O que é uma Startup?
Atualmente há muitas empresas no mercado que se definem como uma “startup”. Você provavelmente já viu essa palavra em algum lugar e talvez já tenha até falado sem saber exatamente a definição. Quer descobrir de uma vez por todas o que é uma startup? Continue lendo.
O significado de startup
Do ponto de vista semântico, startup é uma palavra de origem inglesa que significa basicamente iniciar, dar o primeiro passo. Contudo, por volta de 2001 o termo passou a ser usado para descrever empresas em fase inicial que possuem um modelo de negócios escalável, repetível e que traz alguma inovação para o mercado.
Características de uma startup
Para que uma empresa seja considerada uma startup é necessário que o modelo de negócios seja pautado em inovação e alta rentabilidade. A maioria das startups são empresas de tecnologia, mas isso não é uma regra visto que existem startups em diversas áreas, como na educação, por exemplo. As principais características de uma startup são:
Inovação
Para uma empresa ser considerada uma startup não basta ser simplesmente um novo negócio. Por exemplo, abrir uma loja de sapatos comum é um novo empreendimento, contudo, não há o fator de inovação visto que já existem inúmeras lojas de sapatos. Sendo assim, para que uma empresa seja considerada uma startup é preciso que a ideia central do negócio seja algo totalmente novo, nunca visto antes no mercado.
Escalabilidade
Um negócio escalável possui a capacidade de aumentar os lucros sem que os custos se elevem de forma proporcional. Essa característica é um dos princípios mais importantes pois irá fazer com que a startup cresça muito em um curto espaço de tempo.
O potencial de escalabilidade de uma startup será um fator determinante para o interesse de investidores que desejam impulsionar ou lançar o projeto da empresa. Isso porque um negócio escalável trará um retorno muito além do investido inicialmente.
Repetibilidade
Uma startup deve desenvolver um produto e reaplicá-lo aos consumidores. Isso porque a ausência de personalização irá garantir um processo muito rápido e com baixo custo. Sendo assim, a repetibilidade será um fator importante para tornar os negócios da empresa mais escaláveis.
Incerteza
Uma startup deve implementar uma inovação no mercado, porém, é necessário acreditar na sua própria ideia pois por ser um modelo novo de negócios não há garantia de sucesso. Por isso, no começo de uma startup o ambiente é de extrema incerteza.
Por que criar uma startup?
Para quem está pensando em começar um novo empreendimento, o modelo de startup pode ser muito interessante. Isso porque, quando há um bom planejamento de negócio, o retorno tem potencial para ser muito alto e os investimentos baixos.
No mercado há inúmeros exemplos de startups que fizeram um grande sucesso e se tornaram altamente expressivos no mercado. Uma simples e boa ideia colocou empresas como a Uber em um patamar altíssimo e em relativamente pouco tempo.
Formas de conseguir investimento
Bootstrapping
Bootstrapping é o conceito que define quando o próprio idealizador investe na ideia. Aceitando o risco e financiando o próprio investimento.
Investidor anjo
No mercado de startups, é comum pessoas que possuem uma ideia mas não tem condições de desenvolvê-las. Para isso, empresários com maiores recursos podem fazer um investimento em startups, financiando os custos para desenvolvimento ou aceleração da empresa.
Incubadoras
As incubadoras atuam na fase inicial de uma empresa, quando a única coisa realmente estruturada é a ideia. Nas incubadoras os empreendedores terão contato com profissionais que irão orientar os caminhos da empresa que está nascendo. Sendo assim, em incubadoras são oferecidas consultorias sobre diversos assuntos como marketing, contabilidade, desenvolvimento do lado empresarial, plano de negócios e treinamentos para que a startup consiga investidores futuramente.
Aceleradoras
Já as aceleradoras, irão atuar em empresas que já iniciaram os seus negócios há certo tempo com o intuito de literalmente acelerar o crescimento dessa empresa em fase inicial mas que já está atuando no mercado.
O que são startups unicórnio?
Há inúmeras startups valiosas ao redor do globo. Com o intuito de classificar as maiores, foi criado o título de startup unicórnio que define basicamente uma empresa recém criada e avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.
Unicórnios Brasileiros
- 99: Uma das principais concorrentes do uber, a 99 é uma empresa de mobilidade urbana brasileira e que alcançou o título de startup unicórnio.
- Nubank: Fundada em maio de 2013, a empresa foi a pioneira no Brasil no segmento de bancos digitais. Seu primeiro produto lançado foi um cartão de crédito sem taxas e sem anuidade.
- iFood: O maior marketplace de delivery do brasil, em 2018 conquistou o título de unicórnio.
- Loggi: Empresa especializada em entrega por motos e fundada em 2013 tornou-se um unicórnio em 2019 após ser avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.
Uma forma de criar uma startup é através do desenvolvimento de um aplicativo
Tem uma ideia para app mas não sabe como criá-lo? A Codificar é uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de aplicativos. Entre em contato com a nossa equipe e vamos juntos desenvolver o seu projeto!