o nome Zimride. O objetivo dos fundadores Logan Green e John Zimmer é permitir que as pessoas solicitem viagens de longa distância por meio do Facebook Connect.
2. Didi
A Didi oferece uma variedade de opções de transporte e pode atender a mais de 550 milhões de usuários. Os serviços prestados incluem táxis, carros particulares de luxo, ônibus, bicicletas e serviço de entrega de refeições. Além disso, a empresa emprega mais de 31 milhões de motoristas.
Os usuários são livres para escolher o serviço que melhor se adapta às suas necessidades atuais. Como qualquer aplicativo de transporte, ele pode solicitar o uso de carro particular, e pode solicitar o aplicativo para buscar a pessoa de sua escolha no aeroporto.
3. OlaGabs
Ola Cabs é uma empresa indiana de compartilhamento de viagens que oferece serviços de aluguel de automóveis e entrega de refeições. A empresa está sediada em Bangalore, Karnataka, Índia e foi desenvolvida pela ANI Technologies Unip. Co., Ltd. Em outubro de 2019, o Ola estava avaliado em aproximadamente US $ 6,5 bilhões.
4. Grab
O Grab foi fundado em junho de 2012, por Anthony Tan e Tan Hooi Ling, com o nome de My Teksi.
Na época, o objetivo principal da empresa era criar no Sudeste Asiático um aplicativo para táxis semelhante aos existentes nos Estados Unidos.
A ideia foi de Anthony, que estudava na Harvard Business School. Assim, o My Teksi foi lançado na Malásia, com uma doação de 25 mil dólares da faculdade.
Um ano depois, o app passou a se chamar GrabTaxi e foi expandido para Filipinas, Cingapura e Tailândia.
5. Yandex.Taxi
Yandex.Taxi é uma empresa internacional de TI que opera um conjunto de empresas de táxi e tecnologia de alimentos na Rússia, CIS, Europa Oriental, África e Oriente Médio. A empresa é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologia de auto posicionamento.
Aplicativos de transporte regionais
Existem aplicativos de transporte feitos apenas para determinadas regiões. Veja alguns dos mais famosos:
1. Urban do Brasil
A Urban é um aplicativo de mobilidade urbana que já está em 102 cidades do Brasil, e promete atender seus passageiros com segurança e preço justo.
2. Urbano Norte
O Urbano Norte chegou ao mercado local no último mês, trazendo vantagens para motoristas e passageiros.
Uma empresa 100% brasileira, criada em Porto Velho (RO), já atua em 55 cidades do país e 15 estados brasileiros. A iniciativa para a expansão em Ribeirão Preto, surgiu por conta do potencial do mercado local. “é uma nova opção de mobilidade urbana em ribeirão, com preço bastante atrativo”, diz Alano Guedes, um dos representantes da empresa na cidade.
3. YetGO
O YetGO é um aplicativo para passageiros encontrarem motoristas e profissionais trabalharem dirigindo por conta própria. Após criar uma conta rapidamente pelo site ou app, qualquer um pode trabalhar como motorista Yet Go, com algumas diferenças em relação a outros apps.
A YetGo, ao invés de cobrar uma taxa por corrida dos motoristas, cobra uma mensalidade de 300 reais por motorista. Com esse modelo, ele espera que seu serviço seja mais atraente e fidelize os motoristas. Além disso, também não cobra taxas de cancelamento ou tarifas dinâmicas de seus usuários.
4. Chofer
O Chofer conecta usuários e empresas privadas às formas de transporte que melhor atendem às suas necessidades. Com o objetivo de tornar as cidades melhores lugares para se viver, estamos criando um modelo de negócios sustentável, guiado por princípios básicos de ética que nos ajudam a estar cada vez mais comprometidos.
O aplicativo de transporte de passageiros, promete revolucionar o mercado, desenvolvido no Rio Grande do Sul e que vai atender todo o País, e vamos trabalhar com muito empenho para atender as necessidades relatadas por motoristas e por usuários e ofertando vantagens para ambos. O App promete ter melhores condições de trabalho ao condutor.
5. Zum Driver
O aplicativo móvel Zum Driver faz parte da plataforma de tecnologia da Zum para a entrega de passeios e serviços programados e sob demanda para crianças na faixa etária de 5 a 15 anos.
Este aplicativo será usado pelos prestadores de serviços, como motoristas, cuidadores e babás, para rastrear e entregar trabalhos de creche atribuídos a eles por meio da plataforma de tecnologia Zum.
Aplicativo de transporte coletivos
Os ônibus são o meio de locomoção mais utilizado no Brasil. E existem aplicativos para monitorar onde eles estarão, que horas eles vão passar. Tudo na palma da mão do usuário.
1. Moovit
O Moovit funciona de forma muito semelhante ao Citymapper e é amplamente adotado no Brasil. Também pode incluir ônibus, metrô, metrô, bicicleta, trem e percursos pedestres.
Algumas linhas de transporte já possuem recursos de monitoramento GPS. Portanto, eles podem ser rastreados em tempo real através do próprio aplicativo de transporte. A história de esperar um momento acabou.
Uma das vantagens do Moovit em relação aos outros são os relatórios de usuários. Com a colaboração de outras pessoas, você aprenderá sobre problemas nas estações ou no trânsito. Dessa forma, é mais fácil recalcular sua rota, mesmo antes de sair ou mesmo quando você fizer isso mais tarde.
2. Leve-me
O Leve-me é um aplicativo gratuito de transporte urbano que, além dos alertas em tempo real enviados pelos usuários de forma colaborativa, oferece atualmente opções de trajetos em diversos meios de transporte: bicicletas, ônibus, metrô, trens e táxis.
Com o objetivo de proporcionar maior utilidade aos usuários existentes e novos, e atender à crescente demanda por mais informações, o aplicativo ganhou algumas novidades, que foram disponibilizadas aos usuários em setembro deste ano.
Aplicativo de transporte Feminino
Muitas mulheres reclamaram ao longo dos anos de não terem uma opção exclusivamente feminina. Os aplicativos de mobilidade femininos aproveitaram para lançar versões exclusivas para elas.
1. Lady Driver
Lady Driver é um aplicativo de transporte privado desenvolvido para mulheres e motoristas. Este serviço gratuito é semelhante às plataformas Uber e Cabify e pode ser usado em telefones Android e iPhone (iOS).
O objetivo é dar mais segurança às mulheres que se deslocam na cidade. O diferencial da plataforma é que você pode cadastrar contatos de emergência, incluindo nome, telefone e e-mail.
2. FemiTaxi
O Femitaxi foi lançado em 2016 e é o primeiro aplicativo de transporte feminino disponível no território do país. O software pode ser baixado da Google Play Store e App Store, e pode ser usado no Android e iPhone (iOS).
Corridas em que as mulheres podem ser solicitadas por sete cidades do Brasil: São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.
3. Venuxx
O Venuxx foi lançado em 2017 e possui funções como agendamento de viagens e transporte profissional de crianças, adolescentes e idosos, todas as funções são produzidas exclusivamente por mulheres.
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iPhone (iOS) e está disponível em cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Porto Alegre.
O software só permite a inscrição de mulheres, e o pagamento do concurso pode ser feito por cartão de crédito, boleto ou boleto. Os modos “Reservar uma viagem” e “Chamar o motorista” só podem ser pagos com cartão de crédito.
Aplicativo de transporte de times de futebol
Aproveitar nichos específicos também é fundamental para ter sucesso nos aplicativos de mobilidade. Uma demanda muito grande era dos torcedores que iam aos jogos de ônibus, o que causava alta demora para voltar.
Com isso, foram criados aplicativos de mobilidade urbana exclusivo de clubes no Brasil. Veja alguns exemplos:
1. CruzeiroGO!
Feito em parceria com a desenvolvedora GO! O app do CruzeiroGO! tem outros benefícios e experiências para os usuários, como a utilização do sistema de pontuação do app, que pode ser trocado por brindes exclusivos do Cruzeiro, e quando usuários e motoristas interagem com o app. Sorteio para compra de camisetas e ingressos oficiais durante a interação.
Os motoristas parceiros podem ser cadastrados na Play Store ou no site www.cruzeirogo.com.br a partir desta terça-feira. Em poucos dias, este país azul poderá baixar o aplicativo por meio de ambas as plataformas e da AppStore para começar a usá-lo.
2. TimãoGO
Cientes do crescente mercado de tecnologia e serviços, onde nossos milhões de torcedores, seja na condição de usuários ou de motoristas, transitam diariamente utilizando algum APP de mobilidade, nada mais justo que lançarmos o próprio aplicativo de mobilidade.
3. Mobi Clubes
O Mobi Clubes é um aplicativo de mobilidade feito para torcedores de todas as cidades.
Aplicativo de transporte para pets
Como os pets fazem parte da nossa vida, nada melhor do que ter um aplicativo exclusivo para eles. Foram criados também uma série de apps de transporte feitos para levar pets ao veterinário ou banho.
1. Pet Driver
PetDriver é um aplicativo gratuito de transporte de animais de estimação que pode ser usado em telefones Android e iPhone (iOS). A ferramenta funciona de forma semelhante ao Uber, permitindo mover cães e gatos com motoristas específicos que realmente gostam de animais de estimação.
O aplicativo coloca a segurança como uma de suas principais prioridades: usar cintos de segurança para transportar cães, enquanto os gatos ficam em suas próprias caixas de transporte. Além disso, o carro deve ser desinfetado para cada competição.
No Petdriver, para garantir a segurança e o conforto do animal, o cão deve usar cinto de segurança especial no gancho da guia, e o gato será transportado em uma caixa especial. O veículo deve ser desinfetado ao final de cada viagem.
Caso o bichinho viaje sozinho, a plataforma enviará um SMS automático para o usuário avisar que o jogo acabou, mas o trajeto também pode ser rastreado em tempo real pelo aplicativo.
2. Uber Pet
No caso de animais de estimação, atualmente a Uber Brasil recomenda que você entre em contato para avisar o motorista. Ela também sugere que o bicho seja levado em uma caixa de transporte ou coleira.
Em 2015, o UberPET foi lançado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro: o serviço tinha motoristas que sempre aceitavam animais, e o carro vinha com uma capa para proteger o banco traseiro.
No entanto, isso durou apenas alguns meses: ele foi encerrado porque “todos os serviços da Uber são pet friendly — ou seja, bichos podem ser aceitos pelos motoristas parceiros”, disse a empresa na época.
Como criar um aplicativo de transporte tipo uber?
Se você quiser criar um aplicativo, você precisa decidir o serviço que deseja entregar. Mobilidade geral ou terá um nicho específico. Será um aplicativo de transporte de carros, motos ou outros veículos?
Depois de descobrir isso, é necessário criar um plano de negócios. Este é o plano que descreve a estrutura do aplicativo, as despesas de inicialização e operacionais, e o potencial de renda projetada.
Você pode criar um app utilizando os recursos limitados e gratuitos de uma fábrica de aplicativos, ou contar com a experiência e o suporte de uma empresa de software.
Um plano de negócios não é bom apenas para o planejamento de como seu aplicativo vai ser feito e distribuído. Ele também é algo que você poderá mostrar a investidores e agentes de crédito quando for à procura de fundos de inicialização.
Quanto custa um aplicativo tipo uber?
A resposta para o custo do desenvolvimento de aplicativo, como sempre, depende.
Depende da funcionalidade que você está buscando e da complexidade que você vai conseguir aplicar para essa funcionalidade.
Se você levar a sério a criação de um app móvel que oferece serviços On–demand como Uber, vamos abordar à parte onde contaremos tudo sobre os custos de funcionalidade e de construção do app necessárias.
Como funciona um aplicativo tipo uber?
Pensando em tirar essa dúvida, temos um vídeo explicativo completo sobre como funciona um aplicativo de mobilidade estilo uber, para você que deseja ter sucesso no mercado de mobilidade urbana:
Demonstração de um aplicativo de mobilidade