Entenda como investir nas redes sociais pode aumentar as suas vendas
A internet é um espaço perfeito para impulsionar a imagem da sua empresa e aumentar suas vendas. Para isso existem diversas estratégias que visam conquistar um público para o seu produto ou serviço, e uma das mais eficientes é a utilização das redes sociais e seus recursos oferecidos.
Representando um dos mais importantes canais de divulgação da atualidade, as redes sociais são formas de apresentar ao público as informações importantes sobre a sua marca, de uma maneira diferente e menos relacionada às vendas.
Mesmo que constantemente seja utilizada pelos usuários para entretenimento, as redes sociais são úteis para anunciar seus serviços e por isso, as empresas estão investindo cada vez mais na plataforma.
Isso porque, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem as marcas que consomem nas redes sociais, segundo a MarketingSherpa. Os números comprovam não só a importância da presença das empresas nas plataformas, como também a necessidade de utilizar esse recurso.
Por meio das redes sociais é possível estabelecer uma relação descontraída entre a empresa e o público, e vamos entender a seguir como esse diálogo entre ambas pode ser convertido em vendas.
As redes sociais e sua interação com o público
Os canais de divulgação são plataformas usadas para atrair potenciais clientes e transformá-los em consumidores da sua marca. São formas de impulsionar a imagem da empresa no mercado, e é por isso que as redes sociais fazem esse papel muito bem.
Por meio delas é possível mostrar sua marca, a identidade visual da sua empresa e a sua personalidade, buscando engajar o seu público por meio de publicações feitas de acordo com o perfil de seguidores.
Isso significa que, mais do que uma apresentação da sua marca visando vendas, as redes sociais funcionam como uma ferramenta de fidelização, e uma forma de criar esse engajamento é a interação que deve existir com os seguidores.
No Facebook, por exemplo, é possível criar imagens descontraídas com a intenção de interagir, fazer com que os usuários compartilhem, comentem e participem ativamente da campanha de divulgação.
Com isso, a sua marca transmite uma imagem descontraída, algo que para a internet, ainda mais ao falarmos de redes sociais, é algo importante. Principalmente pelo fato de que as pessoas navegam em redes sociais geralmente visando o entretenimento, e não estão abertas o tempo todo para uma publicidade.
Por isso, se sua empresa conseguir relacionar um conteúdo divertido e que ao mesmo tempo seja uma boa apresentação da marca, estará no caminho certo e aproveitando toda a visibilidade que as redes sociais podem proporcionar.
As redes sociais e sua influência nas vendas
As redes sociais são um importante portal de vendas e uma das formas mais eficientes de encontrar clientes na internet. Um portal de vendas consiste na plataforma utilizada para se alcançar o público. Ao se tratar das redes sociais devemos destacar dois dos diversos tipos de portal: vertical e horizontal.
Vertical
Os portais de vendas verticais tem como foco a especialização de todos os seus conteúdos para um público segmentado. Nele, as pessoas compartilham interesses e participam ativamente das discussões sobre a marca.
Horizontal
Por outro lado, os portais de venda horizontais possuem a característica de serem mais genéricos. O foco desse tipo de portal é alcançar um público maior, por meio de conteúdos divididos em categorias, visando resposta, interesse e engajamento.
Entendendo os pontos entre esses dois portais fica mais claro para fazermos uma ligação com as redes sociais e como essa diferença pode ser explorada, não acha?
Pois, as redes sociais podem atender aos dois perfis mantendo a mesma efetividade em cada um deles à sua maneira. Por exemplo: o Facebook, Instagram e Twitter estão entre as redes mais conhecidas e populares, e se enquadram no perfil de rede horizontal.
Isso porque, existe interação e engajamento do público em relação a marca, no entanto, os conteúdos são direcionados para todos os seguidores, que têm em comum apenas um ponto muito claro: o interesse pela marca.
Por outro lado, os portais verticais priorizam um nicho, e geralmente são especializados. Essa característica pode ser destacada por meio da rede social Linkedin, por exemplo.
Em geral, a rede atende ao perfil de consumidores B2B (Empresas vendendo para outras empresas), e cria um espaço virtual e profissional para pessoas que têm como objetivo o crescimento em suas respectivas carreiras.
Utilize as redes sociais para aumentar suas vendas
Na internet existem diversas plataformas para impulsionar sua imagem e engajar o público com seu produto ou serviço. São chamados de canais de divulgação, e as redes sociais estão entre os mais importantes desses canais.
Com elas é possível chegar ao seus seguidores de maneira mais informal, e com isso, não parecer tão direta a intenção da venda. Isso porque, em geral as redes sociais são usadas para entretenimento, e a forma de fidelização por elas precisa ser mais sutil.
Além disso, para as vendas, as redes sociais influenciam e atendem perfis tanto específicos quanto genéricos. Isso é representado pelos portais de vendas destacados como horizontais e verticais.
Com as informações citadas ao longo deste artigo, foi dado um ponto de partida para entender como iniciar um plano de ações pelas redes sociais, visando maior engajamento do seu público com a sua marca.
Com isso, é possível criar uma experiência de interação agradável para os usuários, o que resultará na conquista de mais vendas e no aumento do faturamento da empresa.
Utilizar as redes sociais para impulsionar a sua imagem na internet, além de aproximar a marca do público-alvo, traz maior visibilidade e credibilidade para a sua empresa, melhorando a sua colocação no mercado.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.