Aplicativo de Mobilidade, apps, Blog, Codificar, Negócios, Tecnologia, uber
Como criar um aplicativo tipo Uber? – Saiba tudo sobre o app
junho 19, 2017 -
A Uber é uma empresa norte-americana fundada em 2009 que revolucionou o mercado de mobilidade urbana. O incontestável sucesso da marca serviu de moldes para a criação de outros aplicativos similares que também têm feito um grande sucesso no mundo. Se você quer investir no mercado de aplicativos e se tornar o próximo milionário, confira antes tudo que você precisa saber para criar um aplicativo tipo Uber.
O que é Uber?
A Uber é o aplicativo de transporte mais popular do Brasil e a prova disso é que você provavelmente já viu esse nome em algum lugar antes. Se você não sabe exatamente o que é esse aplicativo não se preocupe que nós vamos explicar o que é o Uber e como ele funciona. O aplicativo Uber surgiu com a proposta de otimizar os serviços de mobilidade urbana. E como ele faz isso? – O Uber através do app disponibiliza motoristas disponíveis próximos à sua localização e ao informar o destino, o aplicativo comunica com algum motorista para que ele possa deixar o passageiro no local onde ele escolheu. Essa dinâmica é muito simples e solucionou o problema envolvido na procura por pontos de táxi, através do Uber em qualquer momento em qualquer lugar há um motorista para te atender. A proposta foi tão bem aceita que o aplicativo se tornou um sucesso, a plataforma hoje está presente em mais de 700 cidades, possui mais de 3 milhões de motoristas parceiros e mais de 93 milhões de usuários ao redor do mundo. São números realmente impressionantes, não é mesmo?Como funciona o Uber?
O aplicativo Uber funciona com uma dinâmica muito simples que faz com que o serviço oferecido seja oferecido de maneira muito otimizada e confortável para os usuários.Para os passageiros:
- Com o aplicativo instalado, o usuário deve criar uma conta e pode fazer isso utilizando as redes sociais, tornando o processo ainda mais simples;
- Os campos de localização atual e destino devem ser preenchido e assim o usuário pode conferir quanto irá custar o trajeto e qual o tempo de viagem. No Brasil, é disponibilizado 3 tipos diferentes de serviço:
- Uber X: A opção mais básica, com carros de 4 portas e ar-condicionado.
- Uber Juntos: Modalidade econômica em que o usuário divide o carro com pessoas que irão fazer um trajeto semelhante.
- Uber select: Carros mais espaçosos por um preço um pouco maior que o Uber X.
- Uber Black: O serviço mais VIP do aplicativo (e consequentemente mais caro), oferece carros sedã e bancos de couro.
- O usuário escolhe a forma de pagamento que pode ser em cartão de crédito ou débito pelo aplicativo ou em dinheiro;
- A corrida é solicitada e o aplicativo se encarrega de buscar um motorista que esteja mais próxima da sua localização de origem;
- O motorista chega ao seu encontro pronto para começar a viagem;
- Chegando no destino, o aplicativo solicita que o usuário faça uma avaliação do motorista afim de um maior controle de qualidade do serviço;
Para os motoristas:
- O motorista deve baixar o aplicativo Uber para motoristas ou entrar no site da empresa para fazer o cadastro. Os requisitos exigidos pela empresa são:
- Carteira nacional de habilitação com a observação “Exerce Atividade Remunerada (EAR)”;
- Ter um veículo de acordo com as especificações de cada cidade (confira aqui);
- Aprovação na checagem de antecedentes criminais;
- Certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV);
- Documentos específicos de acordo com a legislação de cada cidade;
- Depois que reunir essa documentação, basta fornecer informações básicas e aguardar a aprovação da Uber.
- Para começar a dirigir pela Uber, o motorista deve acessar o aplicativo e clicar para ficar online e aguardar a solicitação de uma viagem.
- Quando surgir uma corrida, o motorista deve aceitá-la na tela do aplicativo e a localização do passageiro será disponibilizada para que o motorista se locomova até o local. Ao chegar, o motorista clica na opção de avisar que chegou para que o passageiro possa embarcar.
- O motorista deve iniciar a viagem e assim o destino escolhido pelo passageiro será informado através do GPS, lembrando que o aplicativo Uber possui integração com outros aplicativos geolocalização como o Google Maps e o Waze.
- Chegando ao destino do passageiro, é realizado o pagamento, que pode ser in-app ou no dinheiro. Depois você pode fazer a avaliação do passageiro e aguardar uma nova chamada para corrida.
O que é o modelo Uber de negócios?
O modelo Uber de negócios consiste nas características de versatilidade e otimização dos serviços. Depois que a Uber propôs para o mundo a alternativa de utilizar aplicativos para chamar motoristas particulares, várias opções foram criadas a partir desse princípio. Esse fenômeno popularmente chamado de “uberização”, fez com que além de motoristas, hoje podemos solicitar: médicos, professores, prestadores de serviços gerais, e criar ainda mais segmentos e funções aos moldes do aplicativo Uber.Saiba mais sobre o modelo Uber de negócios clicando aqui