Os 25 melhores softwares open source para Linux

Estamos sempre procurando dicas interessantes para desenvolvedores. Este artigo é direcionado para aqueles que trabalham com o sitema operacional Linux.

Compilamos uma lista completas com os melhores aplicativos para o sistema.

1. LibreOffice

O LibreOffice é uma suíte gratuita e open source escrita em C ++, Java e Python. Ele foi lançado pela primeira vez em janeiro de 2011 pela The Document Foundation e desde então é conhecido por ser o pacote de escritório de código aberto mais confiável.

Geralmente usado como uma alternativa ao Microsoft Office Suite, ele é atualizado regularmente e também é compatível com arquivos doc, .docx, .xls, .xlsx, .ppt, .pptx.


2. Nextcloud

O Nextcloud é uma plataforma de compartilhamento de arquivos auto-hospedada de software livre com suporte para comunicação e colaboração com equipes.

Sua funcionalidade é semelhante à do Dropbox e do ownCloud, e você pode usá-lo para sincronizar seus arquivos, calendários e outros formatos de dados.

3. Adminer

O Adminer é um sistema de gerenciamento de banco de dados minimalista (DBMS) em um único arquivo PHP e concentra-se em segurança, UX, desempenho, conjunto de recursos e tamanho.

Ele vem com vários temas embutidos e possui todas as operações que você pode executar no phpMyAdmin com a promessa de oferecer uma interface mais limpa com alto desempenho e melhor suporte para recursos MySQL.

4. Slim Framework

O Slim Framework é um micro-framework PHP que permite aos usuários escrever aplicativos web e APIs poderosos de maneira mais simples.

Fundamentalmente, ele funciona como um dispatcher que recebe uma solicitação HTTP, invoca uma rotina de retorno de chamada apropriada e retorna uma resposta HTTP.

5. uniCenta

O uniCenta é um ponto de venda de nível comercial open source dedicado a fornecer aos proprietários de empresas aplicações inovadoras de PDV.

Seus recursos incluem módulos para controle do sistema, vendas, estoque, fornecedores, funcionários, clientes e relatórios.


6. Bitwarden

O Bitwarden é um gerenciador de senhas de código aberto e gratuito para manter os registros digitais longe da visão de usuários não autorizados.

Ele possui uma interface de usuário minimalista e limpa com vários aplicativos clientes, incluindo um para uma interface web, área de trabalho, aplicativos móveis, etc., e pode ser usado por indivíduos, equipes e organizações.

7. Elastic Stack

O Elastic Stack é composto de vários aplicativos de código aberto projetados para permitir que os usuários coletem dados de qualquer origem, independentemente de seu formato e tipo.

Ele também permite que os usuários pesquisem, analisem e visualizem dados em tempo real e possam ser distribuídos como Software como Serviço (SaaS) ou instalados no local.

8. Steam

O Steam não é open source, mas é considerado como a melhor plataforma de jogos online, é uma comunidade online onde você pode facilmente pesquisar, instalar e gerenciar coleções de jogos para diferentes plataformas de sistema operacional.

O SteamOS + Linux no Steam é a melhor coisa que aconteceu aos jogadores na comunidade Linux.

9. Cockpit

O Cockpit é uma GUI fácil de usar, integrada, extensível e baseada na Web para gerenciar servidores. Ele foi projetado para ter uma interface de usuário bonita e moderna com suporte para equipes, integração com o terminal, administração de vários servidores e ferramentas de solução de problemas incorporadas.

10. .NET Core

O NET Core refere-se à estrutura de desenvolvimento de software de propósito geral gratuita e de código aberto para Linux, macOS e sistemas operacionais Windows. Ele contém o tempo de execução nativo do .NET e o CoreRT e pode ser usado em cenários de dispositivo, nuvem e incorporado / IoT.

11. IPFire

O IPFire é um firewall versátil de código aberto baseado em Linux que é fácil de usar e oferece alto desempenho em qualquer cenário. O IPFire começou originalmente como um fork do IPCop, mas foi reescrito do zero na versão 2.

12. Flameshot

O Flameshot é um aplicativo de captura de tela simples, mas poderoso, para o Linux, que você pode usar para interagir com ele via GUI ou CLI e realizar operações de marcação por captura de tela.

13. Brave Browser

O Brave Browser é um navegador gratuito e de código aberto baseado em Chromium que vem com mais recursos do que o Chrom normalmente oferece. Ele é personalizável, focado em segurança, fácil de usar e vem com um bloqueador de anúncios e um gerenciador de senhas embutidos, entre outros recursos.

14. BRL-CAD

O BRL-CAD é um sistema de modelagem sólida de plataforma cruzada livre e de código aberto que inclui edição de geometria interativa, um conjunto de benchmark de análise de desempenho do sistema, bibliotecas de geometria para desenvolvedores de aplicativos e ray tracing de alto desempenho para renderização e análise geométrica.

15. ssh-chat

O ssh-chat é um servidor SSH personalizado através do qual você pode manter conversas seguras com um número limitado de usuários através de uma conexão ssh. Ele é especialmente projetado para converter seu servidor SSH em um serviço de bate-papo após o qual você recebe um prompt de bate-papo, em vez de um shell típico.

16. PhotoRec

PhotoRec é um software utilitário CLI para recuperação de dados capaz de recuperar arquivos com mais de 480 extensões. É compatível com várias memórias de câmeras digitais, discos rígidos e CD-ROMs.

17. GParted

O GParted é um utilitário GUI para gerenciar partições de disco e é capaz de redimensionar, mover e copiar partições sem perda de dados. É excelente na manipulação de sistemas de arquivos, incluindo xfs, ufs, ntfs, udf, fat16 / fat32, ext2 / ext3 / ext4, btrfs, etc.

18. Restic

O restic é um utilitário baseado em CLI de código aberto para executar backups de forma fácil, segura, rápida e eficiente gratuitamente. Ele usa o Versioning Semântico para sempre permitir a compatibilidade retroativa em uma versão principal.

19. Rclone

O Rclone é um utilitário baseado em linha de comando para sincronizar arquivos e diretórios para e de vários locais de armazenamento, incluindo Dropbox, FTP, Hubic, DreamHost, OVH, Nextcloud, Yandex Disk, etc.

20. Minio

Minio é um software de armazenamento em nuvem privada que fornece armazenamento de objetos escalável e persistente para várias infraestruturas, incluindo Docker, Kubernetes, GCP, etc.

21. Cmus

O Cmus é um poderoso, mas leve, aplicativo de tocador de música baseado em CLI para reproduzir arquivos de áudio do terminal em Sistemas Operacionais Unix-like.

22. Etcher

O Etcher é um utilitário GUI de plataforma cruzada para exibir facilmente e com segurança imagens do SO em cartões SD e unidades USB.

23. Cargo

O Cargo é um gerenciador de pacotes para a linguagem de programação Rust e é eficiente em fazer o download das dependências de Rust necessárias para o seu projeto, bem como compilar os pacotes em pacotes distribuíveis que serão carregados no crates.io.

24. Sayonara Player

O Sayonara Player é um reprodutor de áudio e gerenciador de bibliotecas C ++ para dispositivos Linux. Ele possui várias funcionalidades avançadas, incluindo a extensão de sua lista de recursos com extensões, visualização de diretórios, gravação de webstreams e podcasts, um editor de tags embutido, crossfade, equalizador, etc.

25. Helm

O Helm é um gerenciador de pacotes criado pela Cloud Native Computing Foundation para Kubernetes e fornece aos usuários a maneira mais fácil de descobrir, compartilhar e construir aplicativos Kubernetes.

O Kubernetes, também conhecido como k8s, é um sistema de código aberto para automatizar o gerenciamento, o dimensionamento e a implantação de aplicativos.

]]>