O conceito de Marketing 4.0 tem muito a ver com o mercado atual e os modelos de negócio que encontramos por aí.

Afinal vivemos em um mundo em constante evolução, onde os negócios têm se transformado a todo o momento, assim como as estratégias que são aplicadas neles.

As empresas que não compreendem essas mudanças acabam ficando para trás e sendo ultrapassadas pelos concorrentes.

Afinal, entre uma empresa de rastreamento de veículos que investe em inovação e está atenta ao mercado e outra que prefere seguir os preceitos antigos, é claro que o cliente irá optar pela que está à frente do seu tempo.

Por isso, conheça mais sobre o Marketing 4.0 e tudo que ele tem a oferecer para o seu negócio, seja ele qual for, desde uma loja de câmera de segurança com áudio intelbras até uma revendedora de cadeiras.

O que é marketing 4.0?

Esse nome foi dado por Philip Kotler, que é considerado o pai do Marketing, para designar o período tecnológico que estamos vivendo, que é marcado pelas transformações de negócios.

Afinal o comportamento do consumidor tem mudado com o passar dos anos. Se antes para pesquisar sobre câmera de segurança valor era preciso sair de casa e passar de loja em loja, hoje em dia conseguimos fazer tudo pelo celular, no conforto de casa.

Isso faz com que os consumidores se tornem cada vez mais exigentes, afinal com um mar de possibilidades eles só vão adquirir produtos ou serviços que tenham:

  • Um melhor custo-benefício;
  • Bom atendimento;
  • Qualidade;
  • Bom relacionamento com o cliente.

Se ele perceber que uma empresa não oferece essas especificações, ele irá partir para outra sem nem pensar duas vezes.

Com isso as empresas se viram na necessidade de se adaptar para atender todos os anseios que a tecnologia proporciona.

Entenda a evolução do marketing, lá no início da comunicação de massa, temos o Marketing 1.0, onde suas ações e divulgações não considerava que os consumidores tinham vontade única, todos eram tratados como iguais, com os mesmos gostos.

Já no marketing 2.0 lidamos com um maior número de empresas no mercado, o que faz com que a marca ajuste suas estratégias e crie mecanismos para o seu público específico, afinal os clientes agora possuem mais opções.

No marketing 3.0 esses consumidores ganham voz e com isso não são mais vistos pelas empresas como meros compradores. As marcas percebem que eles têm desejos e necessidades únicas.

Além disso, agora as marcas defendem um posicionamento e mostram seus valores defendidos para que essas pessoas se reconheçam através dessa empresa.

A diferença entre o marketing 3.0 e o marketing 4.0 é sem dúvidas a nova realidade tecnológica, que muda completamente a relação entre empresas e clientes.

Importância de fazer um planejamento de marketing

Como qualquer coisa que se faça na empresa, é importante que se tenha um planejamento, ainda mais quando assunto é marketing.

Quando uma empresa de controle de acesso, por exemplo, faz o planejamento de marketing, consegue criar ações assertivas e condizentes com o seu público-alvo, dessa forma é possível identificar quem são seus consumidores e o que eles esperam da marca.

Sem contar que o planejamento permite que você tenha um amplo conhecimento do mercado e principalmente sobre os seus concorrentes, o que permite que você crie estratégias para te ajudar a estar sempre à frente deles.

Com um bom planejamento até as métricas se tornam mais eficazes, porque com objetivos e metas claras você é capaz de definir os resultados que planejou.

Qual o foco do marketing 4.0?

Para o Philip Kotler, existem três pontos principais para a ação do marketing 4.0, que são:

  • Buscas na internet por meio dos buscadores;
  • Redes sociais;
  • Serviços.

Com relação aos sites de busca, é fundamental que sua empresa esteja atenta para as exigências e com isso adeque seus conteúdos para conseguir aparecer nas pesquisas.

Por exemplo, quando pesquisar por “controle de acesso biométrico preço”, irá aparecer a sua empresa com os principais resultados.

Sem contar na criação de conteúdo que consegue oferecer informações que atendam as expectativas do consumidor, elas podem ser feitas através dos blogs ou das redes sociais.

Referente aos serviços, Kotler diz respeito às possibilidades que a internet tem a oferecer de expandir seu campo, citando os aplicativos de serviço streaming, comida, música, entre outros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.