Como identificar o orçamento de seu aplicativo em 5 passos

Para criar um produto digital de sucesso, empreendedores precisam lidar com um bom planejamento. Como os serviços da área de desenvolvimento não são exatamente baratos, é vital que todos os projetos digitais tenham um detalhamento bem pensado, e um orçamento bem organizado. Assim, você será capaz de entender onde você pode cortar gastos, e onde deve investir.

A Codificar está há mais de 10 anos no mercado de aplicativos, e temos bastante experiência no desenvolvimento de grandes projetos. Neste artigo, trouxemos 5 passos simples para ajudá-lo a descobrir o melhor orçamento para a criação de seu aplicativo.

Defina suas metas antes de começar o desenvolvimento de seu aplicativo

O desenvolvimento de aplicativos mobile pode ser uma tarefa complicada. Sendo assim, se você quer que sua ideia seja desenvolvida de forma clara junto aos desenvolvedores e designers, você precisa, primeiramente, definir todos os detalhes.
Os passos que vamos descrever abaixo vão influenciar no custo final do desenvolvimento de seu app, e têm grande parte no orçamento total de desenvolvimento de seu projeto.

1. Defina o propósito de seu aplicativo

Existem vários motivos pelos quais você pode querer desenvolver um aplicativo. Vamos considerar os mais comuns. Você quer desenvolver um aplicativo para:

A) Aumentar suas oportunidades de mercado

Você tem uma marca física, ou até mesmo na forma de um e-commerce, mas você quer oferecer uma experiência mobile aos seus clientes, e conseguir vender mais. Grandes empresas, como o Walmart, tiveram esta mesma motivação. A principal razão para que marcas migrem para o mundo do comércio mobile é o crescimento exponencial de usuários de dispositivos mobile

B) Construir sua própria ideia

Você teve uma ideia incrível, mas não tem ideia de como fazer todo o desenvolvimento. Você pode contratar uma equipe de desenvolvimento para te ajudar. Existem centenas de histórias de sucesso envolvendo empresas que fizeram o outsource de profissionais  para a implementação de suas ideia. Por exemplo a Slack, empresa que hoje vale mais de 3 bilhões de dólares, utilizou o outsource de profissionais de TI para o desenvolvimento de seu produto, nos primeiro estágios do projeto. A Opera confiou em profissionais de diferentes países para criar sua plataforma. Outro exemplo é o Skype, que contratou uma equipe de desenvolvedores da Estônia para a construção de seu negócio.

C) Superar a competição

É difícil encontrar alguma área de negócio em que a produção de uma solução mobile é inútil ou inapropriada. Em um ambiente de grande competição corporativa, as empresas que utilizam a revolução mobile ao seu favor são capazes de dominar as outras. Sendo assim, este cenário envolve empreendedores que não querem perder oportunidades, ou ficar para trás. O aplicativo da Taco Bell é um grande exemplo.

D) Engajar seus clientes

Você quer construir uma plataforma para engajar seus clientes, assim como a Nike fez, com o aplicativo Nike+. Eles não apenas construíram um aplicativo útil para seu público alvo, mas também conseguiram uma oportunidade para promover sua marca em espaços digitais.
Dependendo do cenário em que você se encontra, as ferramentas e a estratégia de marketing de seu aplicativo pode variar bastante.
Como você sabe, tempo é dinheiro. Então, quanto mais demorada for a criação de seu projeto, mais capital deve ser dedicado ao desenvolvimento de seu aplicativo.

2. Selecione a plataforma

A escolha de plataforma é um fato muito importante, e vai afetar o orçamento dedicado ao seu aplicativo. É óbvio eu se você decidir desenvolver para Android, iOS e Windows, o custo de desenvolvimento será diferente de escolher apenas uma ou duas plataformas.
Vale levar em consideração que o desenvolvimento Android costuma ser mais caro que o desenvolvimento iOS. Isso acontece porque os dispositivos que utilizam o Android como sistema operacional possuem grandes diferenças entre si, e uma grande variedade de versões e tamanhos de tela. Sendo assim, seu aplicativo deve ser otimizado para o maior número possível dessas situações.
O melhor jeito de escolher entre as plataformas é conduzir uma pesquisa com seu público alvo. Assim, você saberá exatamente em quais dispositivos consegue encontrá-los. Também é válido observar a concorrência, e entender em quais plataformas os serviços estão presentes.

3. Decida entre o desenvolvimento próprio ou o outsource

O desenvolvimento próprio pode ser problemático, já que você deve contratar profissionais. Além disso, você vai precisar de espaço e um escritório para seus novos colaboradores, assim como deve oferecer salários compatíveis com o serviço realizado em sua área. Todo este trabalho pode ser inviável para muitas startups. Com pouco dinheiro no orçamento, e sem as habilidades técnicas necessárias, o desenvolvimento de aplicativos se torna uma tarefa ainda mais complicada.
Quando você coopera com empresas especializadas em desenvolvimento, como a Codificar, você consegue um produto de grande qualidade. Como já dissemos antes, uma grande variedade de stratups escolheram esse tipo de desenvolvimento bem antes de contratarem desenvolvedores próprios.
A verdade é que muitas das grandes empresas de tecnologia, como a Google e a Microsoft, ainda utilizam o outsourcing como uma forma de cortar despesas, e manter seus desenvolvedores focados no desenvolvimento de seus próprios serviços.

4. Avalie as ferramentas de seu aplicativo

As ferramentas que você deseja implementar em seu aplicativo afetam diretamente o seu orçamento de desenvolvimento. Por este motivo, é interessante fazer uma lista de ferramentas que precisam ser criadas. Isso vai ajudá-lo a entender quais problemas seu aplicativo pretende resolver, e pode ser necessário para ajudá-lo a explicar seu projeto aos desenvolvedores responsáveis pelo projeto.
Você pode incluir nesta lista toda e qualquer ferramenta que você gostaria de ter em seu produto final, desde o registro de novos usuários até compras feitas dentro do aplicativo, ou a integração com redes sociais ou outras plataformas.

5. Estime seus ganhos e defina metas

Assim como qualquer outro negócio, um aplicativo precisa de metas e objetivos claros. Afinal, você precisará saber quanto tempo será necessário para cobrir o investimento necessário, e quanto poderá investir nos esforços de marketing e promoção de seu aplicativo, ou para acrescentar novas ferramentas. Desse modo, você terá uma boa linha de investimento, e saberá quanto pode ser utilizado futuramente em seu aplicativo.
Além disso, ao analisar a demanda de um aplicativo como o seu, é possível calcular metas possíveis para seu produto. Mesmo assim, existem várias dificuldades, já que é muito difícil prever tantos fatores e o comportamento dos usuários.
Esperamos que todas as dicas possam facilitar os cálculos necessários para definir o orçamento de seu aplicativo. De qualquer forma, você também deve levar em consideração despesas com marketing, já que é algo integral para garantir o sucesso de seu produto.

Porque investir no marketing de meu aplicativo

Apenas desenvolver seu aplicativo, e colocá-lo nas lojas de app, não resolve todo seu problema. Os dias em que você poderia conseguir milhares de clientes contando apenas com a sorte e boas recomendações já passaram. Existem, hoje, mais de 2.2 milhões de aplicativos na loja da Apple, e 2.8 milhões na Google Play. Então, como pode perceber, a competição é muito grande.
A maioria dos usuários descobrem novos aplicativos através de buscas na loja de aplicativo que utilizam, ou procurando nas listas de melhores aplicativos. Então, se você pretende conseguir um grande número de usuários, você precisa lutar pelas primeira posições nas lojas de aplicativos.
Essa, porém, não é a única forma de ganhar usuários. Vamos usar como exemplo um negócio já existente. Ele já possui uma base de clientes, então os esforços investidos nos marketing podem ser ainda mais focados.
Investir em promover seu produto utilizando meios offline, junto aos digitais, pode ser um bom exemplo. Essa forma de marketing pode ser efetiva, pois informa seus clientes do aplicativo, e pode conseguir novos clientes.

Como calcular o orçamento de marketing para meu aplicativo

Já falamos em nosso blog sobre várias formas grátis de promover seu aplicativo. Neste artigo, vamos falar sobre como você pode construir um orçamento interessante para promover seu aplicativo, utilizando a publicidade paga.
Essa forma de promoção é uma boa escolha, caso você deseje atrair novos usuários, se seu produto for direcionado a uma grande fatia do mercado.

1. Decida o número de instalações

Para calcular um orçamento médio de marketing, você precisa saber quantos usuários você deseja que instalem seu aplicativo. Além disso, você também precisa entender quantos usuários você consegue atrair de forma financeira.
De acordo com cálculos do Smart Insight, para conseguir alcançar o top 10 da categoria de música, na App Store dos Estados Unidos, são necessárias aproximadamente 111,551 instalações diárias. Para entender o número de downloads necessários em outras categorias, você pode procurar pelo número de instalações diárias dos principais aplicativos da categoria que deseja investir.
Chegando no topo, você pode aumentar suas instalações orgânicas até três vezes, em apenas alguns dias.

2. Defina o custo por instalação

O custo por instalação (CPI) é uma métrica importante do marketing mobile. Ela ostra o valor que deve ser utilizado para conseguir cada instalação. O valor aproximado está entre $1,20 e $1.60 dólares, dependendo da eficiência da publicidade veiculada.
Dessa forma, utilizando o preço de $1.20 por instalação, você deve multiplicar pelo número de instalações necessárias. Vamos usar 111,551 como exemplo. Seriam necessários $133,861,00 de investimento. Porém, para conseguir alcançar o topo, você precisa manter este resultado por algum tempo. Se pensarmos em três dias, temos um investimento total de $401,583,00 dólares.

3. Consiga downloads

O CPI não será gerado sozinho, e existem várias formas de conseguir alcançá-lo.
Por um lado, você pode contratar analistas de marketing para que fiquem responsáveis pela análise de plataformas eficientes, como o Facebook, Twitter, etc. Depois do lançamento da campanha, eles podem ver de onde vêm os principais usuários, a duração do uso e com qual velocidade eles costumam deletar o aplicativo. Por fim, você consegue uma lista das plataformas que dão mais resultados, e quais trazem os melhores usuários.
Outra forma é o uso do marketing automatizado. Estes serviços analisam o comportamento do usuários e escolhem as plataformas mais eficientes, trazendo usuários de boa qualidade com um preço menor.
Se você deseja saber mais sobre a criação de um aplicativo, ou precisa de ajuda para entender o orçamento exato para criar seu próprio produto, entre em contato conosco e conheça nosso serviço de Desenvolvimento de Aplicativos:
Desenvolvimento de aplicativos

 

]]>