Como aplicativos podem ajudar nos negócios?

Considerado um dispositivo inseparável e com diversas funcionalidades tanto para a vida pessoal quanto profissional, os smartphones se tornaram praticamente uma extensão do corpo.

Em qualquer lugar do Brasil que você for poderá ver que as pessoas estão utilizando os aparelhos a todo momento e para diversas atividades. 

Em 2016 o número de smartphones já havia superado a quantidade de habitantes no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Em 2019 foram registrados 230 milhões de smartphones ativos, segundo a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Com tantos aparelhos funcionando ao mesmo tempo, as empresas procuram cada vez mais entender como vender mais e otimizar a produtividade se aproveitando dessa tecnologia.

Pensando nisso, separamos este conteúdo com algumas explicações, para que fique claro o motivo desses aplicativos serem tão influentes e eficientes nos negócios. Acompanhe!

Entenda a importância dos aplicativos nos dias de hoje

Os aplicativos são os grandes responsáveis por esse era de tablets e smartphones que vivemos atualmente. Para comprovar isso, acompanhe os avanços tecnológicos constantes dos smartphones.

Anualmente surgem novos modelos em um ritmo tão acelerado quanto o possível de se consumir. O motivo disso é a concorrência das grandes organizações tecnológicas que, para se manterem competitivas no mercado, precisam de modelos novos constantemente.

Para os aplicativos é igual. A concorrência cria a necessidade de investimentos na área, o que torna esse espaço também competitivo. Aumentando a quantidade de aplicativos disponíveis na loja, a qualidade e o diferencial também se tornam essenciais. 

Com essa realidade fica evidente o quão importante é o investimento em tecnologia das empresas. Além de um recurso importante para trazer visibilidade ao negócio, é também uma forma de engajar os clientes.

Conheça as vantagens de usar aplicativos empresariais

Para ficar clara a importância dos apps para as empresas, imagine um negócio que envolva vendedores externos, que passam o tempo na rua lidando diretamente com potenciais clientes.

Pensando nesse aspecto, a comunicação precisa ser eficiente e funcional. Por meio de um aplicativo é possível organizar tudo, desde os detalhes técnicos das tratativas com clientes até a finalização da compra. 

Um aplicativo pode ser desenvolvido para auxiliar as negociações de maneira eficiente e facilitando a ação dos vendedores.

Isso descomplica processos feitos manualmente e reduz possíveis erros humanos, uma vez que, a repetição de certos processos pode resultar em falhas. Reduzir os erros aumenta a produtividade, impulsiona os lucros e traz mais credibilidade para a sua marca. 

Além de vendas externas, um outro exemplo da utilidade dos aplicativos para empresas é na gestão de estoque. Por meio de um app é possível controlar toda a área de logística, emitindo laudos eletrônicos e trazendo eficiência para a gestão empresarial.

Utilize aplicativos na sua empresa

Os smartphones são utilizados por muitas pessoas no Brasil, e grande parte disso acontece devido a quantidade de aplicativos criados diariamente.

Esses aplicativos trazem diversas funcionalidades e facilidades ao cotidiano, e para as empresas, pode ser um auxílio no que diz respeito a produtividade.

Por meio deles, o setor de logística, por exemplo, pode organizar o estoque com o auxílio de um aplicativo que, dependendo das funcionalidades, pode cuidar de tudo que entra e sai de vários lugares ao mesmo tempo, sem a necessidade de um controle manual.

Mesmo que os aplicativos sejam ótimos para o entretenimento, no que diz respeito a praticidade e aumento da produtividade também podem ser extremamente eficientes. 

Se usados adequadamente, por meio de uma boa plataforma, é possível aproveitar todos os recursos do aplicativo e aumentar a produtividade do seu negócio.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.