Quanto custa um site de classificados como o OLX?
Sites de classificados como o OLX e o Mercado Livre fazem sucesso no Brasil. O motivo é simples: todas as partes saem ganhando. Um site de classificados permite que pessoas que desejam vender seu produtos tenham um espaço democrático, enquanto compradores tem um plataforma repleta de escolhas. Não é atoa que este tipo de portal tem crescido. Empreendedores com uma visão ampla entendem o apelo deste mercado. É simplesmente lucrativo. Sendo assim, você deve estar se perguntando: afinal, quanto custa um site de classificados como o OLX ou o Mercado livre?
Para entender o custo de qualquer tipo de projeto, você precisa entender suas principais características:
Quanto custa um site de classificados: principais características
- Experiência única de compra e venda P2P
- Autonomia entre as transações
- Plataforma otimizada
- Praticidade e usabilidade mobile
- Segurança no pagamento
- Sistema de Avaliação
Análise de mercado
O mercado para um site de classificados já vêm crescendo de forma exponencial. Com o aumento do acesso a dispositivos mobile e da utilização de e-commerce, portais focados neste tipo de economia tomaram uma fatia importante do mercado. Além disso, a oportunidade e oferecer trocas e venda de produtos sem utilização criou uma necessidade maior em seu público. Os classificados online podem cair em várias categorias. Entre elas:
- Venda de produtos novos;
- Venda de produtos usados;
- Troca de produtos.
Como funciona a base de usuários de um site de classificados?
Com uma forma única de funcionamento, os sites de classificado tem dois tipo de usuários simples, que serão responsáveis por permitir que seu negócio cresça:
- Vendedores: são aqueles que buscam um local seguro para comercializar os mais variados produtos. Eles podem ser desde lojas que utilizam a plataforma como uma de suas vertentes no e-commerce a pessoas físicas vendendo itens que não utilizam mais.
- Compradores: são pessoas físicas que buscam produtos específicos. Geralmente são levados a eles pelo preço ou por sua exclusividade, e procuram um lugar seguro para que possam fazer a compra de seus itens.
Independente do tipo de usuário, é possível afirmar que ele procura rapidez e economia nas transações. É aí que a competitividade entre sites e entre vendedores começa. Para que seu negócio possa crescer e ter grande vantagem sobre a competição, você pode considerar o seguinte:
- Comece localmente. Quando começar um negócio, é mais fácil começar com investimento menores. No mercado de classificados, isso significa que você deve começar com uma área geograficamente limitada, mas com uma população densa. Isso vai fazer com que você possa mobilizar o maior número de vendedores e cliente com um menor esforço de produção.
- Faça questão de anunciar seu serviço antes do lançamento do aplicativo. Você deve utilizar o máximo possível de canais de redes sociais, por exemplo. Outra grande ideia é investir em programas de desconto, fazendo com que os vendedores entendam as principais vantagens de negociar através de sua plataforma.
- Colabore com os comerciantes. Essa é uma ótima forma de crescer sua base de usuários, pois eles já fizeram o trabalho principal de conseguir clientes leais. Você pode colaborar com lojas existentes, de todos os tamanhos, para também anunciarem em seu site de classificados. Assim, você já terá acesso a uma base formada de usuários.
Como manter seus usuários
A retenção se aplica tanto para vendedores quanto para os clientes. Você quer que seus clientes utilizem seus serviços várias vezes. Mas para fazer isso de forma eficiente, você vai precisar que seu serviço continue atraente para seus parceiros.
Abaixo, organizamos algumas estratégias que vão te ajudar a manter uma boa taxa de retenção em ambos os casos:
Retenção de clientes/compradores
A retenção de clientes deve-se principalmente aos serviços prestados. Se uma pessoa encontra um site de classificados que lhe oferece uma boa experiência, ela tende a se manter fiel a esta plataforma. Portanto, você deve ficar atento às principais exigências desses compradores. Se você conseguir cumpri-las, você terá sucesso em reter seus principais clientes.
Os compradores precisam de uma empresa que podem confiar. Oferecer um serviço impecável é um dos principais pilares para reter clientes, neste tipo de mercado. Aqui estão algumas estratégias:
- Serviço de suporte aos clientes: os clientes de seu site de classificados devem receber respostas rápidas e amigáveis, de acordo com as questões ou reclamações levantadas. O apoio ao cliente deve ser acessado de forma fácil através dos aplicativos e do portal.
- Sistema de avaliação: depois de cada compra, o feedback do cliente é crucial. Escutar e entender as respostas dos clientes é um grande modo de inovar e de garantir que os vendedores prezem por um serviço bem feito.
- Segurança: pessoas que realizam suas compras na internet buscam por algo simples, porém de muita importância: segurança. Aposte nisso e garanta que seus usuários queiram fazer nossas compras utilizando sua plataforma.
Manter seus usuários é apenas a primeira parte. A outra é manter seus vendedores, que buscam o lugar perfeito para realizar as suas vendas. Aqui estão algumas estratégias para que você possa fazer isso ao construir seu site de classificados:
Retenção de vendedores
- Pagamento: o valor repassado pode variar, e depende bastante da localização. Umas das principais formas de manter os vendedores é fazer com que o valor repassado a cada venda continue baixo, permitindo uma maior flexibilidade quanto ao valor final do produto, levando em consideração as outras despesas que podem ser embutidas.
- Flexibilidade: uma das principais razões pela qual uma plataforma de classificados é atraente para vendedores autônomos é a capacidade de ter total controle sobre suas vendas e seus produtos. Ofereça ferramentas completas para que eles possam ter contato com os compradores e possam organizar suas vendas da melhor forma.
- Outras formas de motivação: vendedores precisam de visibilidade. Portanto, uma das melhores formas de fazer com que eles se sintam fiéis a sua plataforma, é proporcionar formas de se descarem. Ofereça certificações e formas de fazer com que eles possam ser reconhecidos. Assim, eles farão o máximo para conseguir oferecer ótimos serviços, enquanto conseguem realizar nossas vendas, graças ao seu status.
Agora que você já entendeu as principais formas de manter seu negócio de forma rentável, vamos falar sobre quanto custa um site de classificados. Vamos começar falando sobre a implementação das principais ferramentas:
Quanto custa um site de classificados?
Para definir o preço de qualquer tipo de portal, aplicativo ou plataforma, é necessário entender o quanto de trabalho vai ser aplicado em seu desenvolvimento. Isso também é válido para sites de classificados, já que a implementação de ferramentas é um dos processos mais detalhados da sua criação
Principais ferramentas de um site de classificados
Um site de classificados deve oferecer acesso rápido aos produtos, e um jeito conveniente de solicitá-los. As ferramentas mais importantes deste tipo de aplicativo são:
- Fazer buscas
- Realizar pedidos
- Realizar o pagamento
- Acompanhar o status da entrega
- Pagar pela entrega
- Avaliar as entregas e pedidos
Além destas características principais, um site de classificados deve ter as seguintes características adicionais:
- Listas de desejo
- Reputação dos vendedores
- Favoritos
- Chat com os vendedores
Quanto custa um site de classificados: outros fatores
Além da implementação destas ferramentas, as seguintes informações também devem ser levadas em consideração no orçamento de seu projeto:
- Manutenção
- Customização
- Lançamento
Para finalizar, você deve decidir qual a melhor plataforma para a criação de seu negócio. Portais como o OLX, MercadoLivre e outros sites de calssificados possuem suas características próprias, e é necessário avaliar aquilo que mais lhe interessa.
A Codificar trabalha com o desenvolvimento de aplicativos desde 2007, e possui experiência na criação dos mais variados scripts, com foco na usabilidade. Entre nossos principais produtos, está um script de Site de Classificados. Abaixo, falamos mais sobre ele, seus custos e principais características:
Quanto custa um site de classificados: Plataforma de Classificados da Codificar
Construído sob medida para empreendedores que desejam se estabelecer neste ramo, o script de classificados da Codificar é a sua melhor escolha. Levando em consideração todas as principais ferramentas necessárias, criamos um script simples e completo. Além disso, trabalhamos todo o desenvolvimento, testes e customização, para que você se preocupe apenas com a administração de seu negócio.
Essa plataforma é perfeita para ambos os tipos de clientes, e garante uma fórmula de sucesso. Saiba mais sobre o Script de Classificados da Codificar, como aspectos funcionais e preço, em nossa página, ou entre em contato:
Quanto custa um site de classificados: Script de Classificados da Codificar
]]>