Conteúdo, conversão, CRO, Google Analytics
Como configurar as metas do Google Analytics e ganhar mais conversões
dezembro 9, 2014 -
Por que configurar metas? O tráfego está ótimo, mas os visitantes estão saindo imediatamente? Estão comprando seus produtos ou serviços, fazendo consultas ou tomando ações que você gostaria que tomassem? As metas te dão uma forma simples de mensurar o que é importante para você no seu site. Onde configurar as metas? Quando você estiver logado no Google Analytics selecione “admin” no menu, no top da sua tela, e selecione “metas”. Quais tipos de categorias de metas estão disponíveis? As metas são divididas nas categorias: rendimento, aquisição, busca por informações e engajamento. Para cada meta existem modelos disponíveis e você também pode fazer um modelo padrão, baseado nos seus requerimentos.
- Rendimento – Alguém chegou no seu site e fez o processo para comprar um produto. Você pode designar um valor para vendas e também especificar um funil, como por exemplo, uma série de etapas (páginas) que o cliente de vê passar para comprar um produto, com o funil você pode descobrir em que estágio as pessoas estão abandonando a compra.
- Aquisição – Um critério chave para você pode ser as contas que os clientes criam.
- Busca por informações – Seus visitantes fazem contato com você, como por exemplo, preenchendo um formulário.
- Engajamento – Você pode medir como os visitantes engajam com o seu conteúdo, como por exemplo, por quanto tempo eles assistem os seus vídeos.
- Destino – Uma meta pode ser atingida chega a alguma página específica. Por exemplo, após alguém comprar um produto, ela chega na página de agradecimento. O Google sabe que a meta foi atingida pois a única forma de chegar na página de agradecimento é fazendo uma compra.
- Duração – Você pode acompanhar o tempo gasto no seu site. Se as pessoas estão ficando 30 segundos no seu site, é suficiente para que eles leiam suas matérias ou comprem seus produtos?
- Páginas/Telas por sessão – Quanto mais páginas as pessoas visitam no seu site, mais engajadas elas estão.
- Evento – você pode querer acompanhar algum evento específico, por exemplo a exibição de um vídeo no seu site.
- Visão geral – Você pode ver o número de metas concluídas, o valor de qualquer meta (se você fez algum) e a taxa de conversão de metas.
- Meta de URLs – Se você definiu uma meta de destino você pode ver as conversões para cada resultado de página. Por exemplo, se você tivesse 3 metas e todas elas levassem a diferentes páginas de agradecimento, você poderia revisar as conversões para cada página.
- Caminho reverso da meta – Isso mostra de onde um visitante veio antes de completar uma meta.
- Visualização de funil – Isso mostra de onde suas principais conversões estão vindo, que podem ser de postagens populares no blog, sue página principal, etc.
- Fonte – Isso mostra de onde os visitantes originalmente vieram antes de converter. Eles foram remetidos de um site em que postaram o seu site? Ou foram remetidos do Facebook, etc?