aplicativo de mobilidade

Como criar um app de mobilidade como o Uber

Você provavelmente já ouviu o termo “uberização”, derivado do app de mobilidade Uber. A empresa se tornou um verdadeiro sucesso ao refletir o comportamento do usuário existente em relação ao transporte eficiente e econômico.

No final de 2018, a empresa Uber havia ganhado mais de US $ 10 bilhões em receita e foi classificada como a segunda empresa de inovação mais disruptiva do mundo, superada apenas pela SpaceX.

Não é novidade que o Uber é o melhor aplicativo de táxi em escala global e está presente em 600 cidades em 65 países. A empresa é o maior player no mercado dos aplicativos de mobilidade, seguido por outros aplicativos como o Uber estão 99, InDriver, Cabify e vários outros exemplos de app mobilidade urbana.

O artigo a seguir mostra como criar um aplicativo tipo Uber e como outros app de mobilidade e serviços digitais podem se beneficiar do modelo de negócios do Uber, ou seja, a economia compartilhada.

O que é um app de mobilidade?

Os exemplos de aplicativos de mobilidade urbana existem para tornar a viagem mais fácil, seja uma viagem curta ou longa. Essas ferramentas podem reduzir os impactos associados ao transporte e também podem reduzir as causas ecológicas. Quando se trata desses aplicativos, você pensa em Uber, 99, Cabify, InDriver, etc.

Mas o fato é que aplicativos do tipo Uber não são os únicos nesta categoria, pois existem várias outras soluções de aplicativo de transporte urbano. A mobilidade urbana é um problema de modernidade. No último século, o ser humano viveu um processo de migração do campo para as grandes cidades.

À medida que isso acontecia – era impossível prever como esses movimentos ocorreriam – o governo não conseguiu se adaptar aos problemas que começaram a surgir.

Como funciona um app de mobilidade?

No início do século 21, acreditava-se que a Internet seria a solução para os problemas cada vez mais graves do trânsito urbano. Os especialistas acreditam que, em um mundo interconectado, a mobilidade se tornará desnecessária.

O que realmente aconteceu é que a Internet funciona como um canal de influenciadores, faz com que o público queira se locomover – quando um influenciador visita um ótimo restaurante, seus seguidores vão querer conhecê-lo.

Como resultado, as pessoas recorrem ao transporte público, mas isso não atende às necessidades das pessoas. O surgimento de aplicações de transporte urbano coincidiu com o início da perda de passageiros do transporte público – em meados de 2010.

No Brasil, segundo dados da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano), em 2014, a demanda dos usuários diminuiu e os pagadores atingiram cerca de 26% da média acumulada.

Os aplicativos mais usados

Se focarmos apenas em aplicações de transporte pessoal de passageiros, o Uber é a aplicação de transporte urbano mais usada no Brasil. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, 54% dos brasileiros preferem. Esse dado não surpreende, pois o Brasil é o segundo maior mercado da empresa no mundo.

Já existem mais de 600.000 motoristas registrados e mais de 22 milhões de corridas. Em segundo lugar está 99, respondendo por 12%. A empresa anunciou recentemente uma parceria com o WhatsApp, e seus clientes poderão solicitar operações diretamente por meio do aplicativo de mensagens.

Uber

Logo após sua fundação, o Uber se tornou um verdadeiro sucesso no Brasil e no mundo. Por ser o primeiro do gênero, é um dos serviços de táxi tradicionais mais criticados pela concorrência.

Por outro lado, é um dos usuários mais entusiastas de plataformas digitais. O serviço não envolve pagamento, a velocidade de resposta é mais rápida e o atendimento é personalizado, é um App que atrai rapidamente o usuário digital e se torna um case de sucesso.

99

O 99 é atualmente o maior app de transporte pago do Brasil, e também oferece algumas opções como motorista particular ou táxi. Ele funciona quase da mesma maneira que o Uber e, em algumas categorias, o 99Pop é mais econômico e mais barato, enquanto o 99Top tem mais carros sofisticados.

Possui alta segurança, atendimento 24 horas por dia, botões de emergência para facilitar o contato com a polícia, rede de inteligência artificial para monitorar todos os dados de clientes e motoristas, compartilhamento de rotas, entre outras medidas de segurança.

A forma de pagamento pode variar dependendo dos cartões de crédito e débito, Paypal, vouchers da empresa e dinheiro cadastrados no aplicativo.

Cabify

Cabify segue Uber e terá tarifa dinâmica em período de alta demanda - Metrópoles

O Cabify é a plataforma competitiva do Uber, lançada em 2016 e que vem conquistando usuários. Este aplicativo é muito semelhante ao Uber, embora seu valor tenda a ser mais alto e o preço seja determinado em quilômetros ao invés de tempo de viagem.

Em comparação com os concorrentes, outro aspecto diferente são alguns recursos adicionais, incluindo serviços específicos para pessoas que viajam com bebês.

InDriver

Novo aplicativo de transporte chega a Natal e promete negociar valores de corrida - DIÁRIO POTIGUAR

inDriver é um aplicativo de transporte privado para Android e iOS. Como seus concorrentes, oferece serviços de corrida rápidos e com preços razoáveis. A diferença entre ele e outros aplicativos de viagens é a operação de “leilão”.

O usuário entra na rota e define o preço que deseja pagar pela viagem. O motorista pode então aceitar, rejeitar ou oferecer uma contra-oferta.

Além do preço, o usuário também pode escolher seu driver favorito. Outros métodos de serviço incluem o transporte de bagagens, animais e a possibilidade de escolha de um veículo com capacidade para mais de quatro passageiros.

O aplicativo só aceita pagamento direto ao motorista usando dinheiro ou máquinas de cartão de crédito.

O inDriver existe em mais de 31 países / regiões e, no Brasil, existe em mais de 20 cidades, em comparação com outras aplicações, essa faixa é considerada pequena.

Como criar um app de mobilidade

Criar um aplicativo de transporte urbano do zero é um processo trabalhoso e caro. Além dos custos adicionais e de manutenção, o custo de criação de um aplicativo para desenvolvedores está entre 200 mil e 1 milhão de reais.

A segunda opção é investir em aplicativos white-label. Por meio dessa categoria, o empresário pode alugar e usar licenças para configurar sua marca, preço e forma de trabalhar.

Como parte da tecnologia, os custos de atualização e manutenção de mapas, servidores e aplicativos ficam por conta da empresa responsável pelo “aluguel” do aplicativo de transporte.

Embora não seja possível alterar totalmente a identidade visual do aplicativo ou alterar as funções por conta própria, é responsabilidade do empresário que aluga a plataforma definir o funcionamento do aplicativo, como agendamento, preço, logotipo, entre diversos Outras funções.

Criar um aplicativo de transporte urbano do zero é um processo trabalhoso e caro. Além dos custos adicionais e de manutenção, o custo de criação de um aplicativo para desenvolvedores está entre 200 mil e 1 milhão de reais.

Funcionalidades do aplicativo do motorista

Para criar um aplicativo como o Uber, seu aplicativo de driver precisará de recursos incorporados para realizar o seguinte:

  • Alertando o motorista: seus motoristas precisarão ver as informações da viagem e do passageiro, e a opção de aceitar uma viagem ou dar um passe.
  • Notificações entre os dois aplicativos: você precisará de um recurso de notificações que permita aos motoristas e passageiros rastrear e monitorar uns aos outros e a viagem em tempo real.
  • Geográfica e Navegação: este recurso incorporado é necessário para fornecer aos motoristas direções, rotas, navegação, etc.
  • Relatórios: Esta função será necessária aos motoristas para rastrear suas viagens, horas, quilometragem. Eles também precisarão desse recurso para faturar pelo tempo.
  • Comunicação :  o aplicativo do motorista precisará de uma função de mensagens que permita a comunicação com os passageiros e vice-versa

Funcionalidades do aplicativo de usuário

Agora que vimos os recursos do aplicativo de driver, vamos dar uma olhada nas funcionalidades do passageiro necessárias para construir um aplicativo como o uber. Seus passageiros precisarão dos seguintes recursos:

  • Solicitando uma viagem: os passageiros deverão ser capazes de fazer isso por meio de seu dispositivo iOS ou Android, usando sua localização atual e o destino final solicitado
  • Selecionando um motorista: os passageiros precisarão ser combinados instantaneamente com os motoristas próximos com as opções de preço, veículo e compartilhamento de viagem exibidas.
  • Rastreamento do motorista: os passageiros precisarão rastrear a localização do motorista em tempo real por meio de sua localização atual.
  • Comunicação: assim como o aplicativo do motorista , o aplicativo do passageiro precisará de uma ferramenta de comunicação para falar com os motoristas.
  • Pagamento: Seu aplicativo de passageiro precisará de um recurso de pagamento digital que permite aos passageiros pagar aos motoristas pelo serviço de transporte.
  • Feedback: Esta opção permitirá que os passageiros deixem um comentário e avaliem o motorista. Este é um recurso importante para o atendimento ao cliente.

Criando um app de mobilidade urbana

Aplicativo de Mobilidade da Codificar é perfeito para você que deseja criar uma plataforma de mobilidade e carona compartilhada como o Uber.

Por isso, para que você crie um aplicativo completo, com todas as ferramentas necessárias para que clientes e motoristas possam se conectar da melhor forma. O Aplicativo de Mobilidade é a escolha perfeita para suas necessidades!

O nosso aplicativo tipo Uber é um MVP, ou seja, Mínimo Produto Viável para você começar seu negócio. Nós somos o seu ponto de partida.

O Aplicativo de Mobilidade ao profissional que deseja encontrar com apenas um toque na tela e é expansível à todos os nichos de mercado.