Como a tecnologia vai mudar nossa vida nos próximos 5 anos
Status atual dessas tecnologias
De acordo com a pesquisa, em torno de 20% das empresas já estão utilizando dispositivos voltados para a internet das coisas, e mais de 40% planejam adotar em um futuro próximo. A impressão 3D é utilizada em 11% das empresas, e há uma previsão de aumento para 22%
A última tecnologia a ser inserida nessas empresas é a realidade virtual, com 7% do uso, e a previsão de crescimento é de apenas 13%. Sendo assim, a realidade virtual é a tecnologia menos utilizada dentre essas empresas, segundo a pesquisa.
E a inteligência artificial?
A inteligência artificial é usada por apenas 3%, mas a previsão de adoção da tecnologia sobe para 25% nos próximos anos. A parte interessante é que, se a inteligência artificial é ligada aos assistentes virtuais, como a Alexa e a Cortana, a porcentagem de utilização sobe para 19%, e a previsão de adoção cresce para 46% nos próximos anos. Esse pode ser um indicador que ainda é uma desconexão entre a definição de inteligência artificial.
Fatos interessantes sobre a indústria
A pesquisa realizada pela spiceworks.com também descobriu como essas tecnologias se diferenciam entre as indústrias:
- A maior implementação da impressão 3D está na indústria da educação, com 46% das empresa. Essa indústria também é responsável pela maior taxa de implantação da realidade virtual, com 13%.
- A indústria da saúde é responsável pela maior implementação da internet das coisas, com 28%.
- A indústria da tecnologia está usando a inteligência artificial com ainda mais frequência.
O que essas indústrias planejam para o futuro?
Como podemos ver, as indústrias utilizam tecnologias diferentes, de acordo com suas necessidades principais. Mas, afinal, como elas enxergam o futuro?
O ramo da manufatura planeja a maior adoção da impressão 3D, com uma taxa de 36%. Isso pode ser explicado pelo fato que essa forma de produção pode ajudar a indústria a produzir novas peças com mais rapidez, economizando tempo e recursos.
A indústria da engenharia e da construção planeja adotar a realidade virtual (27%) porque ela oferece a possibilidade de visualização dos produtos e edifícios antes mesmo da produção.
A indústria da saúde, por sua ver, planeja crescer a implementação de dispositivos de internet das coisas, como sensores, em 50%. Eles também possuem a maior previsão de adoção da inteligência artificial, com uma taxa de 30%.
Conclusão
O estudo também fez uma grande descoberta, quanto as novas tecnologias: de acordo com os desenvolvedores, essas tecnologias estão procurando novas formas de interação, para que possam agir de forma conjunta. Sendo assim, assegurar seu lugar no desenvolvimento tecnológico é extremamente importante. Como resultado, em um futuro próximo, não teremos apenas carros autônomos, mas carros que também estão conectados a termostatos e sensores de saúde, com uma inteligência artificial capaz de interpretar todos estes dados e aprender com eles.
Se você quer ficar por dentro de novas descobertas tecnológicas, e saber ainda mais sobre o mundo digital, assine nossa newsletter:
]]>