Como criar um aplicativo rentável de sucesso
O mercado de aplicativos no primeiro semestre de 2019 movimentou mais de 40 bilhões de dólares, apresentando um crescimento de 15% do que no mesmo período do ano passado. Com isso em mente, muitos empreendedores vem investindo nesse mercado e faturando milhões através do desenvolvimento de apps. Quer investir na sua ideia e se tornar o próximo bilionário? Veja antes 10 dicas para criar um aplicativo rentável!
1. Trace o objetivo
Atualmente há um grande número de aplicativos com as mais diversas funções. Por isso, antes de começar o seu projeto é preciso pensar muito bem qual será o objetivo do seu aplicativo, definir quais serão os diferenciais e entender porque as pessoas teriam interesse nesse novo produto. Um fator determinante para o sucesso seria a inovação, aplicativos que trazem uma novidade para o mercado são facilmente rentáveis.
2. Defina o público-alvo
Quando nós conhecemos a pessoa com quem estamos conversando parece que tudo flui de uma maneira mais fácil, não é? No caso de criar um aplicativo rentável funciona basicamente da mesma forma. É muito importante saber qual público você deseja atingir para entender quais são as necessidades, desejos e objeções dele. Com essas informações, o planejamento da sua ideia será bem direcionado e a comunicação do seu aplicativo será eficiente, resultando uma grande aceitação do público.
3. Escolha a monetização
Para criar um aplicativo rentável, é necessário saber como você irá fazer para ganhar dinheiro com ele. Tendo em mente o objetivo do seu app e o público-alvo é hora de saber como ocorrerá a monetização. Existem várias formas de se monetizar um aplicativo, mas os métodos mais comuns são:
- Venda direta: Cobrar um valor para poderem baixar o aplicativo;
- Compras in-app: Disponibilizar uma versão gratuita e a opção de compra de assinaturas premium que garantirão alguns benefícios;
- Publicidade: Conceder espaços para que outras marcas possam pagar para anunciar dentro do aplicativo.
Esses são só alguns exemplos. Escolha a melhor forma ou quem sabe, faça até uma combinação entre os tipos e consiga dinheiro através do seu aplicativo.
4. Faça a análise de requisitos
Após ter planejado toda a ideia do seu aplicativo é hora da análise e engenharia de requisitos. Essa é uma etapa indispensável do processo e será a responsável por determinar tudo que o seu modelo de aplicativo deve ter para que funcione e cumpra bem suas funções. Essa análise deve ser feita por profissionais qualificados do ramo de desenvolvimento de aplicativos para que cada detalhe seja muito bem calculado.
5. Desenvolva seu aplicativo
Com a base do projeto bem definida, inicia-se o processo de desenvolvimento do seu aplicativo. Para isso, é necessário que uma equipe de desenvolvedores se pautem através da análise de requisitos e comece a tirar tudo do papel, criando ferramentas, design, e a prototipação da plataforma até chegar em um modelo altamente funcional. Caso você não seja programador, procure uma empresa especializada na área e que irão garantir que o seu projeto de aplicativo rentável fique perfeito.
6. Faça testes
Para ganhar dinheiro com aplicativo é necessário que ele seja praticamente livre de erros, afinal, ninguém gosta de apps que vivem travando e não funcionam adequadamente. Por conta disso, a fase de testes possui grande importância no processo e deve ser realizada antes do lançamento para que qualquer erro seja detectado pela equipe de desenvolvedores e não pelos usuários finais.
7. Publique nas plataformas
Depois da sessão de teste e a certeza de que o seu projeto de aplicativo rentável está funcionando perfeitamente, é hora de lançá-lo nas plataformas Android e IOS e aguardar os downloads dos usuários.
8. Invista em campanhas de marketing
Após o lançamento é necessário atrair usuários. Para que o seu aplicativo seja rentável é preciso um grande número de usuários e para isso é indispensável que as pessoas o conheçam. Portanto, estabeleça estratégias e campanhas de marketing para garantir o sucesso do seu aplicativo.
9. Saiba a opinião dos usuários
Saber como está sendo a experiência dos usuários do aplicativo é muito importante para garantir a satisfação e fidelizá-los. “Ouvindo” a opinião das pessoas, é possível melhorar cada vez mais o seu aplicativo e torná-lo cada vez melhor a cada atualização.
10. Faça manutenções
Para que o seu aplicativo rentável continue no mercado é indispensável a manutenção. Sempre é possível fazer melhorias e manter a satisfação dos usuários, além de corrigir erros que podem surgir posteriormente.
Conclusão
Desenvolver uma ideia para aplicativo é uma excelente forma de empreender. Com um planejamento bem feito e uma equipe de desenvolvedores altamente qualificada, você pode criar um aplicativo rentável e ganhar muito dinheiro com ele.
Tem uma ideia e quer criar um aplicativo rentável?
A Codificar é uma empresa de tecnologia presente no mercado há mais de 12 anos e especializada no desenvolvimento de aplicativos. Dê o próximo passo para o seu sucesso e entre em contato com a nossa equipe para receber mais informações.