Principais formas de financiamento coletivo para sua startup

que é financiamento coletivo pode ser a informação que você precisava para concretizar o seu sonho, mesmo que você não tenha dinheiro para investir nele. Algumas vezes, o próprio empreendedor tem os recursos necessários para realizar projetos inovadores. Outras vezes, o empreendedor reúne sócios para que ajudem a financiar a iniciativa. Mesmo assim, uma série de projetos fica só na ideia, ou no papel, sem conseguir nascer. A internet pode ser uma excelente aliada na hora de buscar alternativas de financiamento para realizar esses projetos que estão no papel. Por meio de plataformas colaborativas, muitas pessoas ou equipes já estão cadastrando seus projetos e conquistando o apoio de diversos colaboradores para a sua realização. Trata-se do chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo. O Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia. É o chamado financiamento colaborativo, algo que está revolucionando o lançamento de Startups mundo afora. Como funciona

A mecânica é muito simples: o empreendedor apresenta sua idéia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.
Crowdfunding
Crowdfunding é um método de captação de recursos através do esforço coletivo de amigos, familiares, clientes e investidores individuais. Esta abordagem aborda os esforços coletivos de um grande grupo de indivíduos – principalmente on-line através de redes sociais e plataformas de crowdfunding – e alavanca suas redes para maior alcance e exposição.
A Crowdfunding é essencialmente o oposto da abordagem geral para o financiamento das empresas. Tradicionalmente, se você quiser levantar capital para iniciar um negócio ou lançar um novo produto, você precisará embalar seu plano de negócios, pesquisa de mercado e protótipos e, em seguida, comprar sua idéia em um grupo limitado ou indivíduos ou instituições ricas.
Essas fontes de financiamento incluíam bancos, investidores anímicos e empresas de capital de risco, limitando suas opções a alguns jogadores-chave. Você pode pensar nessa abordagem de angariação de fundos como um funil, com você e seu discurso no grande fim e seu público de investidores no fim fechado. Não apontar esse funil no investidor ou firme direito no momento certo, e esse é o seu tempo e dinheiro perdido.
As plataformas Crowdfunding, por outro lado, transformam esse funil no final. Ao dar-lhe, o empreendedor, uma plataforma única para construir, mostrar e compartilhar seus recursos de pitch, essa abordagem simplifica dramaticamente o modelo tradicional. Tradicionalmente, você passaria meses pisando sua rede pessoal, examinando potenciais investidores e gastando seu próprio tempo e dinheiro para chegar na frente deles.
Com crowdfunding, é muito mais fácil para você ter sua oportunidade na frente de mais partes interessadas e dar-lhes mais formas de ajudar a crescer o seu negócio, de investir milhares em troca de capital para contribuir US $ 20 em troca de um produto de primeira execução ou outra recompensa.
O Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto. E uma alternativa muito importante para a captação de recursos.
No Brasil, assim como no resto do mundo, o Crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço, crescendo e conquistando cada vez mais pessoas. Mas, infelizmente, ainda está lutando muito contra a desconfiança das pessoas em investir dinheiro em projetos que pouco conhecem. Este talvez seja um dos maiores empecílios para que grandes projetos possam conseguir a quantia necessária para o lançamento: a desconfiança e incredulidade das pessoas. Juntamente com a falta de leis que amparem esta modalidade de investimento, entre outras dificuldades. Mas, felizmente, este cenário vem sendo modificado ao longo dos anos.
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=cBgsM2aLxdY[/embed]

De explorar em um pool de investidores mais amplo para desfrutar de opções de angariação de fundos mais flexíveis, há uma série de benefícios para crowdfunding sobre métodos tradicionais. Aqui estão apenas algumas das muitas vantagens possíveis, que abordaremos em maior detalhe mais adiante neste guia:

  • Alcance – Ao usar uma plataforma crowdfunding como o Fundable, você tem acesso a milhares de investidores credenciados que podem ver, interagir e compartilhar sua campanha de angariação de fundos.

  • Apresentação – Ao criar uma campanha de crowdfunding, você passa pelo inestimável processo de olhar para o seu negócio desde o nível superior – sua história, tração, ofertas, mercado endereçável, proposição de valor e mais – e fervendo em um polido, facilmente digerível pacote.

  • PR & Marketing – Desde o lançamento até o fechamento, você pode compartilhar e promover sua campanha através de mídias sociais, boletins informativos por e-mail e outras táticas de marketing on-line. À medida que você e outros meios de comunicação cobrem o progresso da sua arrecadação de fundos, você pode duplicar direcionando o tráfego para o seu site e outros recursos da empresa.

  • Validação do conceito – Apresentar seu conceito ou negócio para as massas oferece uma excelente oportunidade para validar e refinar sua oferta. À medida que potenciais investidores começam a expressar interesse e a fazer perguntas, você verá rapidamente se há algo faltando, o que os tornaria mais propensos a comprar.

  • Eficiência – Uma das melhores coisas sobre o crowdfunding online é a sua capacidade de centralizar e agilizar seus esforços de angariação de fundos. Ao construir um perfil único e abrangente para o qual você pode canalizar todos os seus potenciais e potenciais investidores, você elimina a necessidade de prosseguir cada um deles individualmente. Então, ao invés de duplicar esforços, imprimindo documentos, compilando pastas e atualizando manualmente cada um quando há uma atualização, você pode apresentar tudo online em um formato muito mais acessível, deixando você com mais tempo para executar seu negócio em vez de angariar fundos.

Assim como há muitos tipos diferentes de aumentos de rodada de capital para empresas em todas as etapas de crescimento, existem vários tipos de crowdfunding. O método de crowdfunding que você seleciona depende do tipo de produto ou serviço que você oferece e seus objetivos de crescimento. Os 3 principais tipos são baseados em doações, com base em recompensas e em ações de crowdfunding (este guia se concentrará principalmente em recompensas e equidade).

ICO (Initial Coin Offering – Oferta inicial de moedas)

Se você está procurando a maior tendência da criptografia hoje, um olhar sobre a Oferta Inicial de Moedas (ICO) pode ser um bom começo. A idéia de pré-venda de moedas de uma criptografia ou símbolo de um projeto de cadeia de blocos evoluiu em um instrumento bem sucedido e louco para levantar fundos para o desenvolvimento de uma nova aplicação. Nosso guia fornece uma visão geral sobre a oferta de moedas iniciais – ICO e apresenta as mais recentes novidades passadas, atuais e futuras.

O ICO é a abreviatura de Initial Coin Offering (Oferta inicial de moedas). Isso significa que alguém oferece aos investidores algumas unidades de uma nova criptografia como Bitcoin ou Ethereum . Desde 2013, as ICOs são freqüentemente usadas para financiar o desenvolvimento de novas criptografia. O token pré-criado pode ser facilmente vendido e negociado em todas as trocas de criptografia se houver demanda por elas. Com o sucesso da Ethereum ICO são cada vez mais utilizados para financiar o desenvolvimento de um projeto de criptografia, liberando token que de alguma forma está integrado no projeto. Com essa vez, a ICO tornou-se uma ferramenta que poderia revolucionar não apenas a moeda, mas o sistema financeiro inteiro. O token da ICO poderia se tornar os valores mobiliários e as ações do futuro. Há dúzias de ICO todos os meses que exploram maneiras novas e criativas de conectar o aplicativo com o token e alavancar contratos inteligentes para adicionar mais recursos a esses tokens. O potencial desta tendência é imenso. A ICO permite que cada indivíduo e cada empresa liberem facilmente tokens livremente negociáveis ​​para arrecadar fundos. Poderia ser usado para reconstruir completamente o sistema financeiro de ações, valores mobiliários e assim por diante. Desacreditou não apenas o dinheiro, mas a criação de estoque e o comércio. Se você quiser avaliar a capitalização de mercado, você não deve apenas olhar para o limite de mercado, mas também sobre o valor do token, o que adiciona algo como US $ 300 milhões ao limite de mercado de US $ 4 bilhões. Crowdinvesting é uma forma de financiamento , em que numerosos indivíduos (micro-investidores, investidores, investidores ) com tipicamente bastante pequenas quantias de dinheiro sobre o Internet a maioria jovens empresas ( start-ups envolvidos), na maioria dos casos, participações passivas , direitos de participação nos lucros ouempréstimos participativos. O incentivo para o microinvestidor e esperar retornos altos. No entanto, o risco de aglomeração também é alto. Como com qualquer investimento de capital o microinvestidor pode perder sua participação se a empresa não tiver sucesso. O Crowdinvesting é o crowdfunding baseado em ações. No caso do crowdfunding com base na equivalência patrimonial – o tipo utilizado na  empresa – os usuários investem em uma start-up e recebem ações em troca. Os investidores tornam-se acionistas da start-up e beneficiam dos lucros do start-up e da possível venda do start-up a um grande investidor (também chamado de “saída”). Existem muitas motivações diferentes para participar do crowdfunding baseado em ações. Enquanto algumas pessoas simplesmente querem apoiar uma boa idéia e sua implementação, outros microinvestores se concentram principalmente em aspectos financeiros, especialmente na participação na venda da empresa.
Em um sentido muito geral, não era possível para os particulares investir em start-ups na fase inicial, antes de introduzir o crowdfunding baseado em ações. Isso agora mudou devido ao crowdfunding baseado em ações na Companisto . O crowdfunding baseado em ações também permite que indivíduos particulares participem de empresas em fase de arranque por meio de investimentos pequenos (ou grandes).
Nós gostaríamos de ouvi-lo sobre esse e outros assuntos. Conte nos a sua experiência ou sua duvida nos comentários. ou Contate-nos.]]>