Serviço de streaming

Serviço de streaming: como funciona o mercado e as plataformas?

Os serviços de streaming de mídia são uma tendência global. Essas plataformas estão longe de ser um fenômeno, mas um termômetro, uma boa indicação de como a indústria do entretenimento pode se moldar para melhor atender às necessidades do público multitarefa.

Qual a melhor maneira de medir os esforços bem-sucedidos do que estabelecer uma comparação?

O número de serviços de streaming de mídia disponíveis saltou para um número considerável em cinco anos, e lançamentos como o gigante Disney + são suficientes para mostrar que o streaming de mídia não é uma moda única.

Cabe aos consumidores compreender todas as coisas disponíveis no mercado.

Portanto, listamos os melhores serviços de streaming disponíveis no Brasil e no mundo. Por que não começar o novo ano com uma das metas que você já preparou?

O que é streaming?

Mídia de streaming é uma tecnologia que transmite dados (principalmente áudio e vídeo) pela Internet sem fazer download de conteúdo. O arquivo pode ser um vídeo ou uma música, que é acessado online pelo usuário.

Os proprietários de conteúdo transmitem músicas ou filmes pela Internet, e esses materiais não ocupam espaço no computador ou no telefone celular. Algumas plataformas fornecem apenas faixas para download para assinantes.

Quais são os benefícios do streaming?

Um dos principais benefícios do serviço de streaming é a comodidade: por meio de uma conta (que pode ser gratuita ou paga, dependendo da plataforma), você pode acessar uma variedade de filmes, séries, músicas e outros conteúdos de difícil acesso.

O custo de cada mídia física como CDs e DVDs é diferente. Pelo mesmo motivo, é uma ferramenta antipirataria que combate a distribuição ilegal online sob o cartão da facilidade de uso e preços acessíveis.

Melhores aplicativos de serviço de streaming

Netflix

O Netflix dispensa apresentações. O serviço chegou ao Brasil em 2011 e, em oito anos, conquistou seu espaço. Talvez a plataforma de streaming mais popular em território brasileiro, a Netflix dos Estados Unidos se enraizou em suas produções com cara brasileira.

Amazon Prime Video

O Amazon Prime Video acaba de chegar e já conquistou um grande número de fãs leais. Talvez seja pelo preço acessível, ou talvez seja porque tem um catálogo completo de novas versões.

Não importa qual seja a chave do seu sucesso, Prime Video não parece ser uma sensação, e sua série de versões originais são suficientes para se tornar um motivo para uma parceria.

As assinaturas do Amazon Prime Video são divididas em dois pacotes: mensal ($ 9,90) e anual ($ 89,00). Assim como o Netflix, existe um período de teste gratuito de 30 dias. O Amazon Prime Video pode ser usado em computadores e também em smartphones Android e iPhone.

Hulu

A Hulu é um serviço de streaming mais reconhecida de forma internacional. Mesmo não agindo de forma global, ela consegue ser considerada uma das grandes concorrentes da Netflix.

A diferença entre elas é que boa parte do conteúdo de seus parceiros é disponibilizado para streaming logo após a estreia na televisão.

Entre seus novos esforços, a Hulu também trabalha com a produção de série originais, contando com produções aclamadas pela crítica e pelo público. Algumas mudanças são esperadas para o próximo ano, já que a Disney vai se tornar dona da maioria das ações da empresa.

HBO Go

A HBO oferece o serviço de streaming para todos os que assinam seus canais de TV. Através dessa plataforma, eles permitem que todos tenham acesso a sua programação original, na integra, em qualquer lugar.

Como produtora de TV, a HBO migrou seus conteúdos para que mais uma plataforma fosse usada, atraindo novos clientes do mercado atual.

Portanto, as pessoas não precisam mais desfrutar do conteúdo produzido apenas na TV. Sendo assim, qualquer assinante dos canais HBO pode ver os filmes e séries originais diretamente de seus dispositivos de preferência.

FOX Play

Tomando como exemplo o HBO Go, a FOX Play é mais um canal disponibilizado para o consumo do conteúdo produzido pela FOX. Através dessa plataforma, os assinantes dos canais FOX podem assistir, na íntegra, todos os conteúdos produzidos pela empresa.
A FOX Play, porém, conta com um sistema de assinatura premium.

Portanto, algumas das séries e filmes só podem ser vistas na plataforma por esses assinantes. Essa é uma forma de valorizar os conteúdos de maior sucesso do estúdio.

O futuro da FOX Play pode ser bem diferente do que foi apresentado até o momento, já que a empresa responsável pela plataforma (21st Century Fox) está sendo absorvida pela Disney, que planeja o lançamento seus próprios aplicativos de streaming.

GloboPlay

O GloboPlay é um dos primeiros aplicativos de streaming do Brasil, criado há alguns anos para disponibilizar o conteúdo produzido pelos estúdios Globo. Além de permitir que os usuários possam assistir seus programas favoritos, o GloboPlay também compila a programação dos canais a cabo, como o Multishow.

No ano de 2018, a GloboPlay sofreu grandes mudanças, como todos os aplicativos de streaming. Foram anunciados programas e séries originais, que serão produzidos exclusivamente para a plataforma.

Isso coloca essa plataforma mais próxima de grandes investimentos globais, como a Netflix. Sendo assim, a GloboPlay se torna um dos primeiros investimentos brasileiros do mundo do streaming a produzir conteúdo original e exclusivo.

Telecine Play

O Telecine Play é uma plataforma digital que disponibiliza os filmes exibidos pelos canais Telecine. O conjunto de canais de assinatura é conhecido por estrear filmes na televisão com grande rapidez, e cobre uma gama de gêneros audiovisuais.

Acompanhando a mudança de hábito dos telespectadores, a Telecine resolveu disponibilizar para seus assinantes mais uma plataforma.

Com o Telecine Play, todos os assinantes dos canais Telecine tem acesso aos filmes e lançamentos exibidos pelo canal, de forma completa, através de seus dispositivos.

Youtube

Há alguns anos, o Youtube anunciou que entraria para o modelo de serviço de streaming, aliado a plataforma de vídeos já estabelecida no mercado. Assim, eles decidiram investir em uma programação original de séries e vídeos semelhante aos modelos da Netflix e Amazon Prime Video. O investimento, porém, pareceu precipitado.

Depois de certo tempo de atuação, o Youtube abandonou seu sistema de assinaturas para o conteúdo original. No lugar, eles decidiram implementar o sistema de propagandas e anúncios, que já está presente em sua plataforma original.

Assim, qualquer pessoa pode acessar o conteúdo original criado pelo Youtube de forma gratuita. O Youtube também anunciou que planeja continuar a produção de séries e filmes originais, se aproveitando do novo modelo de monetização.

Plataforma de serviço de streaming da Codificar

Com mais de 10 anos de mercado, a Codificar trabalha com o desenvolvimento de softwares e aplicativos completos, e prontos para implementação. Entre nossos produtos, temos a solução para os empreendedores que planejam se inserir no mundo dos aplicativos de streaming.

A plataforma de streaming da Codificar é perfeita para a criação de um site e um aplicativos semelhantes a Netflix, capazes de superar a expectativa dos usuários. Com todas as principais ferramentas, você consegue gerenciar seu próprio projeto, capaz de competir com outros aplicativos de streaming.