QR Code - mais sobre a tecnologiaQR Code - mais sobre a tecnologia

QR Code: o que é e como funciona

Entre as inovações tecnológicas aplicadas de formas universal, podemos citar o QR Code. Essa forma de compartilhamento de informação é utilizada no mundo inteiro, e conta com um sistema simples.

Através do QR Code, é possível transmitir um número impressionante de informações. Por este motivo, muitos mercado já se adaptaram e incluíram essa tecnologia em suas operações.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o QR Code, seu funcionamento e suas aplicações.

O que é um QR Code

O Quick Response Code, ou QR Code, é um código de resposta rápida capaz de transmitir informações e executar atividades simples.

O código, lido por dispositivos com câmeras, utiliza um sistema de pontos para transmitir as informações necessárias. Essas informações podem ser links, cartões de visita, mensagens, etc.

Por ser um código universal, ele pode ser gerado de forma simples por muitos sistemas. Basta adicionar APIs capazes de transformar as informações desejadas nos códigos.

Hoje em dia, muitos mercados utilizam o QR Code como forma de validação, compartilhamento de informações e gatilhos de ações.

Como funciona um QR Code

O QR Code é gerado através de um sistema universal, que transforma as informações e ações necessárias em códigos de leitura rápida.

Esses códigos, baseados num sistema de pontos, podem ser lidos facilmente pelos mais variados dispositivos, incluindo smartphones. Só é necessária uma câmera e um software de leitura. A maioria dos smartphones já possuem um software embutido que faz a leitura deste código, democratizando seu uso.

O código é visual, portanto, só precisa ser lido de forma completa. Assim, ele pode estar presente de forma digital, em um dispositivo, ou em forma física, impresso.

É possível gerar QR Codes através de muitos softwares e APIs. Experimente um deles CLICANDO AQUI.

A tecnologia do QR Code

A tecnologia do QR Code foi criada em 1994, por uma montadora. Na época, ela era usada para identificar peças.

Hoje, a tecnologia foi aprimorada, e pode realizar dezenas de tarefas, dentro das mais variadas aplicações.

Por este motivo, muitos mercados adicionaram o QR Code a suas operações. Eles agora criam códigos gratuitos, que podem ser lidos pelas maioria dos dispositivos disponíveis, aumentando o alcance e a democratização da informação.

As principais aplicações do QR Code

Como já dissemos anteriormente, os QR Codes são utilizados em vários âmbitos do mercado atual.

Ao ser aprimorado, eles podem realizar tarefas específicas dentro de aplicativos e softwares, ou compartilhar informações de forma geral.

Eles podem contem links, mensagens, e-mails, ações e muito mais.

Entre as principais aplicações, estão:

  • Cartões de visita: muitos empreendedores utilizam os códigos para gerar cartões de visitas digitais. Assim, as pessoas podem utilizá-los para encontrar as informações de contato de forma rápida.
  • Transações bancárias: alguns bancos já utilizam os códigos como forma de validar transações. É o caso de bancos digitais como o NuBank e o Inter. Eles utilizam os códigos para guardar as informações das contas e realizar transferências apenas com a leitura da câmera dos smartphones.
  • Acesso à páginas: é possível introduzir links de páginas, fazendo com que elas sejam abertas nos dispositivos através da leitura do código. Assim, é possível abrir o navegador sem a necessidade de acesso manual.
  • Inclusão de APIs: os códigos também podem ser usados para ativar ações dentro dos dispositivos. Através de links e APIs, eles podem abrir aplicativos e realizar tarefas simples.
  • Transmissão de informações: Por serem capazes de carregar mensagens de texto simples, os códigos podem ser utilizados para a transferência de informações. Assim, é possível ser utilizado para que os usuários leiam e recebam informações simples. Museus já utilizam essa tecnologia para permitir que os visitantes saibam mais sobre as exposições e obras, por exemplo.
  • Validação de pedidos: aplicativos como o Sympla geram códigos de validação. Assim, os ingressos podem ser autenticados rapidamente, pela leitura do QR Code impresso neles.

Assine nossa newsletter

Se você deseja saber mais sobre tecnologia e as últimas tendências do mercado, assine nossa newsletter:

]]>