As 5 melhores formas de monetizar seu aplicativo
1. Incorpore publicidade nativa
A publicidade nativa é uma forma de propaganda sutil, que parece uma parte natura de seu aplicativo. Ele sempre será relevante ao ecossistema de seu app, ao ponto de parecer personalizada para cada usuário.
Exemplo: imagine um aplicativo sobre finanças, que traz artigos sobre economia, mercado e empréstimos. Agora, imagine que uma companhia de empréstimos pagou para que um artigo sobre esse assunto seja publicado neste aplicativo, no mesmo estilo e no mesmo formato de outros conteúdos. Isso é a publicidade nativa. A execução ficaria ainda mais inteligente se esse artigo fosse mostrado apenas para usuários que demonstraram interesse nesse assunto.
Obviamente, essa só é uma opção viável se o aplicativo oferece conteúdo que pode ser misturado com o conteúdo pago. A parte mais importante da publicidade nativa é garantir que ela se alinhe com o estilo, conteúdo e tom do aplicativo, de modo a se tornar parte da experiência geral de uso.
2. Considere anúncios com banner
Enquanto alguns usuários não gostam desses tipos de anúncios, os banners podem ser uma forma direta de conseguir financiar os gastos principais do desenvolvimento de seu aplicativo. Eles são valiosos nos jogos mobile, onde um toque inexperiente de um usuário pode criar um clique, e aumentar seu renda final.
Os banners são ótimos espaços para que as marcas consigam novos usuários, principalmente se eles possuem relação com o aplicativo em que eles aparecem. Por esse motivo, os anúncios com banner continuam valiosos e atrativos para os anunciantes. Ilya Pozin analisou de forma sincera o uso de banners, em uma publicação da Forbes:
“Quando se cria uma estratégia efetiva de marketing para desenvolvedores mobile, os banners tem melhores resultados que anúncios nativos, quando relacionados a reconhecimento de marca, com uma margem de 25% a 38%”
3. Permita compras dentro do aplicativo
Um modo de gerar renda sem precisar de anúncios é fazer com que ferramentas adicionais sejam liberadas através de compras dentro do aplicativo. Os usuários não serão obrigados a pagar para utilizar o app, mas eles terão a opção de melhorar sua experiência se o fizerem.
De acordo com Chuck Jones, escritor da Forbes, as compras dentro dos aplicativos se tornaram a maior forma de renda dos aplicativos.
“As compras geram 76% de toda a renda de aplicativos na AppStore nos Estados Unidos, e esse número aumenta para 90% na Ásia.”
A sustentabilidade ainda é uma questão a ser considerada neste modelo de monetização, mas não há dúvidas que as compras dentro de um aplicativo são uma forma de potencializar ainda mais seus ganhos.
4. Crie uma versão exclusiva
Similar às compras dentro do aplicativo, criar versões diferentes de seu aplicativo pode ser uma grande forma de monetizar seu investimento, enquanto tem em mente públicos diferentes. Você pode criar uma versão grátis, com as ferramentas básicas, e uma versão paga que traz todo o potencial de seu aplicativo. Isso permite que seus usuários testem seu aplicativo sem nenhum tipo de compromisso, e decidam se vale a pena investir na compra do aplicativo mais completo.
5. Crie uma parceria com empresas similares
Você conhece alguma empresa que possui interesse no mesmo público que a sua? Você pode propor uma parceria. A ideia é simples: em troca da integração de produtos ou serviços dentro de seu aplicativo, você cobra uma taxa de indicação para cada compra feita através de seu app. Isso pode ser ainda melhor se você consegue encontrar uma empresa que apele para as necessidades e interesses de sua própria base de usuários. Dessa forma, uma boa parceria pode criar resultados interessantes para ambos.
Conclusão
Independente do tipo de negócio que você quer criar, é necessário entender a melhor forma de monetizar seu investimento e conseguir um retorno interessante. Afinal, nos dias de hoje, os aplicativos deixaram de ser um hobby, e conseguem se tornar grandes fontes de sucesso. Para conseguir isso, você precisa planejar e criar a melhor estratégia, além de possuir o melhor software. Em todas essas etapas, você pode contar com a ajuda da Codificar.
Com mais de 10 anos de mercado, a Codificar se estabeleceu no desenvolvimento de aplicativos através de dezenas de casos de sucesso. Conheça mais do nosso serviço de desenvolvimento de aplicativos clicando aqui, e entre em contato com nossa equipe através do formulário abaixo: