Descobrindo como a VPN pode proteger a privacidade

Em abril, quase 4,4 bilhões de pessoas eram usuários ativos da Internet, 58% da população mundial, segundo o site Statista. A maioria desses usuários não pensa duas vezes na trilha digital de informações pessoais que deixa para trás. Para manter você e seus dados seguros na Internet, uma Rede Privada Virtual ou VPN pode ajudar nessa tarefa.

Vamos lá: o que é uma VPN e porque você precisa de uma? O principal objetivo de uma rede privada virtual é oferecer segurança e privacidade adicionais enquanto você navega na Web ou usa a Internet, esteja em um PC, Mac, tablet ou smartphone.

A VPN é um método para oferecer proteção adicional quando você faz qualquer coisa na internet, desde email a sites, até o uso de um aplicativo bancário em seu smartphone. Uma VPN irá proteger ou mascarar o endereço IP (Internet Protocol), criando um caminho ou túnel privado pela Internet pública.

Alguns recursos e benefícios de uma VPN:

  • Ela ocultará seu histórico de navegação.
  • Uma VPN mascara seu endereço IP e local físico (o endereço IP da VPN é exibido em vez do seu)
  • Pode reduzir os riscos de roubo de identidade porque você está nesta zona ou espaço privado protegido
  • Pode ser ilegal em alguns países, portanto, conheça suas leis e regulamentos específicos. Eles são legais em muitos países. Provavelmente, você consegue adivinhar quais não o permitem. China, Coréia do Norte, Rússia, Iraque, Turquia e mais alguns proibiram as VPNs atualmente.
  • Uma VPN pode melhorar e aumentar sua segurança e, até certo ponto, sua privacidade.

Em essência, uma VPN é como criar uma estrada privada ao longo de todos os becos e ruas principais da Internet e permitir que você se comunique na Internet com um grau adicional de proteção. O protocolo real para fazer essa conexão segura de uma rede para outra é conhecido como Protocolo de encapsulamento.

Os túneis parecem uma maneira lenta de viajar. Talvez devêssemos mudar o termo para algo como o Protocolo Hyperloop (com todo o respeito ao Sr. Elon Musk e sua idéia, que acontece muito mais rápido, mas ainda em um túnel, então deixa pra lá).

VPNs pagas e VPNs gratuitas

Você já deve ter consciência que nada nesta vida é de graça. As VPNs ditas gratuitas têm muitas desvantagens em relação às pagas e eu vou explicar mais ou menos as diferenças entre as duas.

Em primeiro lugar, vamos falar da privacidade que é uma das funcionalidades principais das redes privadas virtuais. As versões gratuitas prometem esconder o seu tráfego e sites visitados dos provedores de internet, mas elas guardam os seus dados mesmo assim. E ainda vendem esses dados para empresas de publicidade online.

A única VPN que tem uma política de “No Log” é a ExpressVPN. Trata-se de um serviço pago mas a privacidade é 100% garantida.

Outra coisa para se ter em conta é a velocidade da conexão. Enquanto que as VPNs pagas garantem uma boa conexão livre de interrupções e, às vezes, até mais rápida do que a conexão aberta, as VPNs gratuitas possuem poucos e lentos servidores. Para piorar ainda mais a situação, são muitos os usuários a utilizarem poucos servidores; o que faz com que a conexão fique extremamente lenta.

Quem precisa de uma VPN e valoriza a sua privacidade e proteção, deve optar por uma versão paga.

No geral, uma VPN pode proteger você, seus dados (seja um email ou informações que você compartilha em um site) de olhares indiscretos e espiões, não importa onde estejam. Para deixar claro, as VPNs não são infalíveis e à prova de balas – elas têm suas limitações que eu explorarei em um post futuro. Mas se você estava procurando uma maneira de se proteger, uma VPN é um primeiro passo completo.