Blockchains: a tecnologia do futuro e suas dezenas de aplicações

O ‘World Economic Forum’ prevê que, até 2025, pelo menos 10% da produção estará ligada a blockchains. Isso quer dizer que a implementação de modelos de negócio baseados nessa tecnologia pode ser tão revolucionária quanto a popularização da internet.

O modo de uso pode ser diferente, mas os benefícios do uso dessa tecnologia continua o mesmo: transparência, estabilidade e segurança. Em 2018 tivemos o lançamento de iniciativas baseadas em blockchains todos os dias. Trouxemos dezenas exemplos do uso de blockchains ao redor do mundo.

Governo

Alguns governos expressaram interesse na tecnologia dos blockchains para arquivar dados públios de forma descentralizada. A Essentia está desenvolvendo um programa governamental piloto, junto à União de Produtores Agrícolas da Finlândia. A blockchain irá permitir que cidadãos rurais e urbanos possam acessar seus principais dados. Outros usos podem incluir aplicações na educação, dados públicos e eleições.

Gerenciamento de resíduos

Uma das tecnologias de blockchain da companhia Waltonchain está sendo usada no Sistema de Gerenciamento Inteligente da China. Com essa tecnologia, o projeto permitirá a supervisão do nível de resíduos para melhorar a eficiência operacional, e maximizar os recursos disponíveis.

Identificação

Uma companhia de tecnologia da Suíça desenvolveu um projeto de blockchain, em parceria com a Uport, para registrar as identidades dos residentes, permitindo que eles possam participar de votações online e provar sua identidade.

Controle de imigração

A Essentia está participando de encontros com o governo Holandês para criar um novo sistema de veto, para passageiros viajando entre Amsterdã e Londres. No presente momento, os passageiros no trem Eurostar, entre os dois países, passam por controle de imigração e checagens em vários pontos. A companhia está estudando uma solução baseada em blockchains, que iria assegurar a retenção de dados dos passageiros, permitindo que os dados registrados nos países baixos possam ser processados em agências do Reino Unido. As blockchains podem garantir que os dados não serão alterados, é que são confiáveis.

Saúde

Registros médicos notoriamente mal detalhados e errôneos, com dados inconsistentes significam que os hospitais e clínicas são forçados a trabalhar com registros incorretos ou incompletos. Projetos de saúde, como o MedRec, estão utilizando blockchains para facilitar o compartilhamento de dados, enquanto garante a autenticidade e mantém a confidencialidade das informações.

Empreendedorismo

Clientes da Microsoft Azure podem acessar a blockchain da Ethereum como uma forma de serviço. Isso garante que negócios tenham acesso a contratos inteligentes e aplicações de blockchains  em um ambiente seguro.

A Google também diz estar trabalhando com uma blockchain como suporte para seus negócios na nuvem. A companhia Alphabet está desenvolvendo uma forma de terceiros processarem dados.

Medicina

Centros médicos que precisam digitalizar registros de seus pacientes não distribuem seus dados para múltiplas unidades, mantendo-os em lugares próprios, em servidores centralizados. Esses são os principais alvos de hackers, como foi evidenciado nos ataques a hospitais do Reino Unido. Mesmo que esses problemas sejam ignorados, ainda existem problemas com a fragmentação dos dados. Existem, atualmente, mais de 50 softwares de registros médicos, que operam em hospitais diferentes, até mesmo na mesma cidade. Esses sistemas centralizados não trabalham de forma conjunta, o que pode fazer com que dados de pacientes sejam perdidos ou mantidos em centros diferentes.

Em cenários de vida ou morte, a falta de dados confiáveis pode ser devastadora. O framework da Essentia entende todos estes problemas, utilizando um sistema baseado em blockchains, que pode acumular dados clínicos relevantes, que podem ser acessados imediatamente, independente de limites geográficos. A privacidade das informações continuam seguras, em uma rede descentralizada, que só pode ser acessada por aqueles que têm autorização médica, é apenas pela duração necessária.

Música

Um dos principais benefícios da tecnologia blockchain é que ela tira a necessidade de intermediários. A área musical é um ótimo exemplo de indústria que, por causa da incompetência de profissionais, deixa grandes artistas sem bons resultados. Existem numerosos projetos baseados em blockchains que pretendem encontrar acordos mais justos para criadores de música, incluindo o Artbit, que é comandado por Matt Sorum, ex baterista da banda Guns ‘N Roses.

Compensação de carbono

Como uma nação extremamente industrializada, a marca ambiental da China é pesada. Em março de 2017, a IBM lançou a blockchain Hyperledger Fabric em conjunto com a Energy-Blockchain Labs, como uma forma de registrar ativos de carbonos na China. Isso cria um sistema mensurável para registrar as emissões, facilitando o comércio para companhias que procuram uma forma de compensar o consumo de energia, enquanto incentiva uma forma de desenvolvimento industrial mais responsável.

Redes de fornecimento

O gerenciamos de redes de fornecimento é visto como um dos usos mais beneficiais das blockchains, por ser ideal para indústrias onde os suprimentos passam por várias etapas, do começo ao fim. A IBM e o Walmart se juntaram para lançar a Blockchain Food Safety Alliance (aliança da segurança alimentar, em tradução livre) na China. O projeto, mantido em parceria com a companhia JD.com, foi desenvolvido para melhorar a segurança e o rastreamento do transporte alimentício, sendo mais fácil verificar se a comida transportada pode ser consumida com segurança.
A China tem sido um bom local para o teste de projetos de blockchains, por também ser dona da primeira blockchain de agricultura. A Louis Dreyfus Co, grande player no mercado alimentício, organizou um projeto com bancos Holandeses e Franceses, que são utilizados para vender grãos de soja para a China, com transações feitas de forma rápida, graças ao uso da tecnologia de blockchain.

Diamantes

A De Beers Group, companhia de diamantes mais famosa do mundo, possui sua própria blockchain em funcionamento, construída para estabelecer um “registro digital de todos os diamantes registrados na plataforma”. Esse tipo de mercado pode conter vários problemas e riscos, entre eles a fonte dos diamantes, as éticas dos países em que foram extraídos, e a possibilidade de troca por peças menos valiosas, e, por isso, o uso de blockchains soa como algo natural para a resolução destas situações. Como nenhum dos registros pode ser editado ou excluído, os dados de cada uma das peças dura mais que o próprio diamante.

Ramo Imobiliário

A Ucrânia teve a honra de ser a primeira nação a utilizar blockchains para facilitar um acordo imobiliário. 1uma propriedade em Kie foi vendida por Michael Arrington, grande entusiasta das cryptomoedas e criador do TechCrunch. O acordo foi possível graças ao emprego de contratos inteligentes e o uso da blockchain Ethereum, e tinha a intenção de ser o primeiro acordo feito pela Propy, startup especializada em acordos imobiliários baseados em blockchains.

Indústria da pesca

Blockchains são usadas para garantir a pesca sustentável. A pesca ilegal é um problema endêmico nessa indústria, e essa tecnologia garante formas de verificar e provar onde os peixes foram pegos, processados e vendidos. Essa correntes permite que os inspetores determinem se os peixes vieram de regiões que abusam dos direitos humanos, ou de países que foram afetados por sanções econômicas, por exemplo.

Belas Artes

Similar ao comércio de diamantes, a indústria artística depende da autenticidade de suas peças. As blockchains não podem autenticar uma pintura para determinar se a mesma é original ou apenas uma cópia, mas elas podem ser utilizadas para comprovar quem são os donos anteriores de cada peça. Além disso, as blockchains são utilizadas como uma forma de adquirir novas obras. Esse é outro exemplo de como essa tecnologia pode transformar estes objetos tangíveis em materiais facilmente negociados e vendidos em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de uma transferência física.

Utilidades públicas

Na cidade de Fremantle, na Austrália, um projeto ambicioso, focado na distribuição de energia e água, utiliza um sistema baseado na tecnologia de blockchains. Painéis solares são usados em regiões com maior incidência solar para capturar a eletricidade, que é utilizada para aquecer a água e produzir energia, e os dados são registrados em uma blockchain.
A Comissão Nacional de Energia do Chile começou a usar a tecnologia de blockchains como uma forma de se certificar de informações sobre o uso de energia no país. Dados sensíveis são guardados em blockchains, como parte de uma iniciativa de modernização e aumento de segurança na infraestrutura elétrica do país.

Direitos LGBTQ+

Blockchains podem ser de grande ajuda na construção da “pink economy”, assim como pode ajudar a comunidade LGBTQ+ a lutar por seus direitos, sem precisar revelar suas identidades. Isso é algo importante, já que crimes de ódio são problemas recorrentes na comunidade homossexual, principalmente em países conhecidos pelo abuso dos direitos humanos, e onde a homossexualidade é considerada crime, ou pelo menos é combatida.

Obrigações catastróficas

Obrigações catastróficas podem ser a única esperança para as vítimas de terremotos, tsunamis e outros desastres naturais. Blockchains permitem transações rápidas e transparentes entre as partes, e criam a certeza de um sistema que continuará operacional mesmo sem a supervisão humana. As blockchains são utilizadas com sucesso como um mecanismo de assegurar obrigações catastróficas.

Turismo

Blockchains estão sendo desenvolvidas como forma de melhorar a economia do Havaí, oferecendo aos turistas novas formas de pagar por compras e serviços locais, através de bitcoin e outras moedas. Dessa forma, o governo espera atrair turistas, especialmente da Asia, para gastar mais e, eventualmente, ajudar a economia do Havaí.

Segurança Nacional

Em 2016, o departamento de segurança dos Estados Unidos anunciou um projeto que irá utilizar blockchains como uma forma de guardar e transmitir dados sensíveis de forma segura. Utilizando a blockchain Factom, os dados obtidos através de câmeras e outros sensores são encriptados e guardados, utilizando a blockchain como uma forma de mitigar o risco de vazamento de dados. O projeto continua sendo desenvolvido.

Entregas

A capacidade de blockchains registrarem dados sobre entregas e fretes é perceptível. Um grande número de projetos já utiliza essa tecnologia nessa área, utilizando-a junto a logística de transportes marítimos para trazer transparência para a burocracia inveitável que envolve transações internacionais. A Maersk, uma das maiores transportadoras globais, foi a pioneira no uso de blockchains, e agora a ZIM também entendeu como fazer uso da tecnologia ao seu favor.

Taxações

Como um dos países mais tecnologicamente avançados do mundo, não é supresa que a China se tornou um dos primeiros a adotar blockchains em tudo que oferece. O país decidiu usar a tecnologia para facilitar a emissão de impostos e notas fiscais em um projeto liderado pela Rede Miaocai em conjunto com a Administração Tributária do Estado.

Pagamentos mobile

As criptomoedas, junto a tecnologia de blockchain, têm sido utilizadas para facilitar o pagamento mobile em uma grande variedade de projetos. Uma das última iniciativas anunciadas, agendadas para lançamento no último trimestre de 2018, vai envolver um consórcio de bancos Japoneses. Eles vão usar a tecnologia da Ripple para permitir pagamentos mobile instantâneos.

Registros de terras

Mais uma aplicação que mostra que as blockchains podem ser utilizadas em projetos que vão além das criptomoedas e das pequenas empresas. O governo da Georgia utiliza a tecnologia para registrar titularidade de terras. Eles criaram um sistemas de blockchain customizado e integrado com o sistema da Agência Nacional de Registros Públicos. A Georgia está se aproveitando da transparência e da redução de fraudes características da tecnologia blockchain.

Computação

A Amazon Web Services colaborou com o Digital Currency Group (DCG) para melhorar a segurança de seu banco de dados, com a ajuda de blockchains. Eles irão promover uma plataforma para que as startups da DCG possam desenvolver seus trabalhos, assim como suporte técnicos para seus projetos.

Seguros

Muito se fala sobre o uso das blockchains na indústria de seguros, mas poucos sabem que a tecnologia já foi implementada. Como exemplo, temos a American International Group Inc, que, em parceria com a Intrenational Business Machines Corp, completeou um programa piloto de um “contrato inteligente”, com políticas multi nacionais, e planejam gerenciar coberturas internacionais complexas através da tecnologia de blockchains.

Proteção de espécies em extinção

O home é perigo para outros homens, e um grande predador para animais. “Care for the Uncared” é uma ONG que está trabalhando com desenvolvedores para encontrar uma forma de preservar e proteger espécies em extinção, com a ajuda da tecnologia de blockchains.

Anúncios

A New York Interactive Advertising Exchange, em parceria com a Nasdaq, está utilizando blockchain para criar um marketplace onde marcas, publicitários e agências podem comprar anúncios. O processo é simples, e o mais seguro possível, utilizando protocolos na blockchain Ethereum.

Jornalismo

No jornalismo, um movimento errado pode jogar fora anos de trabalho duro. Blockchains são soluções inteligentes para esse problema. O Civil, um marketplace de jornalismo descentralizado oferece, além de óbvios benefícios de blockchain, oferece um modelo de incentivo econômico para conteúdo de notícias de qualidade, juntamente com a capacidade de arquivar conteúdo permanentemente, que permanecerá acessível a qualquer momento.

Cidades Inteligentes

As Cidades inteligentes não são mais coisa de ficção científica. A cidade de Taipé, capital de Taiwan, está tentando se transformar em uma cidade do futuro, com a ajuda da tecnologia de blockchain. Ela anunciou uma parceria com a IOTA, e eles já estão trabalhando na criação de dispositivos que detectam a luz, temperatuda, umidade e nível de poluição.

Indústria Petrolífera

Um dos principais players do mercado de commodities, a S & P Global Platts, está experimentando uma solução blockchain que está sendo usada para registrar dados de armazenamento de óleo. Os inventários semanais serão armazenados no blockchain, reduzindo a necessidade de gerenciamento manual de dados e minimizando os possíveis erros.

Ferrovias

Na Rússia, a operadora ferroviária Novotrans está usando a tecnologia blockchain com o objetivo de melhorar a velocidade de suas operações. A empresa, que é uma das maiores operadoras de material circulante do país, usará blockchain para registrar dados referentes a solicitações de reparo, estoque e outros assuntos relacionados às suas operações. A ideia é que os registros de blockchain sejam menos suscetíveis a corrupção.

Jogos

Uma das empresas mais influentes na indústria de jogos, a Ubisoft, está pesquisando sobre como implementar blockchain em seus videogames. Especificamente, ele está se concentrando na propriedade e na transferência de itens do jogo, como recompensas e colecionáveis ​​digitais. Estes já foram demonstrados com sucesso em ação usando o blockchain Ethereum.

Aluguel de Carros

A tecnologia blockchain é ideal para registrar registros de qualquer tipo, de maneira segura e inalterável. Um desses casos, que está sendo desenvolvido pela Essentia, é o setor de locação de veículos. As principais empresas de aluguel poderão utilizar o protocolo blockchain da Essentia para armazenar dados de clientes,  que serão totalmente criptografados, e podem ser compartilhados com base nas permissões de cada pessoa envolvida.

Distribuição de energia

O rastreamento das alocações de energia em tempo real, e a garantia de distribuição eficiente por meio da cadeia de suprimento, exigem vários pontos de dados, além de exigir uma cooperação bem estruturada entre todas as entidades envolvidas. A Essentia está desenvolvendo um projeto piploto com vários fornecedores de energia, que os ajudarão a rastrear a distribuição de recursos em tempo real, mantendo a confidencialidade dos dados o tempo inteiro.
Todos os dias, o número de blockchains usados ​​em cenários reais aumenta. Da logística à arte, é difícil encontrar um setor que não tenha sido transformado por essa tecnologia. Chegamos a um ponto em que a tecnologia provou ser superior ao modus operandi atual.
O “WEF” prevê que até 2025 o mundo estará utilizando a blockchain de forma mainstream. Mas, depois de examinar os casos de uso já em fase de implementação, é válido perguntar: será que vai demorar tanto?
Quer saber mais sobre as principais inovações tecnológicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que envolve o mundo do empreendedorismo, da tecnologia e dos aplicativos!

Desenvolvimento de aplicativos]]>