Como funcionam os sites de Crowdfunding?
Sites de crowdfunding têm se tornado cada vez mais populares. Através desses sites é possível administrar as “vaquinhas” criadas de uma forma mais fácil pois eles oferecem diferentes formas de pagamento, administram todos os contribuintes e facilitam a divulgação da campanha de arrecadação através de link próprio e até impulsionamento dentro do site. Quer saber mais sobre como funcionam os sites de crowdfunding? Continue lendo esse artigo!
O que é crowdfunding?
É comum ter uma boa ideia mas não possuir capital suficiente para investir. Também conhecido como financiamento coletivo, o crowdfunding surgiu como uma solução para essa situação. Essa “técnica” consiste basicamente em divulgar o projeto para as pessoas e pedir contribuições para que o idealizador consiga colocar o projeto em ação através do financiamento de várias pessoas, basicamente a famosa vaquinha.
Muitas startups começaram ou até mesmo receberam grandes incentivos através de crowdfunding e posteriormente multiplicou o valor da própria empresa com a ajuda de amigos, familiares e apoiadores do projeto.
Sites para Crowdfunding
Visando a demanda de projetos que necessitavam de financiamento, muitos sites foram criados com a intenção de facilitar a administração e a divulgação de campanhas. Conheça a seguir alguns dos principais sites de Crowdfunding disponíveis no Brasil:
Catarse
O Catarse foi a primeira plataforma de financiamento coletivo no Brasil. Em Janeiro de 2011 o site foi colocado no ar com a proposta de financiar projetos de cunho artístico.
No Catarse existe 3 formas de financiamento:
- Tudo ou nada: Os criadores do projeto estabelecem a meta e um período de divulgação, caso a meta não seja batida o dinheiro arrecadado volta para os doadores. Já quando a meta é alcançada, o site fica com 13% do valor e o restante é repassado para os idealizadores do projeto.
- Flexível: Nessa modalidade o dinheiro é repassado independentemente se a meta for batida ou não. A taxa paga para o site também é de 13%.
- Recorrente: Esse é um plano de assinatura para que os apoiadores possam doar um valor fixo mensalmente e estar constantemente apoiando o projeto que escolher.
Kickante
Fundado em 2013, a plataforma Kickante não possui segmentação. Qualquer tipo de projeto pode ser publicado, desde ajudar no financiamento de tratamentos de saúde até lançamento de produtos.
Há possibilidade de realizar projetos no modo flexível e tudo ou nada e a porcentagem dada ao site é de apenas 10%.
Benfeitoria
Voltado para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental, o site Benfeitoria não cobra taxas obrigatórias em cima das arrecadações. Diferente das outras plataformas, nesse site de crowdfunding o usuário é quem decide se quer ou não contribuir com algum valor pelo serviço prestado.
Patreon
O Patreon funciona de uma forma um pouco diferente. Ao contrário dos demais, nesse site é disponibilizado uma espécie de assinatura de projetos e através dele é doado um valor mensal que dará alguns benefícios para os apoiadores.
StartMeUp
O site StartMeUp é voltado para equity crowdfunding de Startups. Nessa modalidade de financiamento, os usuários podem investir nos projetos e o valor é convertido em participações na empresa.
Conclusão
Se você tem uma ideia e está precisando de investimentos para começar o seu negócio, sites de financiamento coletivo podem ajudar você a conseguir colocar seu projeto em prática. Escolha a melhor opção, conte com ajuda de amigos e conhecidos mas não deixe de lado a oportunidade de investir no seu próprio negócio!
Agora que você sabe como funcionam os sites de crowdfunding, já pode começar a investir no seu projeto de aplicativo!
A Codificar é uma empresa de tecnologia presente no mercado há mais de 12 anos. Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento do nosso serviço de desenvolvimento de aplicativos.