Google anuncia novidades no desenvolvimento de aplicativos

De acordo com os dados  do Google, o número de desenvolvedores que possuem aplicativos altamente populares, com mais de um milhão de downloads, cresceu 35%. Por isso, a ferramenta de publicação e distribuição do Android ganhou grandes atualizações, com a finalidade de facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Matt Henderson, gerente de produção do grupo de Apps e Games da Google Play, explicou que essas atualizações caem em duas categorias: ferramentas com o intuito de ajudar os desenvolvedores a crescer seus  investimentos, e ferramentas que ajudam a aumentar a qualidade dos apps.

Mas como isso ajuda a aumentar a qualidade no desenvolvimento de aplicativos?

Para melhorar a qualidade do desenvolvimento de apps, os desenvolvedores, obviamente, precisam saber mais sobre como os próprios aplicativos são usados pelos usuários. Então, com essa atualização o Google está disponibilizando dados mais significativos sobre a performance dos aplicativos, ainda mais que antes. A página de estatísticas do Play Console, por exemplo, mostra as métricas importantes de um app de modo mais fácil e intuitivo. A parte mais importante é que o novo serviço, Android vitals, agora irá permitir que os desenvolvedores vejam a experiência  de usuário exata, desde que eles baixam os aplicativos. O serviço mostra dados sobre a estabilidade do aplicativo, o uso de bateria e o tempo de renderização. No geral, a ferramenta de desenvolvimento de aplicativos do Google também mostra uma variedade maior de dados sobre travamentos. Desse modo, ela permite que os desenvolvedores vejam os rastros do que pode causar problemas, sendo mais fácil chegar em uma resolução. Na maioria das vezes, os desenvolvedores tentam garantir que os aplicativos não causem problemas, restringindo o download em vários dispositivos (ou versões antigas do Android. Henderson argumentou que muitos dos desenvolvedores perdem dinheiro por serem muito restritivos, exatamente por não terem dados suficientes. A atualização da ferramenta de desenvolvimento de aplicativos permite que os desenvolvedores possam segmentar seus aplicativos não só por dispositivos e versão do Android, mas também por outros indicadores de performance, como a RAM disponível nos dispositivos. Essa ferramenta é alimentada pelo novo catálogo de dispositivos do google, que compila todos esses dados  e também mostra em quais deles seus aplicativos foram instalados.

Novidades sobre o lançamento de aplicativos

Já em uma novidade mais relacionada diretamente aos negócios, Henderson levou em consideração que, durante o processo de lançamento, os desenvolvedores querem diminuir seus riscos. O novo painel de lançamento agora permite que eles possam rastrear esse processo de forma mais assertiva. Desse modo, eles poderão verificar possíveis problemas e interromper a distribuição, caso necessário. O número de assinaturas de aplicativos dobrou no último ano, e, para potencializar essa ferramenta, o Google também anunciou novos modos de auxiliar os desenvolvedores nessa categoria, com a ajuda de outro painel. A última atualização da ferramenta de desenvolvimento de aplicativos do Google entra em outra área importante: a inscrição de aplicativos. Para inscrever um app na Google Play – e tê-lo listado na loja – os desenvolvedores tradicionalmente geram as próprias chaves de acesso. Agora, com a finalidade de diminuir a taxa de erros com as chaves, os desenvolvedores podem permitir que o Google cuide de tudo isso. Isso também significa que o Google ganha ainda mais acesso aos apps e poderá, por exemplo, otimizá-los automaticamente, diminuindo o tamanho de download. Essa atualização, anunciada durante o Google I/O mostra que, a cada dia, temos mais oportunidades para levar nossos negócios a um mundo digital. Se você quer se estabelecer no desenvolvimento de aplicativos, a hora é agora. Entre em contato com a Codificar e saiba como desenvolver suas ideias!   ]]>