Como criar um aplicativo para mercado como o Instacart

O que é um aplicativo para mercado
Um aplicativo para mercado é nada mais que uma plataforma de compras voltada para produtos de lojas e mercados locais. Através desse aplicativos, os usuários conseguem pesquisar os preços e realizar suas compras de forma simples.
Em parceria com o comércio local das cidades que atende, os aplicativos espelhados no modelo do Instacart servem para a compra de frutas, vegetais, produtos industrializados, suprimentos e muito mais.
Estes aplicativos conseguem grande sucesso graças a praticidade que oferecem aos seus usuários. Além disso, eles ganham espaço no mercado por oferecer mais um meio de vendas para os comércios locais.

Como funciona um aplicativo para mercado

Um aplicativo para mercado como o Instacart tem um funcionamento simplificado. Assim como outros apps de serviço, ele funciona como uma plataforma de encontro para duas partes: os comerciantes e os usuários. Através dela, eles conseguem se comunicar de uma forma mais simples e eficaz.
Existem 3 partes principais envolvidas no funcionamento de um aplicativo para mercado:

Os estabelecimentos

Eles utilizam o aplicativo para oferecer seus produtos. Através da plataforma, eles encontram novas pessoas interessadas em produtos, e podem aumentar sua área de atuação.
Como parceiros, eles tem direito de estipularem os próprios preços e regras próprias de entrega, como preço mínimo. Os estabelecimentos são os principais responsáveis por atrair os usuários. Portanto, é importante apostar na variedade de estabelecimentos parceiros. Quanto mais opções, mais interesse você terá do público.

Os profissionais/entregadores

Os profissionais que trabalham nessas plataformas são responsáveis por realizar as tarefas solicitadas. Eles tem ligação direta com a plataforma, e sao designados por ela.
Eles devem estar preparados para fazer a escolha dos produtos e sua entrega da melhor forma. Como eles são o elo de ligação entre os estabelecimentos e os clientes, devem se mostrar preparados e interessados em realizar o melhor serviço possível. Eles representam o aplicativo para mercado, portanto, devem se portar da melhor forma.

Os usuários

Os usuários são os principais responsáveis pela rentabilidade de um aplicativo para mercado. Eles utilizam a plataforma para fazerem seus pedidos e compras, e procuram variedade e facilidade.
É importante que os usuários se deparem com um sistema de uso simples, que tenha capacidade de realizar todas as tarefas necessárias.

Como desenvolver um aplicativo para mercado

Agora que você já sabe como um aplicativo para mercado funciona, vamos falar do que você precisa para criar um app como o Instacart.

A plataforma

A plataforma de um aplicativo para mercado deve permitir que os usuários façam seus pedidos. Além disso, ela é responsável por automatizar as respostas e informações apresentadas, permitindo que todas as partes envolvidas estejam atualizadas sobre eles. Para desenvolver uma plataforma como essa, você precisa de um software que tenha as seguintes funcionalidades.

Funcionalidades

  • Procura: através da plataforma, o usuário deve ter todas as opções e filtros de pesquisa. Lembre-se que um aplicativo para mercado trabalha com os mais variados tipos de estabelecimentos. Portanto, dê opções simples para seus usuários encontrem exatamente aquilo que precisa, sem grandes complicações.
  • Precificação: os preços são definidos pelos estabelecimentos. Por isso, é importante manter o catálogo atualizado. Assim, os usuários tem todas as principais informações necessárias, e podem fazer seus orçamentos de forma simples.
  • Fotos: Para mostrar os produtos, muitos dos estabelecimentos precisam de fotos. Construa uma plataforma que suporte o upload de arquivos visuais. Você ajuda os estabelecimentos e os usuários.
  • Sacola de compra: essa funcionalidade deve agregar todos os produtos escolhidos pelo usuário. Assim, é possível ter os detalhes de cada solicitação e quais produtos estão sendo escolhidos. É uma forma de manter um controle de cada solicitação.
  • Detalhes: os detalhes das solicitações envolvem os status de produção, coleta e entrega. Os usuários precisam dessas informações para ter certeza que seus pedidos serão cumpridos conforme o solicitado.
  • Histórico: o histórico de pedidos é utilizado para permitir que os usuários consultem suas cobranças e solicitações. Assim, eles podem controlar ainda mais seus gastos e estabelecimentos preferidos. Com essa opção, eles também podem repetir solicitações de forma mais rápida.
  • Chat: o chat facilita a comunicação entre os estabelecimentos, entregadores e clientes. Com esse canal, todos conseguem se informar sobre as solicitações, tirar dúvidas e fazer solicitações de suporte.
  • Pagamento: o pagamento é ainda mais importante, já que é a principal forma de monetização de um aplicativo que entrega tudo. Opte por gateways de pagamento seguros e simples. Assim, você consegue uma renda maior, enquanto oferece segurança para os pagamentos feitos dentro da plataforma.

Criando um aplicativo para mercado

Para criar qualquer tipo de aplicativo de serviço, você tem duas opções principais. Vamos falar delas abaixo:

Criação de plataforma do zero

O desenvolvimento de aplicativos através de uma plataforma completamente nova é a opção mais demorada. Nesse processo, o aplicativo é feito inteiramente do zero, por uma equipe de desenvolvimento especializada. Os requisitos devem ser levantados, e a criação deve começar por partes. Esse tipo de desenvolvimento de aplicativos também tende a ser mais caro, tendo em vista todos os recursos que devem ser direcionados ao projeto.
Apesar disso, o desenvolvimento através de um plataforma completamente nova dá total controle aos desenvolvedores. Assim, existem mais chances de inovar, e criar coisas novas. O problema é que o desenvolvimento de funcionalidades não testadas no mercado pode ser arriscado.

Criação de plataforma por white-label

A outra opção de desenvolvimento é mais segura, rápida e barata. O desenvolvimento de aplicativos através de plataformas white-label parte da personalização de uma plataforma pré-desenvolvida. Assim, já existe um software estruturado, com todas as funcionalidades, que só precisa se adaptar ao projeto.
Esse desenvolvimento tende a ser mais seguro, já que conta com funcionalidades já testadas, em uma plataforma estável. A adição de novas ferramentas também não é tão complicada. O valor de uma plataforma white-label é bem menor do que o desenvolvimento do zero, e o aplicativo pode ser terminado com muito mais rapidez.
Num mundo em que as tendências mudam de forma rápida, assim como a tecnologia, é imprescindível que asa ideias saiam do papel com agilidade. Portanto, a criação por plataformas white-label é a mais recomendada.

Aplicativo para mercado da Codificar

Se você deseja criar um aplicativo para mercado, podemos te ajudar. A Codificar trabalha com a criação de plataformas white-label perfeitas para o mercado atual. Entre um de nossos produtos mais populares está o Aplicativo para Mercado.
O Aplicativo para Mercado possui todas as ferramentas necessárias para o mercado de entregas. Baseado no modelo Instacart, ele pode ser personalizado para todas as necessidades de mercado, trazendo grande benefícios. Conheça mais do Aplicativo para Mercado da Codificar clicando aqui, e entre em contato através do formulário abaixo:
]]>