Crowdinvesting: como usar para iniciar sua startup
O que é crowdinvesting? A ação do crowdinvesting constitui-se da captação de recursos financeiros dos empreendedores através de plataformas online na internet, onde os investidores contribuem com verbas nesse novo negócio e em troca ficam com parte da empresa no qual estão investindo. De acordo com o tipo de ação e negócio a se iniciar, o crowdfunding, não é a melhor solução. Então as doações que na maioria das vezes vem da grande massa, de um certo público específico e também de investidores maiores, são substituídas pelo crowdinvesting, onde parte da ação é adquirida pelo investidor. As regulações vem se tornando mais flexíveis desde seus primeiros modelos em 2009 e 2010 e as plataformas tradicionais, pioneiras em crowdfunding tem adaptado seus modelos de negócio para implementação do mercado equity. Como o crowdinvesting funciona? Através das plataformas online onde a movimentação acontece, as startups interessadas passam por um processo de seleção onde o potencial e os requisitos variam de uma plataforma para outra. Entre essas exigências destacam-se:
- Resumo Executivo: normalmente é um documento oferecido pela startup de interesse com uma visão geral detalhada sobre a sua empresa e o que ela produz. Não é exatamente um plano de negócios extenso, mas sim um resumo que vá despertar o interesse dos potenciais investidores.
- Parâmetros e termos: É necessário que fique claro as informações de quanto seu negócio precisa e qual o tempo de duração da campanha. É importante atentar-se pois, algumas plataformas possuem um tempo limite para arrecadação de fundos e algumas possuem também um valor limite por campanha.
- Avaliação: Seus potenciais investidores e também os donos da plataforma precisaram de acesso a informações como avaliações pré monetárias da empresa, para determinar quantas ações estão a venda e seus valores.
- Patrimônio líquido, dívida conversível: Se tratando de patrimônio líquido é necessário que se informe qual porcentagem e o motivo dessa oferta, como no caso da dívida conversível é preciso levar em conta todas as considerações.
- Crowdfunding:
- Crowdinvesting