O que é o Waymo one?

Waymo, o antigo projeto autônomo do Google, de propriedade da empresa-mãe Alphabet, está lançando um serviço comercial de robotaxi na região de Phoenix

Apelidado de Waymo One, esse marco para a empresa e a indústria nascente de tecnologia autônoma vem com ressalvas.

O serviço de carro autônomo Waymo One e o aplicativo acompanhante não estarão disponíveis para qualquer pessoa. E, por enquanto, a empresa diz que vai ter motoristas de teste treinados pela Waymo ao volante (mesmo que a empresa já tenha veículos sem motorista em vias públicas em Phoenix).

O Waymo vai primeiro convidar os moradores de Phoenix que fazem parte de seu programa de primeiros pilotos, que foi projetado para dar a um grupo de pessoas habilitadas a capacidade de usar um aplicativo para chamar um veículo autônomo. O programa de primeiros pilotos, lançado em abril de 2017, contou com mais de 400 participantes na última vez que o Waymo compartilhou dados sobre o programa.

O Waymo convidará alguns dos primeiros pilotos a passar para o serviço do Waymo One. A empresa continuará a operar o programa de início do piloto como uma maneira de um grupo seleto dar informações contínuas ao Waymo, de acordo com o CEO John Krafcik.

“Eles ajudarão a testar os recursos iniciais antes de se formarem no Waymo One, onde novos recursos podem ser acessados ​​em escala pelo público ao longo do tempo”, escreveu ele em um post no Medium.

Apesar desses confinamentos, o Waymo One é um progresso e sinaliza o crescimento da empresa para um serviço mais amplo aberto ao público.

Ao contrário do programa de primeiros pilotos, os usuários do Waymo One poderão compartilhar publicamente suas impressões sobre o serviço. Ele também quebra a porta para o público porque os usuários do Waymo One poderão trazer um amigo ou membro da família que não fazia parte do programa de primeiros pilotos.

O serviço estará disponível em uma área definida em Phoenix, 24 horas por dia, 7 dias por semana, começando em Chandler, Tempe, Mesa e Gilbert, informou a empresa. O serviço será lentamente expandido para novos bairros e subúrbios na área da grande Phoenix.

Os passageiros verão as estimativas de preço antes de aceitar a viagem com base em fatores como o tempo e a distância até o destino.

Os pilotos poderão fazer perguntas por meio do aplicativo ou de um console no carro que lhes dê acesso instantâneo a um funcionário da Waymo.

Aqui está um vídeo sobre o serviço:

https://www.youtube.com/watch?v=Eq89YGbERzs

A Waymo está avançando em direção a um serviço comercial em Phoenix desde que começou a testar minivans autônomas da Chrysler Pacifica em subúrbios como Chandler em 2016 e expandiu-se no ano seguinte com seu programa de primeiros pilotos. A Waymo removeu funcionários e passageiros de sua frota de testes em 2017, enviando minivans vazias e autônomas para as ruas da maior Phoenix.

Em maio do ano passado, o Waymo começou a permitir que alguns dos primeiros pilotos montassem uma minivan autônoma sem um piloto de teste humano ao volante. Mais recentemente, a empresa lançou um programa de transporte público em Phoenix com foco em levar as pessoas a paradas de ônibus e estações de trem e metrô de superfície.

]]>