As últimas tendências do desenvolvimento web

As tendências de desenvolvimento da Web mudam em maior ou menor medida a cada ano. Para os tomadores de decisão, é vital estar familiarizado com eles por pelo menos dois motivos: sustentar a concorrência cada vez maior e aprimorar o conhecimento.

Para economizar seu tempo e fornecer uma informação concentrada sobre as tendências de desenvolvimento da Web em 2019, analisamos as demandas do mercado em diferentes áreas do setor de TI e criamos essa lista com base nelas.

Se você quiser apenas analisar rapidamente os principais pontos, veja a lista de tendências de desenvolvimento da Web para 2019 que consideramos:

  • Aplicativos da Web progressivos;
  • Páginas móveis aceleradas;
  • Websites responsivos;
  • Otimização de pesquisa por voz;
  • Primeiro desenvolvimento de API;
  • Notificações via push;
  • Chatbots com tecnologia AI;
  • UI de movimento;

1. Aplicativos da Web progressivos (PWA)

PWA é provavelmente uma das tendências mais impactantes no desenvolvimento web. Ele impulsiona a world wide web, tornando a experiência de navegação do site mais próxima dos aplicativos móveis nativos e, portanto, mais amigável para os usuários.

Em suma, o PWA é um site que, no entanto, oferece funcionalidade tradicionalmente disponível para aplicativos nativos (por exemplo, notificações push, acesso offline, acesso a hardware).

Uma pesquisa recente mostra que os celulares dominam outros dispositivos, como desktops ou tablets. Além disso, existe uma grande lacuna entre o uso de aplicativos móveis e navegadores móveis. Para ser preciso, os aplicativos são responsáveis ​​por mais de 80% do tempo total gasto pelos usuários com seus gadgets.

Essa é uma diferença enorme, e os PWAs podem mudar a situação para melhor, solucionando problemas que os usuários detestam mais sobre sites: pouca experiência, lentidão, sem acesso off-line.

Exemplos

Aqui estão algumas das empresas conhecidas mundialmente que já construíram um PWA e aproveitam seus benefícios para seus negócios:

  • Alibaba
  • Forbes
  • Twitter
  • Virgin America
  • The Washington Post

Essas empresas marcam os seguintes resultados da adoção da estratégia PWA: aumento de conversões e diminuição do tempo de carregamento.

Tecnologia para usar

Se você deseja seguir as tendências de desenvolvimento da Web mais recentes e criar um PWA, aqui está a lista de tecnologias populares para essa finalidade:

  • Angular
  • Reagir
  • Polímero

Diferença no preço

Com base em nossa experiência, a criação de um projeto PWA complexo leva até 4x menos tempo em comparação com o desenvolvimento de aplicativos nativos para iOS e Android. Embora as razões para isso sejam óbvias (não é necessário criar um aplicativo do zero para cada plataforma), alguns produtos podem não precisar de aplicativos.

O que diz respeito a transformar sites prontos em um PWA, o tempo necessário para esse tipo de serviços de desenvolvimento da Web pode variar significativamente e depender da complexidade das tarefas definidas.

2. Páginas móveis aceleradas (AMP)

O Google toma medidas sérias para aprimorar a experiência de navegação em dispositivos móveis. A empresa lançou o Accelerated Mobile Pages Project para publicidade em 2015 e, atualmente, é uma das últimas tendências em tecnologias da web.

O que é isso? Essa tecnologia é criada para incentivar a criação de websites que são carregados instantaneamente e funcionam sem problemas em dispositivos móveis. As páginas AMP são carregadas por cerca de 2 segundos e até 22 segundos para páginas não AMP.

Como o Google adora sites rápidos, as páginas AMP podem aumentar a visibilidade do site e contribuir para posições mais altas na SERP. O que significa que essa tecnologia também é ótima para SEO.

Tecnologia para usar

Para criar uma página acelerada, você deve estar pronto para usar uma nova estrutura aberta de HTML de AMP de propósito específico. O Google lançou um site que contém documentação detalhada e está repleto de guias e tutoriais. Então, se você quiser introduzir a tecnologia AMP em seu projeto e, assim, se ater às últimas tendências em desenvolvimento web – verifique a documentação e comece.

3. Websites responsivos

Embora as tendências de desenvolvimento da Web para 2019 estejam sendo preenchidas com tecnologias bastante novas, como o PWA e o AMP, essas versões relativamente antigas, como o design da Web responsivo, ainda estão presentes no cenário.

A diferença é que anos atrás foi um recurso bom e agora é obviamente obrigatório. Como foi dito, a esmagadora maioria dos usuários prefere dispositivos móveis em detrimento de outros. Com relação a isso, o Google está planejando adicionar a primeira indexação móvel. Isso significa que a classificação do website dependerá de quão bem ele é otimizado para celulares.

4. Otimização de pesquisa por voz

A pesquisa por voz é outra tendência que você não pode ignorar. Já tem um grande impacto na web e muito mais está por vir. De acordo com o Gartner, cerca de 30% de todas as pesquisas serão feitas sem o uso de uma tela até 2020. Sem mencionar o número de alto-falantes inteligentes que está aumentando ano após ano. A previsão do Activate sugere que haverá cerca de 21,4 milhões deles nos Estados Unidos até 2020.

Consequentemente, as vendas de comércio de voz também deverão crescer drasticamente e alcançar US $ 5 bilhões no Reino Unido e US $ 40 bilhões nos EUA até 2022.

Levando em consideração vários estudos e a situação real do mercado, a otimização de pesquisa por voz é a tendência de desenvolvimento da Web que você não pode ignorar. Ele deve se tornar parte de sua estratégia de SEO e tecnologia o mais rápido possível. Os early adopters estão sempre à frente da concorrência.

Tecnologia para usar

A Web Speech API pode ser usada para trabalhar com dados de voz. A API é dividida em dois componentes: reconhecimento de fala e síntese de fala.

O reconhecimento de fala permite reconhecer o contexto de voz e responder a consultas. A síntese de fala é um componente de texto para fala que permite que os scripts leiam o conteúdo do texto. Dê uma olhada na API do Web Speech usando este guia para começar.

5. Desenvolvimento API-First

As tendências atuais no desenvolvimento de websites sugerem que as soluções da Web precisam estar bem preparadas para conectividade com outros aplicativos. Não é surpresa considerar a ascensão de celulares, wearables e outros dispositivos que devem se integrar uns com os outros. É daí que vem a tendência da primeira abordagem de desenvolvimento de APIs.

O que há de errado com a abordagem tradicional? Quando o foco principal de uma empresa é criar uma solução Web ou móvel, eles geralmente não prestam muita atenção ao desenvolvimento da API. Na melhor das hipóteses, ele vem como um projeto paralelo que pode não ser adequadamente projetado e testado.

Outro problema da abordagem tradicional é um processo de design de API demorado que aumenta as despesas de desenvolvimento e o tempo de entrada no mercado de serviços.

O ciclo de desenvolvimento da API tradicional é o seguinte:

  • A equipe de P & D cria um design.
  • Os desenvolvedores de back-end trabalham em um protótipo (enquanto o restante da equipe, como engenheiros de QA e desenvolvedores front-end, estão esperando).
  • Assim que o protótipo estiver pronto, o QA e os desenvolvedores front-end terão acesso a ele.
  • No caso de um bug, novo recurso ou qualquer melhoria, este ciclo será repetido novamente.

O desenvolvimento em API é simultâneo e não força uma parte da equipe a esperar até que a outra conclua seu trabalho. Correspondentemente, ele vai mais rápido, já que a API é falsa e todas as equipes podem trabalhar com ela.

Tecnologia para usar

Aqui estão algumas das escolhas populares para design de API primeiro:

  • Swagger
  • API Blueprint

6. Notificações via push

Notificações push são uma ferramenta poderosa para melhorar a experiência geral do usuário e os esforços de marketing da empresa. Mesmo que os aplicativos móveis tradicionalmente tenham recursos fortes e flexíveis para as notificações do usuário, os aplicativos da Web ganham força também aqui.

Nos aplicativos da Web, as notificações push são usadas para fornecer informações diferentes aos usuários finais (por exemplo, nova postagem no blog, roupas que você gostou em estoque etc.) Tudo isso é possível sem a necessidade de se registrar e deixar credenciais como e-mail. Isso oferece canais adicionais para as empresas interagirem com seu público-alvo e oferece oportunidades adicionais de marketing.

Ferramentas para usar

Existem muitas soluções para utilizar ao criar notificações push do navegador. Aqui estão apenas alguns deles:

  • OneSignal
  • Push Inage
  • ZoPush
  • PushCrew

7. Chatbots com alimentação AI

Um grande número de empresas trabalha em diferentes fusos horários e tem representação em vários continentes. Isso torna a organização de um bom atendimento ao cliente uma tarefa muito complexa e cara, especialmente considerando o suporte 24/7 que é necessário neste caso.

As tendências de desenvolvimento da Web nos últimos anos mudam definitivamente para o suporte automatizado e instantâneo ao cliente. Chatbots equipados com AI e aprendizado de máquina provaram ser um valioso investimento a longo prazo para este propósito. Eles podem responder a perguntas frequentes, conectar-se com o assistente de cliente humano certo, fazer um pedido, etc.

Pesquisas mostram que os usuários usariam chatbots para obter respostas rápidas em uma emergência, resolvendo uma reclamação, etc.

 Chatbots inteligentes como a próxima tendência de desenvolvimento web
Estado dos chatbots a partir de 2018.

Tecnologia para usar

Você pode usar uma das seguintes tecnologias de desenvolvimento de código aberto de gigantes de tecnologia conhecidos:

  • Microsoft Bot Framework
  • Facebook Bot Engine
  • Dialogflow

8. UI de movimento

Todo produto se esforça para ser o mais envolvente e atraente possível. A biblioteca do Motion UI é uma solução perfeita para capturar a atenção dos usuários com lindas animações. A biblioteca é capaz de animar elementos de design com graça e permite que os desenvolvedores joguem com eles como quiserem. É flexível o suficiente e funciona com qualquer estrutura JavaScrip, o que a torna uma ótima opção para muitos casos de uso.

Ex

Conclusão

Assim, as tendências de desenvolvimento da web para 2019 são as seguintes:

  • Aplicativos da Web progressivos (PWA)
  • Páginas móveis aceleradas (AMP)
  • Websites responsivos
  • Otimização para pesquisa por voz
  • Design API-primeiro
  • Notificações push do navegador
  • Chatbots alimentados com AI e ML
  • Animação avançada usando o Motion UI

Se você planejou a atualização do seu produto da web em 2019, é definitivamente bom analisar as tendências modernas do desenvolvimento da web e pensar em qual delas pode ser útil para você.

Caso você esteja procurando um parceiro técnico confiável ou especialistas dedicados para ajudá-lo com o desenvolvimento, entre em contato com nossa equipe.

A Codificar trabalha com o desenvolvimento web há mais de 10 anos, criando soluções interessantes para todos os seus clientes. Entre em contato através do formulário abaixo: