O que é Conteúdo Digital?

Um conteúdo digital é tudo aquilo que existe em formato digital, em código binário. Trazendo para uma perspectiva mais humana, podemos classificá-los em conteúdo que contém informações que podem enviadas através de ondas de rádio, stream via internet ou arquivo de computador a serem consumidas de modo gratuito ou pago por pessoas físicas ou jurídicas.

Tipos de conteúdos digitais

Nessa seção iremos descrever rapidamente os principais tipos de conteúdos digitais no âmbito de negócios.

Software

O mercado de software é bastante conhecido pela maioria das pessoas, com o advento dos smartphones surgiu também o conceito de Lojas de Aplicativos, para distribuir aplicativos diretamente nos celulares das pessoas. É importante citar que esses aplicativos também podem vender produtos digitais dentro deles. Basta procurar na lista das maiores empresas do mundo que irá encontrar empresas de software Microsoft, Oracle, SAP.

Vídeos

Depois dos CDs e DVDs com vídeos, filmes, cursos passaram a ser vendidos em arquivos digitais através de portais na internet, celulares. Atualmente usa-se o streaming como o meio mais convencional de distribuição dado que não é necessário consumir espaço em disco, apenas banda de internet. Vimos o crescimento gigantesco de empresas como: Entre outras, especializadas em vendas de vídeo em formato digital.

Audios

Audios são muito similares aos vídeos. Contudo um fato importante na indústria musical é que foi permitido o nascimento de inúmeros novos artistas bons e que se agigantaram sem a necessidade da tradicional da passagem por todas as etapas que fabricavam artistas de sucesso, basta uma música viralizar no Youtube, Whatsapp ou pelas redes sociais, para produzir hits de sucesso. Empresas surgiram exclusivamente com esse intuito, como:

Imagens

Existe um nicho enorme para vendas de imagens na internet, apesar do conteúdo gratuito ser de fácil acesso, designers e publicitários possuem demandas específicas e também devem respeitar o direito autoral das imagens que irão utilizar em peças criadas. Seguem algumas empresas que vendem imagens:

E-books

Os e-books mataram a indústria tradicional de livros pois sua distribuição é bem mais barata, além de ser de mais fácil manuseio. Veja alguns negócios:

Jogos

Esse mercado desbancou o de filmes em quase o dobro de faturamento já em 2013, e continua em plena expansão, conheça os maiores players:

Conteúdo online

Além dos itens citados anteriormente a indústria de informação ainda é bastante ampla, podendo entrar notícias, blogs, canais do youtube, portais de cursos, entre outros, que pode ser classificado como conteúdo digital, mas não está incluso nas supra categorias.

Como faturar com produtos digitais

Venda direta

A venda direta é muito simples, basta você ter anunciar seu produto em uma página da internet, permitir que o usuário / visitante clique no botão comprar e proceda com a finalização da compra do seu produto ou serviço.

Assinaturas

Um meio muito comum é realizar a venda de assinaturas de serviços, revistas, periódicos, sites, softwares, streaming de vídeo ou aúdio. A vantagem de assinaturas é a recorrência de receitas para o negócio.

Venda através de terceiros

Lojas

Atualmente é muito comum existir marketplaces, lojas online ou dentro dos celulares, onde é possível adquirir produtos e serviços digitais. Os mais bem sucedidos marketplaces são especializados em nichos de produtos digitais, como música, filmes, aplicativos, código fonte, entre outros. Entretanto é comum que terceiros cobrem comissões em torno de 30% de cada venda realizada.

Afiliados

Assim como no mundo convencional existe o papel do finder, que atrai negócios para seu negócio, online o conceito é forte e muito bem aplicado. É possível montar redes de afiliados dos seus produtos digitais e comissionar o afiliado que concluiu negócios em seu nome.

Publicidade

Produtores de conteúdo, blogueiros, vlogueiros, sites de notícias e jornais digitais que possuem bastante acesso costumam a faturar alta com a publicidade em seus canais de divulgação. Muitos produtores de costumam fazer um mix de publicidade que envolve a tradicional (banners e adsense) e o através de afiliação com outros negócios, no qual são comissionados por venda.

Intermediador de transações financeiras

Intermediar operações comerciais de compra e venda é um meio comum de se faturar com produtos digitais, pois grande maioria das vezes os produtores de conteúdos são especialistas no que fazem, então necessitam de ajuda no processo de faturamento, cobrança e parcelamento das vendas realizadas e para isso tais empresas cobram um percentual das transações realizadas. No Brasil temos as seguintes empresas como: ]]>