Como promover seu aplicativo nas redes sociais

É difícil ser um empreendedor do mundo dos aplicativos. Você passa longos dias e noites projetando o aplicativo perfeito para o seu negócio. E, se os deuses dos dispositivos móveis sorrirem para você, seu produtos será capaz de ter sucesso suficiente para fazer uma diferença positiva no número de pessoas que passam pelo porta da frente de sua empresa.

Você não está procurando ocupar o mesmo ar rarefeito que o Angry Birds com seus bilhões de downloads. Você ficaria satisfeito com alguns milhares de pessoas que simplesmente expandiram o reconhecimento da marca de sua loja para a comunidade local.

A coisa a ter em mente é que o marketing de sucesso de um novo aplicativo deve significar mais do que apenas abrir a carteira e jogar dinheiro ao acaso. Deixe isso para as grandes empresas, com seus orçamentos de anúncios de trilhões de dólares. Você, meu amigo, está prestes a aprender uma maneira mais inteligente de rolar com mídias sociais e conteúdo.

A diferença entre encontrar clientes e criar clientes

Aplicativos de sucesso são assim porque – por sorte ou planejamento – surgiu a demanda por isso. Essa demanda pode ser criada de maneira rápida e barata, por meio de conteúdo atraente enviado para plataformas de redes sociais, conteúdo que fala de maneira pessoal para uma pessoa e que a leva a procurar seu aplicativo. A publicidade tradicional só os encontra, e nem sempre muito bem. Esta não é uma diferença insignificante, e é uma que você deve entender.

Para motivar sua parte dos 3,74 bilhões de pessoas que usam a internet, e provavelmente baixarão seu aplicativo dentre todas as opções, você precisa arregaçar as mangas, estalar os dedos e começar a criar um emaranhado de conteúdo, que faz com que as pessoas falem sobre seu aplicativo em vez do seu concorrente.

Como as redes sociais são os melhores campos de ação livre, que não liga se você é uma empresa de trilhões de dólares ou uma startup de mesa de cozinha, ela é perfeita para um empreendedor que tem mais tempo do que dinheiro.

Passo 1 – Crie muito conteúdo – e isso não é exagero

Antes de entrarmos nas especificidades de onde colocar todo o conteúdo que você vai criar, vamos passar do ponto de vista do que deveria ser.

Um bom lugar para começar seria relacioná-lo de alguma forma ao seu aplicativo, certo? Isso faz sentido.

Digamos que você tenha um aplicativo para sua cafeteria. Realize um concurso que ofereça uma bebida diária gratuita por um mês para a pessoa que tiver a melhor resposta para a seguinte pergunta: “Por que eu preciso desesperadamente de uma segunda xícara de café nesta manhã”.

Acredite: as pessoas gostam de coisas grátis. É impossível errar com essa estratégia, e dar uma xícara de café grátis todos os dias durante um mês é um custo insignificante comparado ao interesse que ela atrairá.

Que tal vídeos, curtos e fascinantes, dos bastidores do seu desenvolvedor de bebidas, tendo ideias de como criar latte perfeito? O cérebro humano adora personagens e histórias. Forneça-os.

Uma das razões pelas quais o Angry Birds explodiu tão rapidamente foi uma série de vídeos que expandiu o aplicativo com um universo de histórias.

Tenha a atenção de um influenciador

Mais fácil falar do que fazer, certo?

Essas pessoas recebem mais do que algumas solicitações por dia para recomendar um ou outro produto, mas isso não significa que você não deveria tentar! Junte o seu mais louco, mais criativo, persuasivo e tente.

Lembre-se de que você não precisa de uma recomendação do CEO dos Starbucks. Não há necessidade de ficar preso em ter que alcançar o cara ou a garota mais famosa da internet. Qualquer audiência maior que a sua pode valer a pena.

Este é um processo interativo, no qual cada pessoa falando sobre você aumenta o impulso da bola de neve rolando morro abaixo. Concentrre as opções a algo realista e factível. Pense em sua cena local. Há sempre algumas figuras interessantes com um número saudável de seguidores.

Pode ser algo simples, como elogiar seu negócio e deixar os seguidores saberem que você existe. Ainda melhor se você puder descobrir uma maneira de criar um investimento conjunto. Não é uma estratégia que só funciona para empresas de bilhões de dólares. Essa abordagem pode funcionar para você. Agora mesmo. Tudo o que você precisa é de um produto ou serviço e outro empreendedor local criativo.

Aprimore sua estratégia para a plataforma

Disparar o mesmo conteúdo para uma dúzia de diferentes plataformas de mídia social provavelmente acabará sendo uma perda de tempo.

Aqui está a verdade: diferentes demografias de pessoas habitam diferentes espaços na internet. O usuário típico do Instagram não é o mesmo que um usuário do Facebook ou um usuário do Quora. Com cada um, elabore uma estratégia que inclua:

  • Criação de uma mensagem direcionada
  • Escolha de um tom de voz
  • Pesquisa de seu público-alvo para descobrir onde estão on-line
  • Decidir sobre um orçamento – sim, pode ser nada de primeira

A seguir estão algumas idéias específicas para você começar:

Instagram: Humanos são criaturas visuais. É por isso que as imagens e o vídeo se tornaram uma maneira de consumir conteúdo. Como o Instagram é de longe a plataforma de mídia social visual mais popular, por que não pegar o celular com câmera e começar a exibir fotos e videoclipes tentadores da vida diária em torno de sua loja? Esta é habitada principalmente por senhoras e senhores mais jovens, predominando entre 18 e 29 anos. Existem poucas pessoas com mais de 50 anos usando o Instagram.

Quora: Você pensar. “Quora? Isso não é apenas um site estúpido de perguntas e respostas?” Você está certo sobre isso – exceto a parte estúpida -, mas outra coisa que as pessoas gostam é ter as perguntas mais complicadas da vida respondidas por especialistas. Você, é claro, designará um membro de sua equipe como especialista e preencherá sua conta com nomes e cargos impressionantes (e reais). Encontre uma pergunta relevante e, em seguida, responda com uma resposta detalhada, emocionante e divertida para ler, que acaba sendo votada diretamente para o topo da pilha. Que som é esse? Deve ser o contador de download do aplicativo girando! Essa plataforma funcionaria melhor se você busca um alcance mais amplo.

Facebook: Não podemos sair sem falar sobre o avô da mídia social. Esta é uma abordagem de “construa e eles virão” porque você provavelmente não terá uma tonelada de seguidores logo de cara. Basta manter um bom conteúdo que não seja vantajoso nem agressivo. Fazer as pessoas rirem ou pelo menos sorrir a um longo caminho. Esta plataforma é ótima para SEO e ainda pode criar um buzz incrível sobre o seu aplicativo, se você fizer tudo certo.

Conclusão

Com o que parece ser uma nova plataforma de mídia social criada diariamente, o pensamento de tentar se manter relevante em cada um deles é o suficiente para fazer com que você fique on-line – o que tornaria difícil comercializar um aplicativo.

Vamos sugerir que você não morda mais do que pode mastigar. Limite-se ao número de contas que você pode manter com conteúdo novo, porque uma conta de rede social obsoleta é pior do que nenhuma.

Escolha uma e comece a rolar. Então encontre outra. E depois mais uma. Não seja pego na corrida maníaca para ter uma presença em todos os lugares. Esse caminho é uma loucura. Obrigado pela leitura e boa sorte!