O que é API? – Descubra o que é e como usar no seu aplicativo

Quando o assunto é desenvolvimento de aplicativos, há vários termos técnicos. Em um primeiro momento pode parecer complexo mas normalmente o significado é bem simples. Uma sigla que pode ter aparecido para você durante alguma pesquisa é API, se você não faz ideia do que é isso, continue lendo que vamos deixar tudo mais claro.

O que significa API?

API é a sigla para Application Programming Interface, traduzindo para o português: Interface de Programação de Aplicativos. Basicamente, as APIs são um conjunto de padrões de programação que une softwares de funções distintas resultando em um diálogo entre os aplicativos. Isso acontece de maneira discreta, fazendo com que o usuário praticamente não perceba a interação acontecer.

Atualmente, um grande número de empresas desenvolvedoras de softwares fazem uso das APIs para integrar o próprio sistema a algum produto oferecido por outras empresas. Esse recurso auxilia e enriquece muito os negócios. Devido a isso, o uso de APIs é considerado uma grande ferramenta para o crescimento de empresas de tecnologia.

As startups, por exemplo, em sua fase de crescimento necessitam muito de inovações tecnológicas e as APIs podem auxiliar nessa tarefa. Integrando o seu produto com o de terceiros, as funcionalidades do seu aplicativo tendem a ser mais diversificadas e também mais simples para os usuários. Além disso, as APIs ainda podem ajudar a conhecer melhor o seu público através da integração do aplicativo com as redes sociais.

6 maneiras de usar API no seu aplicativo

Existem incontáveis formas de aproveitar os benefícios das APIs, entretanto há alguns tipos mais comuns que com certeza você já viu alguma vez enquanto navegava na internet. Veja agora 6 maneiras diferentes de usar API:

Redes Sociais

Sabe quando você está lendo um post em um blog como esse e aparecem botões de compartilhamento nas redes sociais na tela? Isso acontece através de APIs. Por meio da integração entre os dois softwares é possível gerar engajamento entre empresa e público de maneira muito eficiente.

Pagamentos Online

Os pagamentos realizados online em muitos sites são executados por softwares de carteiras digitais. Através de softwares que realizam essa função, o usuário necessita fornecer seus dados uma única vez. Dessa forma, o processo de compra se torna muito mais rápido, fácil e seguro.

Localização

As API’s de localização são as mais utilizadas pelas empresas. A integração entre alguns softwares e o GPS são a base de muitos jogos e apps de serviços. Os de mobilidade urbana por exemplo, precisam de determinar a localização exata do usuário para oferecer os serviços.

Marketplaces

Os marketplaces ganharam o mercado por promover melhores preços e diversificação de produtos. Esse modelo de negócio só funciona devo à uma API que integra os sistemas de lojistas à plataforma de marketplace.

Comparador de Preços

Já precisou comprar algum produto e entrou em sites que facilitam o processo de pesquisa de preços? A ferramenta utilizada para juntar os dados dos produtos e incluir em um único site também é uma API.

SMS

Como último exemplo temos a API que integra os aplicativos ao serviço de envio de mensagens de texto, como quando você faz uma compra no cartão de crédito e recebe uma SMS alertando. Esse serviço dá mais segurança ao usuário e consequentemente gera uma maior confiança na empresa.

Motivos para usar API no seu app

Não há dúvidas de que as APIs agregam valor ao produto das empresas. Por conta disso, o recurso tem sido muito utilizado no mercado de tecnologia. A seguir, listamos 4 motivos e vantagens de  usar API’s no seu software ou aplicativo:

Integração

Com as APIs é possível simplificar muito a integração e a interação entre aplicativos e softwares. Por essa ferramenta, o intercâmbio de informações de diferentes linguagens de programação ocorre de maneira limpa e fácil.

Customização

As APIs favorecem muito a customização dos serviços de acordo com cada usuário. Isso acontece porque a integração entre os aplicativos facilita a troca de informações. Dessa forma, a empresa consegue compreender hábitos pessoais e de consumo. Consequentemente, com esses dados em mãos, a empresa  se torna capaz de oferecer serviços cada vez mais personalizados para seus usuários.

Otimização

O uso de APIs melhoram e auxiliam na gestão interna através dos relatórios que são gerados automaticamente. Esses relatórios podem facilitar as atividades de gestão e a construir novas estratégias de negócio.

Parcerias

Devido ao grande volume de empresas e a enorme diversidade de serviços prestados, a API ajuda a promover grandes parcerias. Isso porque o programa integra os sistemas e estabelece uma relação entre as empresas.

Empresas que usam e compartilham APIs

Uber

Como todo app de mobilidade, o Uber está estritamente ligado à serviços de geolocalização. A API do Google maps age em conjunto com o aplicativo do Uber para que seus usuários possam saber a localização do motorista, o tempo que ele irá demorar para chegar até o passageiro e ainda calcular o custo do trajeto antes mesmo do motorista ser chamado. Esse serviço garante uma experiência tranquila e muito prática para seus usuários, justificando mais ainda o grande sucesso da empresa.

Buscapé

O serviço prestado pelo site é baseado em uma API que integra informações sobre produtos a venda em diversos portais de compra ao site da empresa. Posteriormente, essas informações são convertidas em um relatório comparativo de preços. Dessa forma, os usuários podem fazer uma pesquisa de um mesmo produto em diversas lojas online em um único site, de um jeito mais simples.

Facebook

A rede social está presente atualmente em inúmeros aplicativos dos mais variados segmentos. Através da API do facebook, muitos usuários de softwares ao criar a conta no serviço tem a opção de logar com a rede social de Mark Zuckerberg. Por conta disso, o acesso se torna muito mais prático e ainda traz benefícios para empresa que passa a ter acesso às informações do perfil de seus usuários.

Conclusão

As APIs possibilitam a integração de sistemas e isso permite que os aplicativos funcionem com muito mais recursos, de maneira simples e rápida. Sendo assim, a experiência para os usuários se torna completa e muito agradável. Além de tudo, facilitam os processos que os diferentes tipos de aplicativos demandam para que tudo funcione da melhor forma.

Desenvolvimento de aplicativos da Codificar

A Codificar desde 2011 trabalha desenvolvendo aplicativos móveis. Nossa equipe especializada cria excelentes interfaces para os usuários finais e segue as mais recomendadas práticas de gestão de projetos.

Além disso, desenvolvem apps integrados com sistemas WEB e ainda utilizam APIs próprias ou de terceiros. Quer ser dono de um aplicativo de sucesso? Entre em contato com a Codificar!