Aplicativo permite contratação de prestadores de serviços
Após a região metropolitana da capital, PG é o município com mais cadastros no app do governo estadual
Uma ferramenta que conecta contratantes a profissionais autônomos e prestadores de serviços em geral. Essa é a proposta do “Paraná Serviços”, aplicativo lançado em março pelo Governo do Estado e disponibilizado gratuitamente à população. Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o app já conta com mais de 18,1 mil downloads; destes, 1,1 mil são dos Campos Gerais.
Entre as aproximadamente 140 categorias de serviços oferecidas as mais procuradas na região são “marido de aluguel” (profissional que realiza reparos, reformas e manutenções), diarista, pedreiro e eletricista. As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), pasta que gere o programa.
“O foco do app é de conectar, gerar renda e novas oportunidades. Estamos conseguindo abranger um grande número de categorias de trabalhadores autônomos e também estamos em processo de interiorização; já há 204 municípios com trabalhadores cadastrados no Paraná”, aponta a Sejuf, destacando que Ponta Grossa é a sexta cidade em números de cadastros, atrás de Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Cascavel e Pinhais (região metropolitana da capital).
Segundo a gestora do aplicativo, há um equilíbrio entre os usuários: 50% são trabalhadores e 50% pessoas que buscam contratar serviços. No geral, a maior parte dos profissionais inscritos pertencem às categorias marido de aluguel, diarista, pedreiro, eletricista, pintor, garçom, motorista, recepcionista e auxiliar de limpeza.
Também é possível solicitar crédito através do app, junto à Fomento Paraná, e os profissionais são incentivados a fazer a formalização como microempreendedores individuais (MEIs). “Há diversos profissionais autônomos que procuram no mercado informal uma oportunidade emprego e renda. Sendo MEI eles têm uma série de benefícios, como cobertura do INSS, e transmitem mais segurança à pessoa que está procurando por um serviço. Além disso, gerarão mais riqueza para o próprio estado”, avalia o secretário da pasta, Ney Leprevost.
Classificados digital
Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, no app Paraná Serviços é possível, para o trabalhador, cadastrar-se em uma plataforma de catálogo por categoria de serviço e, para o contratante, localizar opções de prestadores de serviço em uma espécie de “classificados digital”.
Cada profissional conta com um perfil, onde é possível verificar avaliações dadas por outros contratantes, as suas habilidades, a distância relativa ao endereço fornecido, entre outros.
O serviço é totalmente gratuito e faz o intermédio direto entre o contratante e o autônomo
Para o contratante
O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita – basta informar as características do serviço e as opções serão exibidas. A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços. Um orçamento deve ser solicitado e o app também permite a troca de mensagens entre contratante e contratado. Escolhido o profissional de sua preferência, basta marcar a data de realização do serviço.
Para o contratado
É possível adicionar fotos do seu trabalho e descrever os serviços oferecidos. O contratante interessado solicita um orçamento e, caso queira fechar negócio, reserva o dia em que deseja o serviço na sua agenda; o profissional deve confirmar ou rejeitar o agendamento. O pagamento é feito diretamente entre trabalhador e contratante, não havendo a possibilidade de cobrança através do aplicativo.
Quer ser dono de um app de contratação de serviços gerais?
A Codificar está no mercado há 12 anos e tem a solução mais rápida e prática para você dar o próximo passo para o sucesso! Entre em contato com nossa equipe através do formulário abaixo e saiba mais sobre.