Comparativo Android e iOS – Desenvolver Aplicativos Requer Segurança

Android ou iOS – O que uma empresa que desenvolve aplicativos deve considerar?

Uma empresa que desenvolve aplicativos, bem como softwares de forma geral precisa estar sempre atualizada em todas as questões.
Assim sendo, as plataformas Android  e iOS precisam ser seguras tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário.
Para uma empresa que desenvolve aplicativos é importante que os aplicativos sejam seguros, e que os clientes tenham a ciência da importância da não violação de dados.
Sendo assim, as empresas que desenvolvem aplicativos precisam atuar de forma a entregar a mesma qualidade ao cliente, independentemente do sistema operacional escolhido.

Segurança para empresa que desenvolve aplicativos

Por isso que não somente os usuários, como também as empresas que desenvolvem os aplicativos procuram entender qual é a plataforma mais segura entre o sistema Android e o sistema iOS.

Todavia, quando pensamos em segurança iOs e Android,  o histórico tecnológico sem precedentes que vence essa disputa é o iOS. Ao passo que as diretrizes iOS são rígidas, bem como seus protocolos de segurança.
Entretanto, o Android promete ser uma concorrência ao iOS também no que diz respeito a segurança. Por isso uma empresa que desenvolve aplicativos deve se certificar de todas as possibilidades disponibilizadas pela plataforma quanto a segurança de dados dos clientes, bem como das empresas desenvolvedoras.
Por isso é necessário comparar os sistemas Android e iOS quanto ao que predomina seus processos de segurança.

Processo de Inicialização  e uma empresa que desenvolve aplicativos

Uma empresa que desenvolve aplicativos precisa se atentar a todos os processos oferecidos pelas plataformas.
Sendo assim, a plataforma Android oferece Kernel Linux que promete um alto nível de segurança.

A plataforma Android oferece verificação criptografa em cada estágio de inicialização, e esse é um ponto importante para uma empresa que desenvolve aplicativos.
No entanto, a plataforma iOS oferece segurança através da verificação Low Level Bootloader (LLB), kernel do iOS e iBoot.

Atualização do software de segurança

Uma empresa que desenvolve aplicativos precisa se inteirar das atualizações de software de segurança. Sendo assim, o Android oferece atualizações mensais em seu boletim de segurança. Ao passo que o usuário tem a opção de adiar a atualização sem alterar a operação do dispositivo.
A Apple determina que o usuário esteja sempre com a versão mais atualizada, sendo assim o usuário atualiza o sistema de forma compulsória, ao passo que fiquem seus algumas funções de aplicativos.
Sendo assim, as empresas que desenvolvem os aplicativos e os usuários concordam que o Android ganha nesse quesito.

ID  – O que considera uma empresa que desenvolve aplicativos?

A Apple criou os sistemas de Face ID e Iris Scan, ao passo que o Android está inserido na biometria. Nesse quesito, tanto para as empresas que desenvolvem aplicativos quanto para os usuários o iOS está muito à frente do Android.

Hardware – Fundamental numa empresa que desenvolve aplicativos

As empresas que desenvolvem os aplicativos sabem bem que a segurança do hardware Android depende dos fabricantes. Sendo assim, muitos usuários não entendem a importância do investimento do fabricante na segurança Android.
Essa vulnerabilidade não ocorre com a Apple, já que as empresas que desenvolvem os aplicativos sabem que a Apple tem total domínio sobre a segurança do seu hardware.

Possibilidade de Violação de Dados

A empresa que desenvolve o aplicativo precisa saber lidar com a facilidade de fragmentação do dispositivo. Contudo, o sistema iOS não é aberto, o que o torna muito seguro.
Em contrapartida, o Android não oferece essa segurança, haja vista a variação de dispositivos e versões que funcionam ao mesmo tempo, deixando o sistema aberto e facilitando invasões.

Investimentos em Segurança de Aplicativos

Uma empresa que desenvolve aplicativos sabe que a Apple tem um controle sobre os apps, uma vez que as atualizações muito seguras.
Sendo assim, a Apple examina os aplicativos que não atendem seus critérios, bem como rejeita os inseguros.
Portanto, uma empresa que desenvolve aplicativos precisa atender os protocolos rígidos para ter seu app na Apple.
Todavia, o Android do Google foi negligente nesse quesito por muito tempo, o que gerou sérias violações de dados e fraudes.
No entanto, o Google incentiva que empresas que desenvolvem aplicativos testem seus apps de forma rígida. Isso porque a empresa investiu em inteligência para detectar e remover aplicativos maliciosos.

Comparativo em quatro fatores

Para entender melhor qual sistema é melhor, uma empresa de aplicativos precisa considerar quatro fatores, sendo eles: Segurança do Marketplace, popularidade da plataforma, contagem de fabricantes de dispositivos e segurança do código fonte.

Segurança do Marketplace

A abrangência da Play Store amplia o número dos usuários do Android, ao passo que significa também uma oportunidade para hackers. Por isso esse é um ponto importante para uma empresa que desenvolve aplicativos, passar segurança ao usuário.

Popularidade da plataforma

O fato de o Android ser mais popular em termos de usuários que o iOS não o desmerece em questões de segurança. Todavia, quanto mais usuários uma plataformas tem, mais chances ela também tem de ser hackeada.
Por isso uma empresa que desenvolve aplicativos precisa estar atenta as novidades de segurança das plataformas. Haja vista que os aplicativos Android precisam de mais enfoque para ficar a prova de violações de segurança.

Contagem de fabricantes de dispositivos

Por conta do volume alto de fabricantes o Android não tem controle dos recursos que garantem segurança aos usuários. Todavia, a Apple concentra a fabricação dos seus dispositivos, o que garante a segurança total do produto.

Segurança do código fonte

Uma empresa que desenvolve aplicativos entende que a segurança do código fonte das plataformas interfere diretamente nas funcionalidades para deter malwares.
A Apple acompanha o código-fonte e tem funcionalidades como SSL Pinning no iOS. Sendo assim, o Android tem tentando compensar seus usuários na questão código fonte.
O Google contratou hackers para atuar encontrando as vulnerabilidades do sistema, o que é importante para uma empresa que desenvolve aplicativo. Assim surgiu o Google Play Protect que aumenta a segurança do Android.

Qual plataforma é a melhor, iOS ou Android?

Em questão de customização o Android sai na frente. No entanto, se pensar em segurança o iOS é muito mais seguro.
Para uma empresa que desenvolve aplicativos para as duas plataformas, essas particularidades precisam ser consideradas, ao passo que o aplicativo precisa funcionar bem nas duas plataformas.
Sendo assim, a empresa que desenvolve aplicativos precisa entregar o aplicativo mais seguro ao usuário, dentro do que as plataformas permitem.

Quer segurança no seu aplicativo?

Nós da Codificar temos vários apps já prontos, que serão apenas ajustados e personalizados ao seu negócio. Com isso, você diminuirá ainda mais o preço e tempo do desenvolvimento do aplicativo.
Aparecer no mercado digital cria muito mais oportunidades de investimento, e opções ilimitadas de empreendimento. Independente de sua idéia, nós podemos ajudar você a começar um aplicativo.
A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 12 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas white label.
Para saber mais sobre nossos produtos de prateleira, preencha o formulário abaixo: