Entenda o que é o modelo de negócios C2C
C2C, ou consumer to consumer é um modelo de negócios que consiste em uma rede onde as pessoas podem fazer troca de produtos e serviços diretamente uns com os outros, fazendo necessário apenas um terceiro elemento capaz de mediar o processo de compra e venda. Esse modelo tem sido uma tendência no mercado e vem surgindo muitas empresas investindo nesse segmento usando recursos da tecnologia. Quer saber mais sobre o modelo de negócios C2C? Continue lendo:
Como funcionam os negócios C2C?
Existem vários segmentos de negócio C2C, mas uma característica em comum entre elas é a necessidade de um site que estabeleça a comunicação entre os usuários, normalmente conhecidos como site de classificados. Para que uma plataforma de negócios C2C funcione é necessário que ela ofereça uma série de recursos, sendo os principais:
- Lista de Produtos: A plataforma de negócios C2C deve conter espaço para que os produtos sejam exibidos para os possíveis compradores.
- Barra de pesquisa: Sites de classificados mesmo quando segmentadas possuem uma diversidade muito grande de produtos devido ao grande número de usuários anunciantes. Sendo assim, é indispensável o recurso de busca.
- Perfil do vendedor: O perfil do vendedor é como uma loja onde os produtos são oferecidos para que os compradores consigam ter acesso aos produtos.
- Perfil do comprador: Para estabelecer a comunicação
- Chat: Quando há o interesse de compra é comum haver dúvidas em relação ao produto, entrega e etc. Por conta disso, o chat é uma ferramenta indispensável para sites de classificados C2C.
- Formas de pagamento: Existem plataformas que oferecem pagamento por meio delas e outras que apenas servem de ponte para que os usuários se encontrem para fechar negócio. O primeiro caso costuma ser mais bem aceito e por isso demanda que o site disponibiliza diferentes formas de pagamento como cartão de crédito, débito, boleto bancário etc.
- Sistema de avaliação: Em sites de negócios C2C não estamos lidando com empresas, sendo assim quem vai determinar a “fama” de cada vendedor serão seus consumidores. Por conta disso, é importante que os usuários façam avaliações para que os melhores vendedores sejam encontrados.
Como ganhar dinheiro com negócios C2C
Além da possibilidade de abrir uma loja para vender seus produtos diretamente para os consumidores, a plataforma que realiza a mediação também é uma forma de negócio extremamente lucrativo. Muitas empresas que investiram nesse tipo de negócio vêm ganhando milhões através disso. Mas se a ferramenta é gratuita, como essas empresas ganham dinheiro? Existem três formas mais comuns nesse caso: a primeira é cobrando uma taxa por cada transação realizada no aplicativo. A segunda é disponibilizando um modelo de assinatura no qual os vendedores receberão mais benefícios como visibilidade no site. E a terceira forma é unir as duas primeiras formas e monetizar oferecendo os dois tipos de serviço.
Sites de negócios C2C
Airbnb
O Airbnb foi fundado em 2008 em San Francisco. A ideia do aplicativo é facilitar o processo de aluguel de quartos ou até mesmo residência completa por temporada. Assim como o Uber, o Airbnb tem sido alvo de críticas por afetar as estruturas de negócio tradicionais (uber x táxis, airbnb x hotéis) e foi proibido de atuar nas capitais da Espanha e da Alemanha.
OLX
Sites tipo OLX são espécie de vitrines onde os vendedores podem expor seus diferentes produtos para os potenciais compradores. Quando o comprador decide adquirir algo, o site promove a comunicação entre ele e o vendedor. Dessa forma, os usuários podem fazer as negociações a respeito de preço, tirar dúvidas e combinar a forma de entrega dentro da própria plataforma.
Enjoei
O Enjoei surgiu em 2009 com o propósito de lançar um brechó virtual. Através do Enjoei, pessoas com roupas “encostadas” conseguem expor na internet e fazer venda para outros usuários que possam ter interesse. Para gerar lucro, a plataforma fica com 20% de todas as transações feitas no site e no último ano faturou mais de R$200 milhões no último ano.
Mercado Livre
O Mercado livre foi fundado em 1999 e é atualmente o maior site de classificados do Brasil. Através dele milhares de transações são feitas diariamente e através do “mercado pago”, o pagamento ocorre dentro do aplicativo de forma totalmente segura.
Quer ter uma plataforma de negócios C2C?
Conheça o script para Site de Classificados da Codificar. A plataforma pronta e perfeita para você ter o seu próprio negócio como a OLX.