O que é Big Data? Aprenda como funciona essa tecnologia

 O termo Big data foi utilizado pela primeira vez em 2005 quando a quantidade de dados cresceu exponencialmente e a tecnologia tradicional já não conseguia acompanhar tudo aquilo. Mas afinal, o que é Big data?

 Big data é o conceito que vai descrever esse grande e complexo número de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo. Na era do Big Data, a velocidade e o volume de dados é tanta que nem o cérebro humano, nem os softwares comuns são capazes de processar tudo eficientemente. 

 Com a chegada do Big Data, economistas e cientistas tecnológicos enxergaram valor nesse grande número de informações. A partir disso, desenvolveram formas de coletar, armazenar e analisar esses dados para utilizá-los de diversas formas em suas empresas.

O que são os 5V?

Inicialmente para definir melhor o termo Big Data, foi criado o conceito dos 3Vs. Com o tempo enxergaram uma necessidade de acrescentar mais dois Vs na lista, sendo eles:

  1. Volume: de dados que podem ser gerados
  2. Variedade: existem inúmeras fontes a serem analisadas através de dados
  3. Velocidade: o processamento deve ser sempre ágil
  4. Veracidade: garantir através de dados concretos uma nova informação
  5. Valor: a importância e relevância da informação obtida através das análises

Para que serve o Big Data?

 A análise de Big Data tem como função basicamente levantar inúmeras informações sobre o comportamento, hábitos e consumo de milhares de pessoas. A partir disso encontram padrões que serão estudados e farão com que as empresas possam se antecipar ao próximo passo de seus consumidores por já preverem sua próxima ação, por exemplo.

 Através do Big Data é possível detectar satisfações, insatisfações, medos, desejos e necessidades das pessoas fazendo com que as empresas possam oferecer experiências, produtos e conteúdos assertivos para seus diferentes tipos de clientes.

Como funciona o Big Data?

 Os cientistas tecnológicos e especialistas em big data analisam os resultados buscando por padrões de comportamento para compreender melhor as ações normalmente tomadas por seus clientes. Para isso, são utilizados três principais tipos de análise:

  1. Social Data – São os dados gerados através das interações entre usuários nas redes sociais para determinar comportamentos semelhantes e fazer ações de marketing mais personalizáveis de acordo com o público que visa atingir.
  2. Enterprise Data – Muito utilizado por empresas que buscam aumentar o lucro e diminuir gastos. Esse tipo de análise vai identificar formas melhores de otimização de processos de grandes empresas.
  3. Personal Data – Coleta de dados pessoais que tem como objetivo personalizar da melhor maneira a experiência de cada indivíduo baseado na sua rotina e hábitos.

Como usam Big Data nas empresas?

 Atualmente muitas empresas fazem uso de tecnologias capazes de processar esse grande número de dados como base para planejar estratégias de marketing. Isso porque a análise dos dados possibilita uma escolha muito mais inteligente e assertiva para o próprio negócio.

 A Netflix por exemplo, quando decidiu investir na série House of Cards, antes mesmo do episódio piloto já havia feito um grande investimento na produção de duas temporadas da série. Isso porque baseado no levantamento de dados, já era de conhecimento da plataforma que a produção daria certo. Isso porque seus usuários demonstraram através dos dados apreciar muito a versão britânica da série, admiravam e assistiam às produções de David Fincher e que filmes estrelados pelo Kevin Spacey sempre fazia sucesso com seu público. Unindo todas essas informações de valor geradas através do Big Data, a Netflix confiou na tecnologia e não teve dúvidas de que a série seria um sucesso.

Conclusão

  A utilização do Big Data como ferramenta para construção de estratégia de marketing revolucionou o mercado e a forma de alcançar os objetivos e metas das empresas.

 De modo geral, a tecnologia atualmente é a maior aliada para quem almeja o sucesso do próprio negócio. Há várias formas de utilizá-la ao seu favor e para tornar isso mais fácil, o mercado conta com várias empresas especializadas e capazes de simplificar esses processos.

Gostou do nosso post? Quer continuar informado sobre tecnologias que podem ajudar impulsionar o seu negócio? Assine a nossa newsletter!