teste de aplicativosteste de aplicativos

Teste de aplicativos: conheça a importância dessa fase

O passo a passo do desenvolvimento de aplicativos é composto por 5 etapas: planejamento, prototipação, desenvolvimento do software, teste de qualidade e publicação e manutenção. Para garantir a qualidade do produto desenvolvido, a fase de teste é de suma importância para o processo.

O que é a fase de teste de aplicativos?

A fase de teste do aplicativo é a etapa responsável por verificar o bom funcionamento, detectar eventos inesperados e corrigi-los antes do lançamento do app.

Um exemplo de problema solucionado pela fase de teste é a adequação do aplicativo aos diferentes aparelhos. Devido ao grande número de modelos de smartphones disponíveis no mercado, é necessário desenvolver aplicativos que se adaptem bem a essa variedade. Por conta disso, no final do desenvolvimento, é muito importante a realização de testes para garantir o bom funcionamento em diversos aparelhos.

Sendo assim, através dos testes que é possível detectar falhas, corrigi-las e entregar um aplicativo de qualidade para seus usuários.

Principais testes de aplicativos

A fase de teste de aplicativos se subdivide em áreas que devem ser analisadas com a finalidade de detectar possíveis erros. Há alguns tipos de testes que são essenciais e muito importantes para todos os tipos de aplicativos, são eles:

Teste de compatibilidade

Os testes de compatibilidade tem a função de analisar a comunicação que o aplicativo estabelece com o sistema de hardware.

Cada fabricante de smartphone desenvolve o seu próprio hardware e para que o aplicativo funcione perfeitamente é necessário conhecê-los. Contudo, realizar testes em todos os tipos de hardware seria muito complexo. Para isso, existem alguns padrões de desenvolvimento que são compatíveis com o padrão utilizado pelo hardware. Esses padrões devem ser utilizados para que o aplicativo consiga se comunicar com os diferentes tipos de sistema.

Testar se a compatibilidade está funcionando da maneira correta, permite evitar problemas como: demora na execução do app e travamento do aplicativo ou do sistema operacional.

Teste de mobilidade

Esse teste de aplicativo é o responsável para garantir a comunicação do aplicativo com outros. Essa ferramenta quando funcionando da maneira correta, permite uma maior integração do app com outros aparelhos. Dessa forma, o teste evita problemas que poderiam vir a comprometer o funcionamento desse recurso.

Teste de usabilidade

O teste de usabilidade vai analisar a otimização do aplicativo para o usuário. Através dele você obtém informações sobre as dificuldades e objeções que podem ser desagradáveis para o público. Para a realização do teste é necessário que pessoas que nunca tiveram contato com o produto utilizem do mesmo para detectar as dificuldades presentes no aplicativo.

Teste de desempenho

O teste de desempenho é o teste de aplicativo que vai detectar gargalos do sistema, determinar tempo de resposta das ações executadas pelos usuários, o cumprimento dos requisitos não-funcionais e absorver informações que irão auxiliar um funcionamento mais rápido do aplicativo.

Teste de sincronismo

Esse tipo de teste de aplicativo tem função de verificar a eficiência do compartilhamento de dados. O método utilizado envia dados do aplicativo para o destinatário e posteriormente é analisado a integridade que os dados enviados foram recebidos.

Teste de segurança

O teste de segurança vai determinar se as informações particulares contidas no aplicativo estão seguras, sem risco de que terceiros tenham acesso aos dados.

Teste funcional

Nessa categoria, é avaliado se os recursos que foram solicitados na análise de requisitos foram cumpridos no processo de desenvolvimento. É o teste final que irá determinar se o projeto do aplicativo foi bem executado e consegue cumprir seu propósito.

Conclusão

A fase de teste de aplicativos é de suma importância no processo de desenvolvimento. Através dela, erros que seriam percebidos pelos usuários são antecipados e corrigidos antes do aplicativo ir ao ar. Dessa forma, o processo garante a qualidade do produto agradando as pessoas e consequentemente gerando um número maior de usuários.

Quer desenvolver seu próprio aplicativo?

A Codificar está no mercado de tecnologia há 12 anos e pode ajudar você a dar o próximo passo para o sucesso do seu projeto. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre!