O que é preciso para desenvolver um aplicativo de sucesso

1. Garantir uma boa experiência de usuário

O mundo dos aplicativos mobile passa por mudanças de forma rápida – novos aplicativos são lançados diariamente, e novas tecnologias mudam completamente a experiências dos usuários. Para se destacar que aumentar a lealdade dos clientes, os desenvolvedores de aplicativos precisam focar nas coisas mais básicas. Uma pesquisa feita pela empresa de análise digital App Annie indicou que uma boa experiência de uso é o maior fator na retenção de usuários (59%), acima de outros fatoras como ferramentas (35%) e conteúdo relevante (29%). Abaixo, trouxemos algumas dicas da indústria de aplicativos, para que você consiga criar uma boa experiência de usuário:

Demonstre o valor de seu aplicativo com clareza

Com inúmeros aplicativo disponíveis nas lojas oficiais do iOS e do Android, é fundamental que os usuários entendam exatamente o que eles ganham ao utilizar o seu aplicativo. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Clutch, 72% dos entrevistados revelaram que aprender a usar o aplicativo em menos de um minuto é um fator chave na decisão de continuar utilizando. Enquanto esse tempo médio pode servir como um guia, tenha em mente que isso não é uma regra absoluta. Um aplicativo de banco pode tomar mais tempo para apresentar todas as suas funções, e isso não é algo ruim, desde que tudo seja bem claro e organizado. Independente do tempo recomendado, o objetivo principal é alinhar sua curva de aprendizado para ajudar seus usuários.

Não crie um aplicativo com ferramentas demais

Adicionar muitas ferramentas no aplicativo pode fazer com que ele faça tudo de uma forma rui. Isso confunde os usuários, e não é o que você quer. Os aplicativos não são websites, que podem contar com um número ilimitado de informações. Eles precisam de um grande foco para conseguirem sucesso naquilo que propõem. Você pode tentar simplificar seu aplicativo definindo sua função principal antes do desenvolvimento. Tente especificar no máximo 2 ou 3 motivos que levariam seus usuários a utilizar o aplicativo, e invista para que essas funções sejam realizadas da melhor forma.

Não esconda as ferramentas

Mesmo que a “regra dos dois cliques” não seja realmente imutável, você deve realmente repensar o número de telas de seu aplicativo. Nem tudo pode ser realmente necessário, e você deve preferir processos simples para ajudar seus usuários. Pense nas seguintes dicas:

  • Conduza testes: teste seu produto com amigos e familiares, desde os primeiros estágios de desenvolvimento do design. Preste atenção nas áreas que eles mais tem dificuldade de uso, e faça correções para simplificá-las.
  • Regra dos dois cliques: como citado antes, essa regra não é universal, mas pode ser interessante. Deixe que o usuário faça o máximo de tarefas com o número mínimo de esforço. Ao fazer isso, porém, você deve ter cuidado para não colocar informações demais em uma só tela. Isso também pode acabar confundindo seu público.

2. Seja adaptável e competitivo

Os aplicativos que continuam ganhando usuários, mesmo depois de algum tempo, são aqueles que se adaptam as novas expectativas do mercado e se mantêm competitivos. Aqui estão algumas ideias que podem te ajudar nessa tarefa, imprescindível para quem deseja sucesso a longo prazo:

Responda rapidamente à demanda dos usuários

A ideia de qualquer aplicativo é ser flexível. Sendo assim, não existem ideias ruins, mas existem aquelas que não vão agradar seu público. Para conseguir sair por cima, você deve pensar rápido, e se adaptar às expectativas com a mesma rapidez. Não é vergonha errar, desde que você perceba seu erro de forma rápida e tome as atitudes necessárias para consertá-los. Abandone rapidamente as ideias ruins e proponha soluções. Um bom exemplo é o Instagram, que, no início, foi criado para ser um aplicativo de check-in chamado Burbn. Os criadores perceberam que o aplicativo não estava conseguindo tração, e que a maioria dos usuários estavam usando a plataforma para postar fotos dos lugares que visitavam. Ao perceber o comportamento dos usuários, os fundadores decidiram focar neste aspecto, e trabalharam a construir um aplicativo com poucas funções principais: postar fotos, comentara e curtir. Abandonar a ideia inicial foi algo recompensador para o Instagram. No dia do lançamento, o aplicativo conseguiu 25 mil usuários, e se tornou o aplicativo de foto mais baixado.

Preste atenção às novidades da indústria

Os desenvolvedores de aplicativos devem prestar bastante atenção as mudanças constantes da indústria digital. Se isso não acontecer, seus novos produtos podem acabar obsoletos, e serão ultrapassados por aqueles competidores que entenderam novas tendências. O aplicativo Pandora é um caso desses: mesmo sendo um dos pioneiros de sua categoria, ele se encontra atrás de aplicativos como o Spotify e o Apple Music em vários aspectos. Um exemplo é o serviço de assinatura premium, que permite o streaming de música, e foi lançado este ano, depois de outras plataformas como o Google Play e o Amazon Prime.

3. Ofereça um ótimo serviço de suporte aos clientes

Um bom aplicativo não deve apenas oferecer uma boa experiência de uso e de engajamento. Eles também deve contar com um bom suporte, que deve estar ativo em todos os momentos. Infelizmente, este é um dos aspectos menos trabalhados dos aplicativos mobile. Os criadores de aplicativos mobiles estão esquecendo que, para conseguir lealdade, eles devem focar no cliente. Isso também diz respeito a atendê-los quando necessário, e ouvir suas preocupações e problemas. Aqui estão algumas dicas para que você possa melhorar o suporte de seu aplicativo:

Esteja no mesmo lugar que seus usuários

Crie uma forma simples para que seus usuários possam entrar em contato com você, implementando uma forma de comunicação dentro de seu aplicativo. Pode ser um botão de ligação, ou uma função de chat.

Seja pessoal

Personalizar a comunicação com seus usuários ajuda a criar um maior engajamento. Isso faz com que eles se sintam valorizados, e cria um senso de conexão.

Responda os comentários de seus usuários.

Um estudo mostrou que os usuários esperam que as empresas sejam mais comunicativas. Entre os usuários que preferem deixar seu feedback através do aplicativo, 64% esperam que as empresas reconheçam sua ação de forma direta. Mas pedir e reconhecer o feedback de seus usuários é apenas uma parte do processo. 55% dos entrevistados que deixam comentários dentro dos aplicativos indicaram que eles não pretendem continuar utilizando as plataformas caso seu feedback seja completamente ignorado. Isso mostra que é importante que os desenvolvedores também reconheçam e respondam os feedbacks deixados pelos usuários.

4. Fique à frente das tendências

Os apps de maior sucesso sempre se mantêm relevantes, fazendo grande mudanças na experiência dos usuários ao se adaptar às mudanças do mercado. Os desenvolvedores de aplicativo precisam estar por dentro das novas tendências, que estão mudando a forma que os indivíduos se relacionam com os dispositivos móveis. Entre as novas tendências do mundo do desenvolvimento, podemos destacar duas delas:

  1. Realidade Aumentada: a realidade aumentada promete mudar a forma com que os usuários realizam suas tarefas do dia a dia, e já está sendo introduzida em jogos de sucesso, com o Pokémon Go.
  2. Bots: os chatbots e outras funções automatizadas estão tomando conta do mercado de aplicativos, e já estão sendo adaptados para inúmeras funções, como a comunicação com os usuários.

Se você deseja ler outras dicas e novidades da tecnologia, acesse o blog da Codificar, ou assino nossa Newsletter:

]]>