PedidosJá e UberEATS: Tudo sobre marketplaces de delivery

Aplicativos como o PedidosJá e UberEATS dominam o mercado brasileiro. Apesar disso, mesmo com uma gama de novos aplicativos de delivery surgindo, esse mercado ainda não tem grande atenção dos empreendedores. Como resultado, muitas partes desse mercado continuam inexploradas.

Um bom exemplo é o desenvolvimento digital da indústria de viagens. Esse mercado 40% de sua movimentação online. Já o mercado delivery possui apenas 5%. Enquanto a evolução da indústria de viagens depende de novas tecnologia, o mercado de delivery apresenta oportunidade óbvias. Todas elas estão disponíveis e esperando para serem desenvolvidas.

A Codificar trabalha com o desenvolvimento de aplicativos e softwares há 10 anos, e tem experiências no desenvolvimento de aplicativos de marketplace e delivery como o Marketplace de Delivery. Nesse artigo, vamos explorar as funcionalidades principais desse tipo de aplicativo. Afinal, como o PedidosJá e o UberEATS funcionam?

Esperamos que você entenda todas as vantagens de entrar para o mercado de delivery online. Eles estão abertos para concorrência e pode trazer grandes frutos como um investimento. Entenda mais abaixo:

Como funcionam os marketplaces de delivery como o PedidosJá e UberEATS?

A maioria dos aplicativos de delivery são baseados no modelo “agregador”. Desse modo, o empreendedor gera receita através de comissões. Basicamente, um marketplace de delivery como o PedidosJá e o UberEATS é uma central onde os usuários encontram várias opções de restaurantes. Assim ele pode escolher o estabelecimento preferido para fazer pedidos.

Aqui está um resumo da jornada de utilização de um aplicativo de delivery:

  1. Os clientes navegam pelo portal e procuram pelos restaurantes e culinárias listadas;
  2. Os clientes fazem seus pedidos e cadastram as informações de pagamento e entrega;
  3. O dono do marketplace taxa a transação e encaminha para o restaurante;
  4. O pedido é entregue pelo restaurante ou por um serviço de terceiros;
  5. O cliente tem a opção de avaliar o serviço prestado pelo restaurante.

Porque um aplicativo de delivery faz sucesso?

A vida das pessoas está cada vez mais cheia. Áreas metropolitanas e capitais enfrentam transito intenso e aumento nas atividade. Para se manter dentro da rotina, as pessoas precisam de assistência simples e de confiança, para várias tarefas diárias.

Assim como muitos precisam de um aplicativo como o Uber para agendar viagens, alguns também precisam de aplicativos como o UberEATS para saciar seu apetite. Isso acontece especialmente quando eles não tem tempo para cozinhar ou se dirigir a um restaurante.

E sobre o motivo de escolher investir em um aplicativo de delivery agregador e não um próprio para cada restaurante, existem razões óbvias:

  1. É mais fácil para clientes visitarem apenas um aplicativo de marketplace. Eles vão preferir encontrar todos os restaurantes disponíveis na área de uma só vez, do que instalar vários aplicativos.
  2. Com um aplicativo de delivery em formato de marketplace, os clientes tem mais opções para explorar os restaurantes e culinárias disponíveis.
  3. Os clientes podem comparar os preços, notas e comentários sobre os serviços oferecidos.

Esses três motivos suportam a ideia de que os clientes podem se tornar fiéis ao seu serviço, te tornando uma autoridade no delivery local.

Onde há público para um aplicativo de delivery?

Mercados se formando fora de áreas metropolitanas

Serviços de entrega, mesmo por telefone, eram limitados a áreas de grande movimentação urbana. Historicamente, esses lugares com mais densidade populacional oferecem maior demanda. Mas com o aumento da utilização da internet e da adoção de smartphones, isso muda. Áreas rurais e semi-urbanas também começaram a se tornar uma área de demanda para um aplicativo de delivery no modelo de marketplace.

O Brasil é um ótimo exemplo. A penetração da internet em cada vez mais cidades permite o contato a nível nacional. Assim, as pessoas de áreas anteriormente pouco exploradas pela indústria digital se tornam potenciais clientes.

Investir em um mercado expandido é o melhor jeito de concorrer

Os grandes aplicativos de delivery possuem uma presença expandida. Eles atuam não somente em mais de uma cidade, mas muitas vezes em múltiplos países. Desse modo, o público-alvo cresce exponencialmente, podendo atingir clientes em vários mercados.

Essa é uma lição para novos empreendedores dessa área. Trazer seu aplicativo para um mercado estendido é a melhor forma de concorrer com grandes empresas. Uma das vantagens de ser um serviço local é a facilidade de conexão com o público-alvo. Mas, assim que seu aplicativo de delivery ter um sucesso local, a expansão de atendimento deve ser considerada. É uma questão de tempo até você enxergar os benefícios da expansão de seu negócio.

Conclusão

O alcance da internet cresce diariamente. Pessoas que nasceram dentro da era digital estão no mercado de trabalho, e são acostumados a gastar com conveniências. É evidente que o delivery de comida é um setor próspero a ser explorado. O mercado basicamente pede pelo surgimento de novas empresas para suprir novas necessidades. Novos aplicativos como o PedidosJá e UberEATS têm o terreno pavimentado. A inovação é o fator para uma concorrência firme.

A Codificar compreende as necessidades de um empreendedor que deseja se estabelecer no mercado com um aplicativo de delivery em formato marketplace. Com vários casos de sucesso, fomos capazes de analisar nossos projetos e resultados, e desenvolver a melhor solução: o Marketplace de Delivery.

O script de aplicativo de delivery funciona como um agregador de restaurantes na área selecionada, e auxilia clientes a realizar pedidos. Você terá em suas mãos a melhor ferramenta do mercado, começando a frente de seus concorrentes.

Conheça o aplicativo de Marketplace de Delivery e entenda todas as vantagens de investir nesse mercado com um script completo, inteligente e adaptável.