Como ganhar dinheiro com Aplicativos: Passo a passo [Atualizado 2024]
Você deseja aprender como ganhar dinheiro com aplicativo? O universo dos aplicativos móveis movimenta bilhões de dólares em receita todos os anos. Contudo, uma cifra surpreendente de aplicativos móveis são responsáveis por pouco ou nenhum lucro.
O mercado de tecnologia é volátil, o que torna impossível a sua contabilidade como um todo, mas essas plataformas são a maneira mais eficiente para empresários realizarem melhorias no seu próprio negócio, seja digital ou não.
Já se pegou pensando em algo que poderia render milhões? Os aplicativos tornam ideias inovadoras palpáveis. Imagine o Instagram ou Snapchat de outra forma?
Primeiramente, você não consegue, porque já estão consolidados em plataformas que atendem necessidades e se moldam a novas demandas.
E se tratando de demandas, o mercado de aplicativos está maior do que nunca e, embora pareça que há uma tendência para aplicativos gratuitos em vez de produtos pagos, ainda há muito dinheiro a ser ganho no mercado.
Pensando nisso, neste artigo vamos ensinar a você um passo a passo para ganhar dinheiro com aplicativos. Continue lendo para aprender tudo sobre esse mercado lucrativo.
Sumário
Desenvolvimento de aplicativos
Atualmente, as redes sociais são o segmento de crescimento mais rápido. Serviços baseados em localização também.
Uma tecnologia melhor, em termos de sensores e processadores, está permitindo que desenvolvedores de aplicativos de smartphones criem produtos mais eficientes, inteligentes e que melhoram a experiência geral do usuário ao usá-los.
O desenvolvimento de aplicativos móveis é o processo de criação de plataformas para sistemas Android e iOS (os sistemas que operam o seu telefone celular).
Contudo, o que você precisa ao seu alcance, você pode rastrear o inventário ou fazer atualizações instantâneas de seu telefone.
Quando o software de prateleira não atende aos requisitos de negócios específicos, a melhor opção é personalizar. Contrate desenvolvedores para criar aplicativos para você ou crie você mesmo com ferramentas do tipo “faça você mesmo”
Existem muitos fatores que influenciam como o desenvolvimento de aplicativos é feito.
Você deve considerar o tamanho do projeto, quão específicos são os requisitos, quanto o cliente deseja alterar as coisas, quão grande é a equipe de desenvolvimento, quão experiente é a equipe de desenvolvimento e o prazo para o projeto.
O mercado de desenvolvimento de aplicativos
Um App amplamente utilizado pode gerar milhões e, às vezes, bilhões de reais a depender de diversos fatores. Claro, você pode ganhar mais ou menos receita com base na estratégia de monetização do aplicativo.
Há 50 anos ou mais, ninguém imaginaria que um dispositivo na palma da mão permitiria falar com um amigo distante, ou uma tela responsiva poderia interagir em segundos uma rede de mensagens, ou até mesmo chamar um carro particular em questão de minutos.
O que talvez seus avós nunca imaginaram está aqui.
E você também está usando, mas sem notar o tamanho avanço ocorrido nas últimas décadas.
Milhões de empreendedores estão se esforçando para dar forma à sua imaginação e, consequentemente, milhões de empresas de desenvolvimento de aplicativos estão surgindo para ajudá-los. Atender uma demanda é crescer no mercado.
Agora vamos falar sobre os aplicativos que estão em alta no mercado: IFood, TikTok, Uber, Swiggy, Zomato, Ola, Subway Surfer, etc., cada um servindo a um propósito diferente.
Por exemplo, embora existam muitas plataformas de entrega de alimentos sob demanda disponíveis no momento, cada uma tentando atrair mais usuários com ofertas e descontos atraentes, eles são ligeiramente diferentes no fornecimento de seus serviços.
Cada qual atinge peculiaridades para atender melhor seus clientes e otimizar seus ganhos em cada plataforma. O mercado de desenvolvimento só tende a crescer, já que cada vez mais usuários estão disponíveis para comprar, vender e interagir com seu App.
Crescimento do mercado nos últimos anos
Alguns anos atrás, pensar nisso seria uma grande piada – Quem sabe? – para alguns. Como você poderia pedir comida online ou chamar um táxi?
Acessar a sua loja favorita e comprar com dois cliques? Mas os tempos mudaram e agora, passamos por nossos dias ocupados com esses kits de sobrevivência.
Os Aplicativos fazem parte da rotina. A indústria de desenvolvimento de aplicativos tem visto um boom drástico em seu mercado nos últimos anos.
A necessidade de mais soluções de software para facilitar a vida das pessoas comuns está crescendo em um ritmo acelerado. Quantos outros problemas do cotidiano surgiram e podem ser resolvidos com essas plataformas?
Isso porque os aplicativos são verdadeiros facilitadores que surgem mediante as necessidades identificadas. Ou seja, o mercado está só começando, pois as possibilidades são incontáveis.
E quem chega primeiro possui a vantagem de ser um pioneiro. Uma vez que você escolheu o terreno do seu negócio, você precisa identificar quem é sua vizinhança.
Conhecer quem está nessa corrida competindo com você. Pois, muitos tendem a pensar que suas ideias são únicas e isso costuma não ser verdade.
Portanto, fique atento ao mercado e esteja ciente de que podem haver outros negócios semelhantes ao seu. O desenvolvimento de aplicativo requer uma série de análises e pesquisas prévias.
E isso previne problemas, deixando você mais ciente dos processos que terá que realizar para crescer como empresário.
Como ganhar dinheiro com aplicativos em 2024
Fornecer aplicativos gratuitamente é uma decisão sábia do mercado, o que pode fazer com que ele se destaque no mercado de aplicativos.
Mas se o aplicativo é gratuito para todos os usuários, como os desenvolvedores de aplicativos podem lucrar com esse investimento?
Mensalidades
Modelos de mensalidade, como assinaturas, popularizado pela Netflix, são uma forma de assinatura mais cara, que oferece maiores benefícios para os usuários.
Até então, não há limitações quanto aos conteúdos disponíveis, mas a assinatura de um plano premium oferece maior qualidade e um maior número de telas a serem usadas.
No modelo de diária, temos o exemplo do Airbnb, que funciona como uma espécie de compartilhamento de imóveis.
A ideia é a seguinte: você possui um quarto no seu apartamento que está vazio, com o intuito de levantar uma grana você resolveu alugá-lo por alguns dias para um casal que está de férias em sua cidade.
Venda de produtos
Um dos métodos mais eficientes de gerar renda sem precisar de anúncios é fazer com que ferramentas adicionais sejam liberadas através de compras dentro do aplicativo.
Os usuários não serão obrigados a pagar para utilizar o app, mas eles terão a opção de melhorar sua experiência se o fizerem.
Muitas empresas de e-commerce optam por construir os aplicativos para vender produtos como brinquedos, camisas, etc. Eles podem usar o aplicativo para vender os produtos implementando os padrões de marketing por e-mail.
Comissões
A economia compartilhada acontece através da criação de alternativas que visam apresentar um novo modo de consumo, baseado na diminuição dos custos e sustentabilidade.
O seu aplicativo é uma plataforma de serviços vendidos por terceiros, com isso, você recebe comissão a cada venda desses produtos. A ideia é que os consumidores dividam o uso de bens e serviços que acessam.
Nesse modelo, a experiência é o objetivo e não a exclusividade. Para que uma economia compartilhada funcione, ela se baseia em três pilares principais no Modelo de negócios baseado na promoção de acesso à bens subutilizados
Consumidores beneficiados pelo acesso a bens e serviços\negócio construindo tendo como base marketplaces.
Com diferentes segmentos e propostas, diversas empresas startups investem no modelo de economia compartilhada como base da ideia do negócio.
Propagandas dentro dos aplicativos
A publicidade nativa é uma forma de propaganda sutil, que parece uma parte natural de seu aplicativo. Ele sempre será relevante ao ecossistema de seu app, ao ponto de parecer personalizado para cada usuário.
Exemplo: imagine um aplicativo sobre finanças, que traz artigos sobre economia, mercado e empréstimos.
Agora, imagine que uma companhia de empréstimos pagou para que um artigo sobre esse assunto fosse publicado neste aplicativo, no mesmo estilo e no mesmo formato de outros conteúdos. Isso é publicidade nativa.
Enquanto alguns usuários não gostam desses tipos de anúncios, os banners podem ser uma forma direta de conseguir financiar os gastos principais do desenvolvimento de seu aplicativo.
Eles são valiosos nos jogos mobile, onde um toque inexperiente de um usuário pode criar um clique, e aumentar sua renda final.Os banners são ótimos espaços para que as marcas consigam novos usuários, principalmente se eles possuem relação com o aplicativo em que eles aparecem.
Recursos extras em versões pagas
Adicionar um recurso em que o usuário pode retirar os anúncios de publicidades na versão paga é uma ótima opção de monetização de apps. Isso é melhor para o planejamento de fornecer feeds e serviços de informações em tempo real para jornais e revistas.
No entanto, pode levar algum tempo para ganhar a popularidade e a confiança do conteúdo.
Portanto, a qualidade deve ser mantida em alto nível, pois os clientes apreciarão um conteúdo de alta qualidade ao pagar. Se grátis é bom, é compreensível que pago seja melhor.
Vantagens de criar um aplicativo
Os aplicativos móveis continuarão a existir. É difícil encontrar pessoas que não os usam todos os dias. Esta é uma grande oportunidade para as marcas. Seja no iPhone, Android ou Windows Phone, as empresas sempre têm espaço para o sucesso por meio de aplicativos personalizados.
No entanto, para fazer isso, você deve ter objetivos claros e a capacidade de desenvolver por trás da programação do aplicativo relevante.
Canal direto de Marketing
Um aplicativo personalizado é um ambiente altamente controlado em que a sua empresa é o centro das atenções.
Desta forma, o app atua como um canal permanente de negócios, trazendo todas as vantagens de uma loja on-line, só que no bolso do seu cliente em potencial, podendo impactá-lo até quando ele estiver longe do computador.
Além disso, não é preciso mobilizar uma equipe de vendas para ficar à disposição do fluxo: o aplicativo pode se encarregar de processar muitos dos seus negócios.
Notificações push e e-mails
Um aplicativo personalizado é um ambiente altamente controlado em que a sua empresa é o centro das atenções.
Desta forma, o app atua como um canal permanente de negócios, trazendo todas as vantagens de uma loja on-line, só que no bolso do seu cliente em potencial, podendo impactá-lo até quando ele estiver longe do computador.
Por isso, não é preciso mobilizar uma equipe de vendas para ficar à disposição do fluxo: o aplicativo pode se encarregar de processar muitos dos seus negócios.
Aumento do relacionamento direto com o cliente
Os aplicativos são populares porque podem resolver vários problemas diários ou simplificar certas atividades. Criar aplicativos de negócios é uma ótima maneira de integrar sua empresa a essa tendência.
Essa é a forma ideal de tornar seu aplicativo relevante e trazer benefícios para sua marca. Isso também ajudará a empresa a atrair melhor o público.
Controle de promoções e eventos
Oferecer cupons de desconto para quem baixar o aplicativo é uma boa estratégia para os clientes decidirem fazer o download do aplicativo.
Notificações promocionais instantâneas também são interessantes e podem orientar a tomada de decisões, porque os clientes entendem que manter os aplicativos em seus telefones têm vantagens recorrentes. É muito mais fácil promover eventos iniciados ou hospedados por sua empresa!
Ao habilitar as notificações, o usuário pode receber chamadas do aplicativo na tela para notificá-lo de eventos e suas informações detalhadas.
Se as pessoas precisam de acesso fácil a certas informações sobre sua empresa, o aplicativo também pode ajudar muito. Você pode fornecer um mapa offline para contato, horário comercial, especialidade do serviço, menu, e-mail, número de contato, etc.
Mas lembre-se, ninguém mantém um aplicativo em seu telefone para obter informações triviais que podem ser facilmente encontradas na Internet. Seu aplicativo precisa ter outros recursos diferenciados para manter o interesse das pessoas.
Lembre-se: mantenha um aplicativo em seu telefone para obter informações triviais que podem ser facilmente encontradas na Internet. Seu aplicativo precisa ter outros recursos diferenciados para manter o interesse das pessoas.
Recorrência e fidelização do uso
Quando um cliente utiliza seu aplicativo, sua forma de trabalhar é acumular pontos e obter uma determinada recompensa ao atingir determinado número. O maior problema é como realizar essa função no aplicativo.
Seu aplicativo pode enviar notificações aos clientes de que o período do cupom está prestes a terminar (se apenas uma compra estiver faltando), é um serviço.O maior problema é como realizar essa função no aplicativo. Sim, não mais agora.
Seu aplicativo pode enviar notificações aos clientes, informando-os de que os cupons comprados menos de uma vez estão prestes a expirar.
Por meio do aplicativo, você pode visualizar o tempo online do cliente, as páginas visitadas e a hora a partir da qual seu aplicativo foi acessado. Desta forma, você também pode entender os hábitos de seus clientes, o que pode ajudar sua empresa.
Os aplicativos têm muitas funções: eles podem fornecer informações gerais, preços, formulários de reserva, funções de pesquisa, contas de usuário, programas de comunicação, feeds de notícias, conteúdo exclusivo e muito mais.
Por isso, um dos maiores benefícios de ter um aplicativo móvel é que todas as informações que você deseja fornecer aos seus clientes (incluindo vendas e promoções especiais) estão ao seu alcance.
Fortalecimento da marca e identidade visual
Ao falar sobre informações ao seu alcance, você pode usar facilmente os sistemas tradicionais de incentivos e os pontos fornecidos aos clientes. Por exemplo, em vez de usar cartões de pontos antigos, você pode criar um ambiente no aplicativo para que seus clientes possam rastrear recompensas e bônus.
O resultado disso são mais downloads e mais feedback do cliente. Os aplicativos são como outdoors. Você pode usá-lo para fazer o que quiser.
Você pode torná-lo uma informação tradicional, prática, chocante e útil. No entanto, o que você realmente deseja fazer é criar um aplicativo que tenha recursos que seus clientes irão adorar, sendo muito atraente e bem planejado.
Primeiramente, quanto mais clientes você tiver relacionados ao seu aplicativo, maior será a probabilidade de eles comprarem seus produtos e/ou serviços.
Naturalmente, o aplicativo é facilmente associado à marca associada a ele. Assim, ele consegue transmitir os valores da empresa e auxiliá-la no cumprimento da missão criada para a empresa. Por isso, um aplicativo pode gerar muita identidade a sua empresa.
Quanto custa criar um aplicativo?
Porém, é impossível fazer um bom trabalho e ter sucesso utilizando alguns tipos de plataformas, como o White Label, que vamos tratar ainda neste conteúdo.
É possível se ter uma ideia de todos os gastos como a equipe por trás de todo o desenvolvimento, equipe de criação e a equipe que vai fazer o Marketing do lançamento e divulgação do produto.
No site “Quanto custa um aplicativo” é possível fazer um cálculo de o valor médio de gastos para toda a criação do aplicativo.
Por fim, de acordo com o site, levando em consideração toda a criação e divulgação do produto, é possível criar versões mais simples do zero por a partir de R$ 17.680.
Vantagens do aplicativo White Label
Criar um aplicativo não é um investimento dos mais baratos. Porém, né possível fazer um bom trabalho e ter sucesso utilizando alguns tipos de plataformas, como o White Label, que vamos tratar ainda neste conteúdo.
É possível se ter uma ideia de todos os gastos como a equipe por trás de todo o desenvolvimento, equipe de criação e a equipe que vai fazer o Marketing do lançamento e divulgação do produto.
1. Custos reduzidos
Os custos com a criação de um aplicativo através da plataforma White-Label são muito menores do que criando todo o processo do zero.
Outra facilidade em optar por esse tipo de aplicativo é que para isso não é necessário que você seja um especialista no assunto para desfrutar dos benefícios. Isso favorece para que você consiga cuidar de outras questões da empresa enquanto uma equipe especializada cuida do aplicativo.
2. Produto já validado
Um dos processos mais demorados e difíceis do desenvolvimento de aplicativos é a validação do produto. Com isso, na plataforma Whitelabel, o produto já está validado, o que acelera muito o processo de criação.
3. Tecnologia e manutenção terceirizada
Terceirizar processos é a maneira mais rápida e mais econômica de começar o seu desenvolvimento de aplicativos. O motivo é claro, empresas de desenvolvimento de aplicativo existem justamente para evitar esse problemas descritos acima.
Afinal, todos os processos contratuais serão gerenciados por outras pessoas, os custos caem drasticamente, o time de profissionais já trabalham numa sintonia e ritmo estabelecido e por isso terão um prazo definido para fazer a entrega, etc.
Por fim, também vale destacar a possibilidade de você contratar uma empresa com aplicativos pré-prontos, chamados de white-label. Utilizar aplicativos white label é uma forma muito mais prática e econômica de inserção no mercado de tecnologia.
Conclusão
Em resumo, aprender como ganhar dinheiro com aplicativos não é um processo fácil. Envolve muito trabalho, estudo e utilização de estratégias para entender quais as necessidades do cliente e como criar um aplicativo para resolver esses problemas.
Por isso, ao utilizar esse passo a passo de como desenvolver um aplicativo, você tem todas as estratégias que utilizamos para desenvolver aplicativos de sucesso todos os anos.
Nós da Codificar temos vários apps já prontos, que serão apenas ajustados e personalizados ao seu negócio.
Com isso, você diminuirá ainda mais o preço e tempo do desenvolvimento do aplicativo. Estar no mercado digital e desenvolver um aplicativo cria muito mais oportunidades de investimento, e opções ilimitadas de empreendimento.
Por isso, independentemente de sua ideia, nós podemos ajudar você a começar um aplicativo.
A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 12 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas White Label.