Uber para mulheres: opções de aplicativos mais seguros

O modelo Uber de negócios é um sucesso incontestável que vem gerando diversas outras possibilidades para o mercado digital. Os aplicativos de mobilidade urbana, também conhecidos como Uber Clone, facilitaram os processos de transporte e garantiram mais conforto aos passageiros e motoristas por um preço muito abaixo do comum.
Entretanto, para as mulheres nem sempre solicitar um Uber é sinônimo de tal conforto e segurança devido ao assédio que pode acontecer durante uma viagem. Pensando nisso, surgiram apps tipo Uber para mulheres, onde somente mulheres podem dirigir e solicitar viagens.

Como funciona o Uber para mulheres?

Em questão de funcionamento, os aplicativos tipo Uber para mulheres funcionam exatamente como o modelo tradicional. Porém, como o objetivo é garantir segurança às mulheres, a grande diferença do app está em como se cadastrar para ser motorista ou passageira. O aplicativo solicita a comprovação de documentos não somente da motorista como da usuária também, que normalmente deve enviar um documento com foto mais uma foto tirada no momento do cadastro.
Outra diferença é que embora a plataforma seja voltada somente para mulheres, meninos de até 12 anos podem entrar no carro como acompanhante. Essa exceção foi aberta para que mulheres que também são mães tenham a segurança mesmo quando acompanhada de seus filhos meninos.

Aplicativos tipo Uber para mulheres

Confira a lista de alguns dos aplicativos de mobilidade exclusivo para mulheres:

Lady Driver

A ideia do aplicativo surgiu após um episódio de assédio sofrido pela fundadora, dentro de um táxi solicitado por aplicativo. O Lady Driver nasceu em 2017 em São Paulo e foi expandindo para o Rio de Janeiro em 2018.
O app começou com a proposta de ter a menor taxa de intermediação para motorista cobrando apenas 16% do valor, visto que o Uber absorvia cerca de 20% do valor das corridas.
Como regras, o Lady Drive é mais flexível e permite viagens com homens desde que a solicitação tenha sido realizada por uma mulher que também irá na viagem.

FemiTaxi

O aplicativo surgiu em 2016 e atualmente está presente em 4 capitais brasileiras. O Femitaxi foi o pioneiro do nicho com acesso em território nacional e tem um grande diferencial pensado nas mulheres que são mães.
O aplicativo tipo Uber para mulheres permite que crianças viajem sem os pais ou responsáveis e cheguem com segurança ao seu destino. Comprometidos em cuidar das crianças ao longo de todo o trajeto, o app permite que os pais acompanhem toda a viagem por um link privado via youtube.

YetGo

O aplicativo YetGo não é exclusivamente formado por motoristas do sexo feminino, mas dentre as categorias oferecidas como mototaxi, carros blindados e SUV há o direito de escolher uma motorista para fazer sua corrida. O aplicativo está disponível somente para dispositivos Android e nas cidades: São Paulo, Manaus e Belém.

Venuxx

O Venuxx segue a mesma linha dos outros aplicativos mencionados acima. Disponível para iOS e Android, o Venuxx possui regras mais rígidas como por exemplo: homens são proibidos de se cadastrar e de viajar como acompanhantes, sendo permitido apenas meninos de até 16 anos acompanhados e de 12 desacompanhados.

99

O aplicativo 99 foi um dos primeiros a entrar no movimento contra o assédio nas ruas, e lançou a campanha “Vamos juntas de 99?”. A campanha é resultado de uma parceria entre o aplicativo e Movimento Vamos Juntas?, que promovia a importância de as mulheres andarem juntas na rua, protegendo umas às outras.

Sobre a possibilidade de escolher motoristas mulheres, o 99 oferece esse recurso, bastando selecionar o opcional “motorista mulher” no aplicativo antes de confirmar a corrida. O app pode ser usado em Android, iOS e Windows Phone.
Atualmente o 99 criou tem O movimento Mais Mulheres na Direção que contém uma série de ações e iniciativas feitas para dar força para as mulheres chegarem onde quiserem.

Mana Driver

Com atuação em Belém/PA, o Mana Driver é um aplicativo voltado para motoristas e passageiras mulheres. O app foca em criar um ambiente de segurança, em resposta a acusações recebidas por grandes aplicativos, como o Uber. O aplicativo pretende conectar as mulheres de uma forma interessante, permitindo que elas possam atuar com segurança, criando uma rede de atendimento e de investimento conjunto.

Conclusão

A Uber veio trazendo inovação ao mercado de mobilidade urbana por ter a junção de vários serviços em um só, pois o aplicativo possui um painel de administração para gerenciar os negócios, um aplicativo para passageiros e outro aplicativo para motoristas. Todos esses três módulos de aplicativos trabalham juntos para fazer uma viagem bem-sucedida.
Uma vez que esse modelo já existe, a ideia de replicá-lo acrescentando novidades, diferentes identidades ou nichando para um público específico tem criado uma lista de concorrentes do Uber, como os aplicativos tipo Uber para mulheres, que não para de crescer.

A Codificar é especialista em desenvolvimento de aplicativos Uber Clone e já possui a estrutura pronta para ser personalizada. Dessa forma, o tempo e custo do desenvolvimento de aplicativo é bastante reduzido.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo para receber informações do modelo Uber Clone: