Como divulgar meu site e atrair mais visitantes?
como divulgar meu site? Sabemos que a criação de um blog, ou de um site é apenas o primeiro passo para divulgar sua marca na internet. O turbilhão de etapas surge logo a seguir. Todo site é criado para que exista um tráfego, para que as pessoas o visitem e no fim de todo processo ele possa trazer bons frutos, incluindo vendas. Aqui iremos te ajudar a direcionar esse trabalho com seu site, vamos indicar um conjunto de ferramentas e dicas que com certeza vai fazer com que seu site seja melhor reconhecido. Por que divulgar é necessário? Quanto mais conhecimento você adquirir e quanto mais possibilidades de testes você tiver para aplicar, melhor vai ser o desempenho dos seus resultados. Criar o seu site e ser encontrado no Google no meio de 1 bilhão de sites existentes só é possível através de marketing. Somente assim seu site irá atrair visitantes. A divulgação é o pontapé inicial para que os futuros clientes se interessem pelo seu produto/serviço. Sem divulgação a chance de o público saber que sua marca existe são mínimas, logo, eles não vão nem passar perto de conhecer o que ela oferece, muito menos entender que podem contar com sua empresa para solucionar possíveis “problemas”. Uma boa divulgação tem o poder de agregar valor a marca, gerar empatia e engajamento, levando a um ótimo posicionamento de mercado. Entendendo o Funil do Marketing Digital O funil do marketing digital começa com a atração de visitantes para o site e passa pelo processo de conversão de alguns desses visitantes em clientes. Existem vários processos para atrair as pessoas para o seu site, assim como também existem elementos no seu site que ajudam a converter esses visitantes em clientes, além de análises para melhoria tanto da atração de visitantes, quanto de conversão. Entender o caminho do cliente até a compra é extremamente importante e saber trabalhar as particularidades de cada parte do funil (pois cada etapa necessita de estratégias diferentes) é essencial para um marketing eficiente. Abaixo vamos explicar resumidamente cada etapa desse funil, para que então possamos focar em nosso objetivo nesse texto que tem a ver com a primeira etapa, atrair visitantes.
- Topo do funil
- Meio do funil
- Fundo do funil
- Público Alvo
- Visual atrativo
- Seja persistente
- Google AdWords
- Além de anunciar no Google você pode escolher onde quer que seu anúncio seja veiculado, tendo como opção desde os resultados de busca do próprio Google até sites parceiros como Youtube, por exemplo.
- Por não possuir valor mínimo, o Google AdWords permite que as campanhas sejam adequadas de acordo com a necessidade de cada empresa, permitindo que as mesmas sejam pausadas, canceladas ou reiniciadas quando desejar.
- A segmentação nessa plataforma é mais específica pois através de palavras-chaves, elaboração de conteúdo de acordo com o público-alvo, título atraente e definição de URL de saída válida o Adwords ainda disponibiliza relatórios de desempenho da campanha e do público que interage com ela.
- 70% das buscas mundiais são feitas no Google, sendo elas 50 mil buscas por segundo.
- O investimento é feito em cliques por anúncio.
- SEO
- Divulgação efetiva de qualidade com bom ranqueamento nos buscadores. Melhor ranqueamento gera maiores visualizações, logo alcançando melhores resultados.
- A divulgação através de SEO também gera presença na rede, assim despertando interesse, empatia e engajamento.
- Os resultados podem ainda ser mais satisfatórios caso trabalhado em conjunto com o Adwords.
- Com o SEO ainda é possível gerar valor para as pessoas interessadas, além de fidelizar clientes.
- Conhecer os hábitos e o comportamento do seu público alvo, gerar conteúdo de qualidade, otimizar imagens com palavras-chaves, escolher um título atraente através dessas palavas-chaves e possuir um site responsivo são fundamentais para divulgação através de SEO.
- Marketing de Conteúdo
- Resultados percebidos a médio e longo prazo dependendo do conteúdo produzido.
- Garante resultados obtidos com menor investimento.
- Possui crescimento sustentável de leads e vendas com um fluxo constante de visitas e vendas.
- Transforma sua marca em autoridade, uma vez que ela vai trabalhar assuntos que as pessoas querem saber. Muitos formatos podem ser utilizados nesse processo como blogpost,e-book, infográficos, etc.
- Redes Sociais
- Melhor performace para B2C (transações feitas entre a empresa e o consumidor final) e B2C (transações entre empresas).
- Analise o que seus principais concorrentes estão fazendo, quais técnicas eles estão utilizando e o que está dando certo.
- Atente-se a quantidade de postagens e mantenha o foco para que possa depois de um período medir os resultados.
- Preste atenção no que seus seguidores costumam compartilhar e aposte em virais.
- Anuncie nas redes para que suas publicações cheguem nos perfis das pessoas exatas.
- É sempre importante frisar: Faça testes e não esqueça de medir os resultados. Só através deles que você vai saber se sua estratégia está dando certo ou errado.
- Mídias Sociais
- Diferente das redes sociais que possuem certa liberdade de criação de conteúdo e interação com o público, nas mídias sociais os regulamentos e regras são um pouco mais cautelosos.
- As redes sociais são mídias sociais, mas as mídias sociais não são redes sociais.
- Youtube, Vimeo, dentre outras mídias de vídeo estão cada vez mais sendo acessados com procuras de tutoriais e instruções, essas são oportunidades de interação com o potencial público.
- E-mail marketing / Resposta automática do e-mail
- A maneira correta de se usar essa ferramenta é criar um relacionamento com o cliente. Muita gente usa o e-mail marketing de forma errada para enviar divulgar descontos ou promoções, mas não é aconselhável esse tipo de atitude.
- Esse é o momento de preparar o consumidor para uma futura venda, não faça com que ele te marque como spam ou te exclua da lista de contatos.
- Existem diversas plataformas de e-mail marketing, desde as pagas até versões gratuitas. Saiba utilizá-las.
- As respostas automáticas do e-mail são uma excelente opção para divulgar não só seu site, mas para apresentar sua empresa de forma sutil e colocar seus canais de comunicação. Além de eficiente é uma opção totalmente gratuita.
- Guest Posts
- Guest Post é conhecido pelos famosos artigos de outras pessoas publicados em seu blog e vice e versa. Convidar um especialista para falar de um tema relevante ao seu blog pode ser uma ótima estratégia.
- Os artigos criados para blogs relevantes do mesmo nicho são umas das melhores formas gratuitas de se divulgar um site.
- Uma das maiores vantagens são as novas audiências, pois o texto publicado no blog de outra pessoa ajuda a construir autoridade da marca.
- Embora a geração de links seja outra vantagem é preciso estar atento e evitar blogs não relacionados, links artificiais e excesso de links pois além de serem ignorados pelo Google ainda podem haver penalidade para essa prática.
- Ao construir um guest post o foco no público deve ser mantido, somente devem ser aplicados links relevantes, conteúdo de qualidade e tenha um planejamento.
- Diretórios
- Eles podem não obter grande volume de tráfego, mas permitem um bom posicionamento do site.
- Existem diretórios para diversos tipos de sites, basca procurar em qual seu site se encaixa melhor e fazer o registro, de preferência em diretórios que possuam um bom
- Possuem menor quantidade de sites irrelevantes.
- Busca por conteúdo selecionado. Você não corre o risco de obter resultados ambíguos, justamente por fazer parte de uma estrutura.
- Artigos Patrocinados
- Os artigos patrocinados são artigos pagos em blogs que possivelmente vão lhe trazer algum retorno. Na maioria das vezes fala do seu site, ou da sua empresa, atrelado as suas vantagens.
- São adaptáveis a todos os tipos de orçamento dos clientes.
- Possuem um grande número de pessoas em contato com a sua marca, gerando maior visibilidade.
- Pode ser o primeiro ponto de contato com seus potenciais clientes e possuem grande chance de conversão.
- Mobile Advertising
- Umas das estratégias mais utilizadas nos últimos tempos pelo simples motivos de a maioria das pessoas acessarem a internet com freqüência pelos smartphones ou outros dispositivos móveis.
- Diferentemente de um tempo atrás, esses anúncios vem sendo trabalhados para atenderem especificamente esse tipo de público e estão sendo projetados pensando na tela desses dispositivos.
- Eles podem aparecer tanto nas redes sociais, quanto no Google AdWords, banners e outras formas de publicidade.
- Design responsivo é um dos principais diferenciais, com um projeto é totalmente adaptável para os smatphones.
- Atenção para o tempo de carregamento, chamadas para ação em destaque e lembre-se de deixar os botões bem visíveis.