Desenvolvimento de aplicativos para médicos: descubra como a tecnologia aumenta a performance médica

Quando o assunto é desenvolvimento de aplicativos para médicos, não podemos deixar de mencionar o quão relevantes são as transformações na relação entre médicos e pacientes.

Médicos antenados podem obter excelentes resultados das vantagens de ter aplicativos próprios visando melhorar diversos aspectos: agilidade no atendimento, menor tempo de resposta, segurança e melhora no relacionamento com pacientes.

A Doutor Feridas, por exemplo, é pioneira na utilização de aplicativos em seu segmento. Atuamos em tratamento de feridas e para escalar nossa operação foi fundamental o desenvolvimento de algumas ferramentas.

Entre elas, criamos um aplicativo que conecta pacientes a profissionais treinados por nós.

Estamos conseguindo com isso levar cicatrização a diversos pontos do país. Mas fora o nosso exemplo, temos acompanhado uma verdadeira avalanche desses aplicativos no mercado.

Quais são as principais ferramentas para aplicativos para médicos?

As principais ferramentas exploradas são:

  1. Agendamento
  2. Prontuários Eletrônicos
  3. Prescrição Médica
  4. Boots de Atendimento.

Agendamento

Uma boa ferramenta de agendamento de consultas pode melhorar a experiência do paciente. Evitando que o mesmo perca tempo com ligações desnecessárias. Imagine a possibilidade do paciente acessar do seu celular em qualquer lugar a agenda do seu médico, agendar e até mesmo pagar a consulta em poucos cliques.

Essas ferramentas geralmente estão associadas com mecanismos de automação de mensagens.

Sendo que o paciente pode receber mensagens programadas com diversos conteúdos: alerta do dia da consulta, pontos importantes sobre o que não esquecer durante a consulta, avaliação do atendimento e link para agendamento de retorno. Nesse aspecto vale a pena dizer que não é somente uma simples automação, e sim o potencial de dados gerados com essas interações.

Esses dados podem contribuir para que o médico tenha informações relevantes sobre desistência de tratamento, ticket médico do paciente e absenteísmo de consultas.

Prontuário eletrônico

Um médico que queira se destacar deve ter prontuários dos seus pacientes de forma organizada. Existem várias ferramentas de prontuário disponibilizadas no mercado que contam com aplicações extremamente relevantes no dia a dia de atendimento médico. Facilitam por exemplo o acesso a informações prévias e alguns oferecem controle financeiro, estoque, banco de imagens, dentre outras facilidades.

Prescrição Médica

Também tem ganhado muita força as ferramentas que auxiliam o médico nas prescrições.

Essas ferramentas conseguem sugerir tratamentos a partir de diagnósticos, identificar necessidades de posologia e ajuste de doses e até mesmo identificar interações medicamentosas a partir dos medicamentos prescritos.

Isso gera mais segurança tanto para o médico quanto para o paciente. Outro ponto a ser considerado é que o acesso a informações prévias para gerar a renovação de receita otimiza muito o tempo do médico. Com um simples clique é possível identificar qual receita está em uso e quais tratamentos prévios o paciente já executou.

Boots de atendimento

Automatizar atendimento também tem contribuído para aumentar a efetividade na marcação de consulta. A população está cada vez mais exigente e sem tempo.

Querem respostas rápidas para suas dúvidas. Nesse sentido, o atendimento por boots consegue responder mais de 95% das dúvidas iniciais de quem está buscando uma especialidade médica.

Existem ferramentas que praticamente eliminam a necessidade de atendimento por um humano, embora seja um risco. Considero que o ideal seja triar os atendimentos, deixando para o momento final da marcação a interação com o responsável por esse serviço.

Só com essa estratégia já é possível economizar tempo e dinheiro. Poupando os atendentes de responder às mesmas perguntas frequentemente.

Quais os passos ideais para contratar uma boa empresa de desenvolvimento de aplicativos para médicos?

  1. Buscar recomendações de quem já tenha efetuado serviços com a empresa, peça apresentação de portfólio e dê preferência para aquelas que já possuem cases dentro do segmento médico.
  1. Faça pesquisa de reputação da empresa junto a site e orgãos. Fuja daquelas empresas campeãs de reclamação em sites dessa finalidade como o Reclame Aqui.
  1. Antes de contratar, solicite o escopo escrito de todo o projeto e certifique se do que está contratando, qualquer mudança no escopo inicial acarretará novas despesas o que pode “estourar” o orçamento do projeto.
  1. Por mais grandioso que seja seu projeto, faça por etapas. Priorize os módulos essenciais e vá ao longo do tempo adicionando as melhorias e novos módulos.
  1. Antes de desenvolver um aplicativo, valide sua ideia junto aos seus clientes com uma ferramenta mais simples, por exemplo um formulário do google. Nessa etapa vale a pena coletar os dados sobre quais as necessidades dos seus clientes. Pesquise, converse com seus pacientes e funcionários, levante quais são as prioridades e o que faz sentido para seu cliente e seu time. Nunca tente desenvolver algo que você simplesmente considera relevante sem levar em consideração quem usará o aplicativo.
  1. Esteja atento após a publicação do seu aplicativo, antes de divulgá-lo verifique a experiência dos primeiros usuários, isso é muito importante para corrigir erros e melhorar a experiência do seu cliente.
  1. Na busca por orçamentos nem sempre o preço cobrado é o principal parâmetro a ser analisado. Experiência prévia no segmento, suporte a ser oferecido posteriormente e a formação do time que executará o projeto são fundamentais.
  1. Considere sempre que menos é mais. Encher um aplicativo de soluções pode fazer com que ele se torne difícil de manejar, fazendo com seu cliente acaba não aderindo a ferramenta.
  1. A nova Lei Geral de Proteção de Dados tem que ser respeitada a fim de que problemas judiciais possam ser evitados. Caso necessário contrate uma consultoria especializada.
  1. “Amarre” no contrato inicial os valores de horas para contratação futura para melhorias no aplicativo, assim como também a manutenção e gastos com servidor. Cuidado para não desenvolver uma ferramenta que o custo operacional seja muito elevado e dificulte sua manutenção futura.

Enfim, o que esperar em um futuro próximo sobre os aplicativos para médicos?

Sem sombra de dúvidas, o futuro do desenvolvimento de aplicativos para médicos passa pelo uso da Inteligência Artificial e I.O.T (Internet das Coisas). Tais tecnologias irão criar novos paradigmas e revolucionar o mercado médico.

Ferramentas de Inteligência Artificial já desenvolvidas tem se mostrado mais efetivo em diagnósticos por imagens, por exemplo do que médicos com vasta experiência.

Análise de padrões de imagens e informações irão conduzir cada vez mais a eficiência em diagnósticos e diminuir os riscos de erros médicos. Dispositivos que utilizam dados e transformam em ações também já estão sendo desenvolvidos em grande escala.

Relógios que emitem alertas de ritmo cardíaco irregular, mensuradores de glicemia que emitem alertas para médicos assistentes, sapatos de bebês que conseguem emitir alerta de apnéia do sono e muitas outras soluções. Essas são apenas uma breve demonstração do quanto a ciência e a tecnologia irão contribuir com a medicina nos próximos anos.