Aplicativo de motoboy: como funciona, quanto custa e como fazer

Entre os mercados digitais mais bem sucedidos está o serviço de motoboys, que vem ganhando atualizações em seu modelo de atuação. Uma dessas atualizações veio com a criação de aplicativos para a contratação dos  profissionais. Este tipo de aplicativo permite que seus usuários encontrem motoboys em sua área de forma rápida e simples, diminuindo o tempo entre a solicitação e a finalização. Como uma vertente do mercado que já está sendo explorada, não é difícil entender porque ela faz tanto sucesso, já que plataformas como o Loggi e o Rapiddo Entregas estão se tornando cada vez mais populares. Pensando nisso, trouxemos todas as principais informações sobre aplicativos de motoboys, para que empreendedores como você entendam mais sobre este mercado. Os principais temas são:

Como funciona um aplicativo de motoboys Como criar um aplicativo de motoboys Quanto custa um aplicativo de motoboys
Por que criar um aplicativo de motoboys Plataformas de motoboys existentes Crie seu próprio aplicativo de motoboys

Como funciona um aplicativo de motoboys

aplicativo de motoboy De forma simples, um aplicativo de motoboys permite que seus usuários a encontrem profissionais preparados para atender suas solicitações. Além disso, essa tecnologia é responsável por aumentar o número de demandas, podendo criar ainda mais receita para o seu negócio e para os profissionais. Mas, afinal, como um aplicativo de motoboys funciona? Vamos falar mais a seguir.

O modelo de negócios

Para começar a falar de qualquer tipo de serviço, precisamos começar a falar de seu modelo de negócios. Um aplicativo de motoboys tem um modelo de negócios próximo ao do Uber. Ele permite que profissionais, até então autônomos, se cadastrem na plataforma. A partir daí, os usuários podem fazer suas solicitações, e o sistema aponta o melhor profissional para cumpri-la. Dessa forma, com o modelo P2P (peer to peer – pessoa para pessoa), os serviços são realizados. A plataforma consegue lucrar e se desenvolver de duas formas principais:

  1. Comissão – para ter lucro, a plataforma pode adotar o modelo de comissão, assim como o Uber. Através deste modelo, um porcentagem do valor de cada serviço prestado e finalizado é retido pela plataforma.
  2. Mensalidade – Este outro modelo cobra mensalmente dos motoboys para que eles utilizem sua plataforma, independente de qual fluxo de demandas cada um deles recebe.

Independente da forma escolhida, o modelo de negócios de um aplicativo como este deve, sempre, ser beneficial a todos os envolvidos. Um aplicativo de motoboys funciona porque ele oferece oportunidade de crescimento para seus profissionais, enquanto oferece um serviço de qualidade aos clientes.

Principais características:

As principais características de um aplicativo de motoboys são as seguintes:

  • Experiência única na contratação de profissionais autônomos
  • Segurança em solicitações e pagamentos
  • Plataforma otimizada
  • Praticidade e usabilidade mobile
  • Autonomia profissional
  • Sistema de Avaliação

Análise de mercado

Como já foi dito, o mercado para uma plataforma para contratação de motoboys cresce de forma exponencial. Com o aumento do acesso a dispositivos mobile e de clientes que prezam pela praticidade, portais focados neste tipo de economia já conquistaram uma fatia importante do mercado. Seu modelo de negócios é semelhante ao Uber, já que também oferecem serviços sob demanda. Essa plataforma é usada em duas vertentes principais:

  1. Contratação de motoboys para entregas e viagens comerciais.
  2. Oferecimento do serviço de motoboy.

Como funciona a base de usuários de um aplicativo de motoboys?

Com uma forma única de funcionamento, as plataformas de serviço de motoboy possuem dois tipos de usuários simples, que serão responsáveis por permitir que seu negócio cresça:

  1. Contratantes: são aqueles que buscam um motoboy para fazer suas viagens e entregas de modo simples. Esta pessoa deseja agilidade e precisão nos pedidos, além de segurança nas contratações que realiza.
  2. Prestadores: são os motoboys. Eles necessitam de uma plataforma completa para que possam oferecer seus serviços a um maior número de pessoas, garantindo um aumento de sua atuação e de seu rendimento. Além disso, eles buscam por um lugar seguro para controlar suas principais atividades.

Como funciona um aplicativo de motoboys: passo a passo

Um aplicativo como este se baseia na geolocalização para conectar usuários aos profissionais autônomos. Dessa forma, o tempo de atendimento da solicitação é diminuído, mantendo clientes e profissionais mais satisfeitos com a plataforma. Abaixo, vamos falar sobre como funciona a utilização das duas versões de um aplicativo de motoboys:

Utilizando o aplicativo do cliente

Como dito anteriormente, um aplicativo de motoboys tem um funcionamento parecido com o do aplicativo Uber. Vamos falar mais detalhadamente sobre como ele funciona abaixo: aplicativo de motoboys

  1. Login – Para utilização do aplicativo, o cliente precisa de uma conta. Para isso, pode ser permitida a criação utilizando um e-mail ou através de redes sociais.
  2. Procura – Nessa etapa, o cliente deve informar os detalhes de sua solicitação. Entre as informações necessárias estão os endereços de partida, que serão utilizados pelo sistema para apontar o profissional mais próximo e apontar a estimativa de preços.
  3. Confirmação de solicitação – A partir das estimativas do sistema, o cliente tem todos os dados necessários para confirmação. Ao confirmar, o sistema irá designar um profissional, que estará pronto para realizar a solicitação feita, de acordo com os detalhes fornecidos.
  4. Execução – Nesse momento, o cliente aguarda que o motoboy realize a solicitação, e pode acompanhar o progresso através da tecnologia de geolocalização.
  5. Pagamento – Essa etapa pode ser feita automaticamente, se o aplicativo permitir o pagamento através de cartões. Alguns outros aplicativo também permitem que o cliente faça o pagamento na finalização do pedido.
  6. Avaliação – Essa é uma etapa importante, que permite que o cliente faça a avaliação do serviço prestado. Essa avaliação pode ser utilizada para descobrir novas melhorias no negócio e fazer o controle de qualidade dos profissionais.

Utilizando o aplicativo do motoboy

O aplicativo do profissional, mesmo que ligeiramente diferente, possui uma forma parecida de ser utilizado. A estrutura de utilização se encontra abaixo: aplicativo de motoboys

  1. Login – Assim como os clientes, os profissionais também precisam de um cadastro para poder utilizar o aplicativo de motoboys. Neste caso, além de informações pessoais, eles também precisam apresentar informações profissionais, e até mesmo documentos, para que possam ser devidamente registrados. Após o cadastro, o login pode ser feito de forma automática.
  2. Solicitação – Essa etapa acontece para o motoboy assim que o sistema consegue designar uma solicitação. O motoboy pode, assim, aceitá-la, e realizar de acordo com as informações fornecidas.
  3. Execução – O motoboy segue as informações fornecidas, e finaliza a solicitação junto ao aplicativo. Alguns aplicativos podem fazer o pagamento automático, outros têm um modelo de pagamento mensal.

Este é o ciclo básico de uso do aplicativo do motoboy. Enquanto o profissional se mantiver online, ele será capaz de receber novas solicitações. Agora que você já sabe como um aplicativo de motoboys funciona, você pode ter percebido que este é um mercado interessante. Para continuar falando sobre esse tipo de aplicativo, vamos falar sobre como eles são criados.

Como criar um aplicativo de motoboys

aplicativo de motoboys A criação de um aplicativo é uma tarefa que começa antes mesmo da contratação de uma equipe de desenvolvimento. Para garantir que uma plataforma será bem sucedida, é preciso estar atento em todas as etapas deste processo e trabalhar com as melhores práticas. Para te ajudar nessa tarefa, vamos falar sobre o passo a passo necessário na criação de um aplicativo de motoboys.

Entenda seu produto e planeje sua ideia

Antes de começar a desenvolver qualquer tipo de aplicativo, você deve entender o que realmente quer. Este é o primeiro passo para qualquer tipo de projeto. No caso de um aplicativo de motoboys, é necessário criar uma plataforma completa, que permita que os usuários possam realizar as principais solicitações. Portanto, é imprescindível a criação de um software que seja capaz de processar essas informações. Algumas das principais ferramentas necessárias em um aplicativo como este são:

  • Procura de motoboys
  • Geolocalização
  • Estimativa de preço
  • Sistema de avaliação
  • Histórico de solicitações

Ao entender essas funcionalidades, é possível saber por onde começar. Essa é a hora de planejar o projeto. Afinal, é necessário saber exatamente o que pretende criar. A ideia é criar apenas um aplicativo? Ou apenas um portal? Quais as formas de pagamento serão aceitas? Essas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas antes mesmo de começar a etapa de desenvolvimento do software. Existe a possibilidade de alguma ideias serem mudadas. Quanto a isso, não se preocupe. Os melhores projetos são aprimorados durante o tempo.

Análise de requisitos e documentação

Depois de definir e entender o projeto, é preciso planejar o desenvolvimento. É hora de reunir uma equipe para estudar e definir os requisitos do sistema, responsáveis por tirar o que foi planejado do papel. A análise e engenharia de requisitos é uma etapa essencial no desenvolvimento de aplicativos. Afinal, com ela, será possível mapear tudo que seu software pode ou não fazer, e o que ele precisa para realizar essas tarefas. Nessa etapa, também começa a documentação do projeto, que é de extrema importância para os passos a serem cumpridos daqui pra frente. Após realizar essa etapa, e definir de forma detalhada como o sistema será criado, é possível iniciar a etapa de desenvolvimento do software.

Desenvolvendo um aplicativo de motoboys

Com a ideia organizada, essa é a hora de desenvolver o software. Com o apoio de uma equipe de desenvolvimento, a ideia pode se transformar em realidade. Abaixo, estão os principais passos do desenvolvimento de um aplicativo de motoboys:

Design e customização

Para ter um aplicativo de motoboys de sucesso, é preciso investir no design. A logo, cores e fontes são responsáveis pela identidade visual da plataforma. Elas têm a capacidade de fazer com que o aplicativo seja reconhecido pelos usuários. Esse é um trabalho em equipe da equipe de desenvolvimento e de um designer, que se juntam para decidir as particularidades visuais do aplicativo. É interessante entender as tendências atuais, afinal, esse tipo de aplicativo deve ter uma conexão com a geração atual de softwares. O design de um aplicativo consiste nos seguintes passos:

  • Rascunhos – desenhos básicos do aplicativo que será criado. Esses rascunhos ajudam a entender a lógica futura do projeto, o número de telas, e a interação entre elas.
  • Wireframing – é um dos passos mais importantes na construção do design de um aplicativo de motoboys. Essa parte do processo permite que o time de desenvolvimento visualize um esqueleto da estrutura do app, e consiga trabalhar a construção final de forma inteligente.
  • Prototipação – é criar um modelo funcional do aplicativo a ser desenvolvido. Isso ajuda os desenvolvedores e os empreendedores a entender ainda mais o produto. É mais fácil editar e adicionar novas ferramentas antes da etapa de codificação.
  • Design visual – neste estágio, os wireframes são convertidos até se tornarem o design visual do aplicativo a ser criado. Essa etapa sempre preza pelo estudo cuidadoso de todas as tendências e soluções a serem apresentadas.

Back-end e Front-end

Depois de conseguir entender e definir todas as principais características do design do aplicativo, é possível começar a produzi-lo. Em posse de todos os protótipos, a equipe de desenvolvimento começa a codificar o software. Esse trabalho leva tempo, e deve ser realizado por um equipe com que possui conhecimento de mercado e das melhores práticas. Afinal, ela será responsável pelo desenvolvimento front-end e back-end do aplicativo de motoboys. O desenvolvimento front-end é responsável por criar a parte visível do app. Essa parte do seu desenvolvimento foca em construir a área interativa do aplicativo, que o cliente terá contato. O desenvolvimento front-end é a adaptação de seu protótipo visual. Portanto, os desenvolvedores têm a tarefa de fazer com que o design escolhido se torne uma plataforma completamente funcional. Dessa forma, a partir da interação dos usuários, o aplicativo de motoboys poderá realizar as tarefas que propõem, se comunicar com os servidores e garantir todo seu funcionamento. Já o desenvolvimento back-end é o que garante a comunicação do aplicativo com suas funções. Essa parte do código não produz elementos visíveis a usuários, mas é responsável pelo funcionamento da plataforma. Ao desenvolvê-la, os programadores criam as conexões e possibilitam a comunicação da área front-end com os elementos necessários. Não há dúvidas que ambas as partes da codificação de seu aplicativo devem ser desenvolvidas com atenção. Afinal, elas são de suma importância para que a plataforma funcione corretamente, e apresente os resultados esperados. Ao finalizar a codificação de seu aplicativo de motoboys, porém, seu trabalho ainda não acabou.

Rotina de testes

A rotina de testes é uma etapa importantíssima no desenvolvimento de qualquer aplicativo. Ela é responsável por encontrar possíveis erros e bugs em seu sistema, antes que ele seja liberado para os usuários finais. Sendo assim, invista tempo para que seu aplicativo de motoboys seja testado e aprimorado. É mais interessante que você leve um tempo maior no desenvolvimento, mas garante um aplicativo 100% funcional, do que focar na rapidez do lançamento e liberar para os usuários um aplicativo repleto de falhas e bugs. Volte a etapa de desenvolvimento quantas vezes forem necessárias. As chances de sucesso serão maiores com uma plataforma desenvolvida detalhadamente, e que entrega tudo que promete. O foco deve estar na usabilidade do sistema, pois ela é essencial.

Finalização e publicação

Após a etapa de testes, o aplicativo pode ser finalizado. Os toque finais são aplicados pela equipe de desenvolvimento, e ele estará pronto para a publicação. Para publicar seu aplicativo de motoboys, ele deve ser enviado para as lojas de apps. Existem dezenas de lojas disponíveis, sendo as principais a Google Play Store (para dispositivos com o sistema operacional android) e a Apple App Store (para dispositivos com o sistema iOS). Para saber como publicar um aplicativo de motoboys na Play Store clique aqui e leia nosso tutorial completo. Caso queira saber como publicar um aplicativo de motoboys na App Store, você encontra nosso tutorial clicando aqui. Esse tipo de aplicativo também pode ser publicado em lojas alternativas. Conheça as melhores opções em nosso artigo sobre elas, clicando aqui. Pronto. Depois de publicado, a plataforma de motoboys estará disponível para todos os seus clientes e parceiros. Mas, mesmo que a etapa de desenvolvimento esteja finalizada, é preciso continuar trabalhando em no aplicativo. Abaixo, listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração ao manter um aplicativo de motoboys:

Mantendo seu aplicativo de motoboys

Suporte

Depois de publicar o aplicativo, é preciso ficar atento ao feedback dos usuários. Afinal, a plataforma deve satisfazer seus desejos e permitir que eles façam suas solicitações da melhor forma. Para ter certeza que tudo está certo, uma boa prática é abrir um canal de comunicação com os usuários. Através das opiniões e sugestões enviadas por eles, o dono do aplicativo terá as principais informações, e será capaz de produzir as melhores soluções para a plataforma. Isso significa que a equipe também deve estar preparada para dar suporte, em caso de erros e problemas. Essas situações podem acontecer, e é sua responsabilidade resolvê-las de forma ágil, para que não atrapalhe o uso de seus clientes.

Atualizações

Todos os aplicativos precisam de atualizações. Através delas, vocêde corrigir problemas de um aplicativo, por exemplo. Através delas, você distribui todas as alterações para o seus usuários de uma vez só, fazendo com que eles sempre utilizem a versão mais atualizada da plataforma. Além disso, as atualizações podem resolver possíveis problemas de compatibilidade com os sistemas operacionais, quando uma nova versão é disponibilizada, por exemplo. Você também pode adicionar novas funcionalidades, ou atualizar sua identidade visual. O que importa é que você não deixe seus usuários abandonados. Continue trabalhando em seu aplicativo sempre que possível.

Usuários

Independente do tipo de usuário, é possível afirmar que todos procuram rapidez, economia  e segurança nas contratações. É aí que a competitividade entre sites e entre vendedores começa. Para que seu negócio possa crescer e ter grande vantagem sobre a competição, você pode considerar o seguinte:

  • Comece localmente. Quando começar um negócio, é mais fácil começar com investimento menores. No mercado de motoristas e motoboys, isso significa começar com uma área geograficamente limitada, mas com uma população densa. Isso vai fazer com que você possa mobilizar o maior número de vendedores e clientes com um menor esforço de produção.
  • Faça questão de anunciar seu serviço antes do lançamento do aplicativo. Você deve utilizar o máximo possível de canais e de redes sociais, por exemplo. Outra grande ideia é investir em programas de desconto, fazendo com que os contratantes tenham um grande motivo para experimentar sua plataforma.
  • Colabore com os prestadores. Essa é uma ótima forma de crescer sua base de usuários. Os motoboys já realizam seus trabalhos, e oferecer uma nova plataforma é uma forma de fazê-los fiéis a seu serviço. É uma situação em que todos ganham.

Como manter seus usuários

A retenção se aplica tanto para contratantes quanto para os motoboys, prestadores do serviço. Afinal, você quer que seus clientes utilizem sua plataforma várias vezes. Mas para fazer isso de forma eficiente, você vai precisar que ela  continue atraente para seus parceiros. Abaixo, organizamos algumas estratégias que vão te ajudar a manter uma boa taxa de retenção em ambos os casos:

Retenção de clientes/contratantes

A retenção de clientes deve-se principalmente aos serviços prestados. Se uma pessoa encontra um aplicativo de contratação de motoboys que lhe oferece uma boa experiência, ela tende a se manter fiel a esta plataforma. Portanto, você deve ficar atento às principais exigências desses usuários. Se você conseguir cumpri-las, você terá sucesso em reter seus principais clientes. Os usuários precisam de uma empresa que podem confiar. Oferecer um serviço impecável é um dos principais pilares para reter clientes, neste tipo de mercado. Aqui estão algumas estratégias:

  1. Serviço de suporte aos clientes: os clientes de seu serviço de motoboy devem receber respostas rápidas e amigáveis, de acordo com as questões ou reclamações levantadas. O apoio ao cliente deve ser acessado de forma fácil através dos aplicativos e do portal.
  2. Sistema de avaliação: depois de cada entrega, o feedback do cliente é crucial. Escutar e entender as respostas dos clientes é um grande modo de inovar e de garantir que os prestadores prezem por um serviço bem feito.
  3. Segurança: pessoas que realizam contratações e transações pela internet buscam por algo simples, porém de muita importância: segurança. Aposte nisso e garanta que seus usuários queiram fazer novas contratações utilizando sua plataforma.

Manter seus usuários é apenas a primeira parte. A outra é manter seus motoboys, que buscam a plataforma perfeita para oferecer seus serviços. Aqui estão algumas estratégias para que você possa fazer isso ao construir seu aplicativo de motoboys:

Retenção de motoboys/prestadores

  1. Pagamento: o valor repassado pode variar, e depende bastante da localização e do serviço a ser prestado. Umas das principais formas de manter os motoboys é fazer com que o valor repassado seja justo, permitindo que eles continuem lucrando dentro de suas funções.
  2. Flexibilidade: uma das principais razões pela qual plataformas de serviço de motoboy são atraentes é a capacidade de controle. Ofereça ferramentas completas para que os motoboys possam ter contato com os contratantes e possam organizar suas corridas da melhor forma.
  3. Outras formas de motivação: os prestadores de serviços querem uma plataforma que valorize seu trabalho. Existem outras formas incríveis de incentivar os motoboys a trabalharem com você. Proporcione formas para que eles se destaquem. Ofereça certificações e avaliações para fazer com que eles possam ser reconhecidos. Assim, eles farão o máximo para conseguir oferecer ótimos serviços.

Agora que você já entendeu as principais formas de manter seu negócio de forma rentável, vamos falar sobre quanto custa um aplicativo para serviço de motoboy:

Quanto custa um aplicativo para serviço de motoboy?

Para definir o preço de qualquer tipo de portal, aplicativo ou plataforma, é necessário entender o quanto de trabalho vai ser aplicado em seu desenvolvimento. Isso também é válido para plataformas de serviço de motoboy, já que a implementação de ferramentas é um dos processos mais detalhados da sua criação

Principais ferramentas de um serviço de motoboy

Um app motoboy deve oferecer acesso rápido às estimativas, e um jeito conveniente de solicitar as viagens. As ferramentas mais importantes deste tipo de aplicativo são:

  • Fazer estimativas
  • Realizar solicitações
  • Realizar o pagamento
  • Acompanhar o status das viagens
  • Avaliar os motoboys
  • Geolocalização

Além destas características principais, um aplicativo de motoboy deve ter as seguintes características adicionais:

  • Reputação dos motoboys
  • Chat com os motoboys
  • Agendamento de solicitações

Quanto custa um aplicativo para serviço de motoboy: outros fatores

Além da implementação destas ferramentas, as seguintes informações também devem ser levadas em consideração no orçamento de seu projeto:

  • Manutenção
  • Customização
  • Lançamento

Para finalizar, você deve decidir qual a melhor plataforma para a criação de seu negócio. Portais e aplicativos voltados para a contratação de motoboys, como o Loggi e o Rapiddo Entregas, possuem características próprias. Sendo assim, é necessário avaliar

Por que criar um aplicativo de motoboys?

A criação de um aplicativo deve partir de uma ideia que pode crescer. Existem vários motivos para criar um aplicativo de motoboys. Listamos algumas delas abaixo:

1. Entre para a revolução mobile

Estamos na melhor época para a criação e o lançamento de aplicativos. Com o aumento do uso de dispositivos mobile, é cada vez mais interessante que você disponibilize seus serviços no mundo digital. Através do aumento do uso desses dispositivos, você também tem mais chances de ser descoberto. Você pode disponibilizar seu serviço para um número maior de pessoas, e garantir uma base de usuários mais diversa.

2. Ofereça praticidade

Aplicativos mobile se tornaram populares por oferecer praticidade. Através deles, seus clientes podem ter acesso a seus serviços na palma da mão. Assim, atividades que antes deveriam ser realizadas pessoalmente, ou através de ligações, podem ser cumpridas por apenas alguns toques, de forma automatizada. No caso de seu aplicativo de motoboys, você poderá ajudar seus clientes na agilidade dos processos. O aplicativo vai servir para deixar que os usuários façam suas solicitações através de poucos cliques na tela, de forma simples, e até mesmo no conforto de sua casa. Não é difícil imaginar que seus clientes possam se beneficiar desse tipo de plataforma.

3. Ganhe visibilidade

O mundo virtual, como dito anteriormente, pode ajudar seu negócio de várias formas. Ao inserir seu negócio no mercado dos aplicativos, ele fica disponível para ainda mais pessoas. Essa é uma forma interessante de aumentar a visibilidade de seu investimento. Afinal, através de um aplicativo, uma grande variedade de pessoas pode ter contato com seu negócio. Você estará na palma da mão daquelas pessoas que lhe interessam. Aliar sua presença virtual com uma estratégia bem desenvolvida de marketing é fundamental. Se você puder criar um aplicativo de motoboys interessante e bem divulgado, você pode alcançar patamares de sucesso incríveis. Esse pode ser o impulso necessário para seu investimento.

4. Aposte no potencial de crescimento

Ao investir em qualquer tipo de mercado, é imprescindível que você esteja focado no crescimento de seu negócio. Isso não deve ser diferente com um aplicativo de motoboys. Com a criação de um aplicativo que oferece algum tipo de serviço, você tem possibilidades animadoras de expansão. Enquanto um negócio inicial, você deve pensar em uma atuação local. Assim, fica mais fácil manter seu projeto. Porém, a medida que novas oportunidades forem surgindo, a criação de um aplicativo de motoboys pode te ajudar na expansão dessa atuação. Pense no que aconteceu com o Uber, e aplicativos como o iFood. Todos eles começaram com atuação limitada a algumas cidades. Mas, com o sucesso destes aplicativos, eles conseguiram investir para que essa atuação pudesse crescer. A partir daí, as ideias começaram a se espalhar por outras cidades, estados e até países. Esse pode ser o destino de seu aplicativo, e um ótimo motivo para inserir seu negócio no mundo digital. Com um software bem desenvolvido e uma boa estratégia de negócios, seu aplicativo de motoboys pode se tornar um grande sucesso, e se espalhar por outras localidades.

5. Aumente o custo benefício

A criação de um aplicativo é um investimento relativamente simples. Mesmo que sua plataforma realize serviços complexos, desenvolver um software é uma ideia que pode te salvar muito dinheiro, e aumentar sua produtividade. Pense em seu aplicativo de motoboys. Se você permite que seus usuários adiantem boa parte das solicitações, e automatiza a designação de motoboys, você diminui a carga de trabalho de sua equipe. Afinal, serão necessárias menos pessoas para realizarem trabalhos de forma pessoal. Esse dinheiro pode ser investido na ampliação da plataforma, que por sua vez também aumenta sua renda. As possibilidades de aumento do custo benefício são muitas. Com uma plataforma, você pode diminuir vários outros custos permanentes ligados à manutenção de seu negócio, e direcionar esses investimentos para área mais lucrativas. Isso nos leva ao último motivo:

6. Aproveite os resultados financeiros

Criar um aplicativo, como já dissemos antes, é um investimento. Ao investir no desenvolvimento de uma plataforma, você deve, sim, buscar resultados financeiros. E acredite: com um bom aplicativo, esses resultados podem ser alcançados rapidamente. Esse deve ser um dos principais motivos para que você considere a criação de um aplicativo de motoboys. Relacionando as possibilidades de ampliação de seu negócio, da otimização do custo benefício e da nova e melhorada visibilidade, você tem as melhores ferramentas para aumentar seu faturamento de forma espetacular. Destinar recursos para o desenvolvimento de aplicativos e plataformas pode ser seu primeiro passo em um grande negócio. Você pode, e deve, pensar grande. Se seu serviço for oferecido com maestria, e seu aplicativo de motoboys for desenvolvido dentro de todas as principais práticas do mercado, você estará no caminho para o sucesso.

Plataformas de motoboys existentes

Na era dos aplicativos, a grande maioria dos mercados procura se adaptar ao mundo digital. Boa parte dos serviços, antes realizados pessoalmente ou por telefone, já possuem plataformas online e aplicativos disponíveis. Entre esses nichos de mercado, está o serviço de motoboy. Principalmente utilizado por empresas e profissionais autônomos, o serviço de motoboy encontrou, no modelo Uber de negócios, uma estratégia interessante de funcionamento. Com uma grande número de usuários e bastante sucesso, as plataformas e aplicativos de motoboy já funcionam a todo vapor nas principais capitais do país. Neste artigo, vamos falar mais sobre essas plataformas, como elas funcionam, e quais as principais empresas desse mercado.

O que são as plataformas de serviço de motoboy

As plataformas de motoboy são uma forma digital de oferecer os serviços de empresas especializadas no mercado digital. É uma simples extensão de um serviço que já existia anteriormente, mas precisava ser realizado via telefone. Oferecer este serviço dessa forma dispensa a necessidade de motoboys fixos em grandes empresas, já que eles podem ser solicitados a qualquer momento, de forma simples. Além disso, os motoboys também conseguem uma nova forma de atuar, de forma a aumentar o fluxo de solicitações e, em consequência, sua renda. As empresas de serviço de motoboys podem possuir várias formas de atuar pelo mercado, mas todas focam em oferecer um serviço simples. Com sites e aplicativos, elas disponibilizam seus serviços para todos os tipos de dispositivos

As principais diferenças entre as plataformas de serviço de motoboy

Apesar de funcionarem com um estilo de modelo de negócios parecido, existem alguns pontos que podem ser diferentes. Estes pontos são responsáveis por trazer experiências únicas aos usuários, e são utilizados como os principais atrativos dessas plataformas. Abaixo citamos algumas das principais categorias de diferenciação entre as plataformas de serviço de motoboy:

1. Atuação

A forma de atuação de uma plataforma de serviço de motoboy é o primeiro ponto a ser considerado. Algumas plataformas possuam a atualização limitada a certas localizações e cidades. Aplicativos baseados em localização, como o Uber, tendem a iniciar suas atividades  em uma área limitada, e expandir com o tempo. Essa estratégias é uma forma de testar a plataforma e a demanda antes de disponibilizá-la para todos os usuários. As principais áreas de atuação dessas plataformas são os grande centros urbanos. Neles as startups possuem um número considerável de demandas dentro de uma área geográfica limitada.

2. Composição de preço

A composição de preço de plataformas de serviço de motoboy possuem elementos fixos e variáveis. Entre esses elementos, estão:

  1. Preço mínimo: é o valor mínimo a ser cobrado pelo serviço prestado, sendo considerada uma distância mínima de atuação. Independente da distância entre os locais de origem e de entrega, nenhum serviço prestado terá um preço menor que este.
  2. Preço por km: este é um adicional de preço que leva em consideração a distância a ser percorrida pelo motoboy, entre o ponto de origem e todos os outros. Sendo assim, quanto mais distantes, ou quanto mais paradas o serviço exigir, maior será o preço final.
  3. Preço por minuto: Esta é uma forma de cobrança adicional baseada no tempo de execução do serviço. Nem todos as plataformas são adeptas a essa forma de cobrança, porém. Sua adição é pensada para compensar o profissional pelo tempo adicional que não foi planejado, como a existência de trânsito em grandes centros urbanos.

Levando em consideração estes três pontos, o sistema de cada uma das plataformas consegue oferecer a composição do preço final automaticamente, através de seus portais e aplicativos. Isso faz com que essas plataformas e aplicativos, que seguem o modelo de negócios e de atuação do Uber, possam trabalhar de forma segura, sem surpresas nas cobranças.

3. Área corporativa

O serviço de motoboy é utilizado, principalmente, por empresas. Durante dias úteis, essas corporações precisam entregar ou receber documentos e contratos, e é aí que o motoboy se faz necessário. Antes, era preciso a contratação de um motoboy próprio, ou a criação de uma parceria entre as empresas e uma prestadora de serviços de motoboy. Hoje, com a facilidade das plataformas e aplicativos, as empresas conseguem fazer suas contratações de forma mais rápida, assim que a necessidade aparecer. Por isso, a maioria das plataformas conta com uma área corporativa exclusiva. A área corporativa é uma forma simples de uma empresa controlar e solicitar a prestação do serviço com segurança. Assim, além de conseguir fazer uso deste serviço, as empresas tem acesso aos principais relatórios e a um atendimento especial. As principais plataformas de motoboy fazem uso deste tipo de serviço, por saberem que estes são seus principais clientes.

4. Sistema de indicação

Este sistema de indicação é parecido com o do Uber e vários outros aplicativos que atuam de forma semelhante. Ao indicar um amigo ou empresa para o uso do aplicativo, as plataformas oferecem descontos para os novos adeptos e para quem os indicou. Essa indicação acontece através de um código personalizado. Oferecer descontos e créditos em conta é uma forma efetiva de uma plataforma continuar adicionando usuários à sua base, e, dessa forma, crescer seu negócio. Através deste desconto, mais usuários se sentem motivados a experimentar o serviço oferecido. Se o usuário tiver uma experiência positiva, as chances de que ele continue utilizando essa plataforma aumenta. Esse é o foco de todos os aplicativos no modelo Uber de negócio: manter uma grande base de usuários fiéis.

5. Operação de franquias

Como dito anteriormente, algumas plataformas de serviço de motoboy têm sua atuação limitada a alguns lugares. Essa ainda é a realidade de grandes empresas, até mesmo o Uber. Sendo assim, ao trabalhar sua expansão, podem ser escolhidas duas formas principais: a criação de novas filiais ou a criação de franquias. As filiais são extensões diretas da empresa, que atua em uma área diferente da original, ou seja, da sede. Já as franquias consistem em uma extensão da empresa por meio de unidades comandadas de modo separado. Sendo assim, cada franquia possui sua própria forma de independência, enquanto seguem um modelo de atuação único.

As principais plataformas de serviço de motoboy

Agora que você já sabe todos os detalhes da forma de atuação das plataformas de serviço de motoboy, vamos falar sobre as principais empresas que já atuam nessa área:

Loggi

Fundada no fim de 2013, em São Paulo, a Loggi é conhecida como a plataforma que revolucionou o motofrete. Empresas de todos os portes fazem uso de motoboys para entrega rápida de documentos e pequenas mercadorias. Antes, tudo dependia de um motoboy fixo, contratado pela empresa. É aí que essa startup decidiu inovar. Não são necessárias mais ligações: com poucos cliques você passa todos os dados, e tem uma estimativa de preço. Além de tudo, a plataforma também permite o tracking. Uma inovação como esta também ajuda os motoboys, que, por sua vez, têm uma maior número de solicitações.

Rapiddo

A Rapiddo, com o slogan “Motoboy em um clique”, é uma das grandes concorrentes da Loggi nas grandes cidades. Eles oferecem um serviço parecido: com base na geolocalização, você pode solicitar um serviço de motofrete. Através da plataforma, você pode escolher os destinos, e fazer o pagamento de forma facilitada. Este é mais um exemplo de como o modelo Uber pode ser adaptado a outros mercados.

EasyDeliver

Focado na praticidade, o EasyDeliver permite a contratação de motoboys e motofretisstas em segundos, diretamente de seu smartphone ou computador. Baseado em geolocalização, a plataforma funciona de forma bem parecida ao Uber. Seu principal diferencial está no treinamento dos profissionais, que acontece de forma presencial, dentro das principais diretrizes da empresa. Essa é uma medida que pretende aumentar a satisfação dos clientes, e padronizar a atuação da empresa. As entregas acontecem 24h por dia, 7 dias por semana, para a maior comodidade do contratante. Este aplicativo começou sua atuação apenas na área do Rio de Janeiro e ainda trabalha em expansão. O EasyDeliver também é aberto a parceria com restaurantes, através do EasyDeliver Food.

MoblyBoy

Funcionando de modo parecido ao EasyDeliver, o MoblyBoy também é focado na contratação de motoboys e motofretistas. Com os painéis de gerenciamento, você consegue ter controle sobre todas as suas solicitações. Ao solicitar um profissional, o sistema do MoblyBoy aponta para o motoboy mais próximo, sem necessitar a interferência de terceiros. Segundo eles, como todo direcionamento e coração é feito de forma automática, esse serviço pode ser oferecido de forma até 30% mais, barata. Além disso, a plataforma aposta em estimativas de tempo, e o acompanhamento em tempo real via aplicativo ou navegador.

Crie um aplicativo de motoboys com a Codificar

Você já sabe que o mercado de aplicativos gera grandes investimentos. Plataformas e aplicativos que oferecem serviços de motoboy estão se proliferando, e trazendo lucro para os empreendedores por trás de cada uma. Como um empreendedor, você deve prezar pelo melhor para seu investimento. Sendo assim, se você deseja alcançar o sucesso neste mercado, você precisa desenvolver o melhor aplicativo de motoboys, e garantir a melhor usabilidade para seus clientes. Neste caso, a Codificar pode ser sua melhor aliada. Com o script Uber Motoboys, podemos te ajudar na jornada de desenvolvimento de uma plataforma completa, que cumpre todas as principais necessidades de seu negócio. Vamos falar mais sobre os principais motivos para escolher nosso script, e sobre como ele pode alavancar seu investimento e levá-lo para o sucesso.

Porque escolher o Uber Motoboys para seu negócio?

Ao investir no mercado de serviços de motoboys, você deve ter em mente que está entrando em um mercado que já possui grandes players. Portanto, para conseguir sucesso, você precisa das melhores ferramentas. Mas porque escolher o Uber Motoboys da Codificar? Temos 5 motivos principais:

1. Modelo de negócios

Desde seu lançamento, o Uber mudou a forma como os aplicativos de serviços operam. Com o sucesso da plataforma, várias outras startups entenderam como adaptar esse modelo de negócios. O Uber Motoboys da Codificar faz isso com maestria. Dentro do modelo de negócios do Uber, desenvolvemos uma plataforma simples e completa, que conecta clientes aos prestadores de serviços através de poucos minutos. Este tipo de plataforma é conhecido como P2P (Peer to Peer – de pessoa para pessoa), pois permite que duas partes entrem em acordo quanto a prestação de um serviço. Dentro de nosso desenvolvimento, podemos trabalhar com várias possibilidades. Você pode trabalhar com motoboys autônomos, e permitir que eles ampliem sua atuação através de seu aplicativo, ou pode criar um sistema para sua empresa ou cooperativa. Seja qual for sua necessidade, sabemos que podemos adaptar o modelo Uber de negócios para potencializar seus resultados.

2. Plataforma otimizada

A plataforma Uber Motoboys da Codificar é completa e simples. Todas as principais funcionalidades já estão desenvolvidas, dentro do escopo necessário. Sendo assim, ao escolher o script Uber Motoboys, você terá em mãos todas as ferramentas necessárias para introduzir seu negócio no mercado da melhor forma. O aplicativo Uber Motoboys da codificar conta com as seguintes entregas:

  1. Aplicativo do usuário – app que permite que o usuário possa realizar e acompanhar suas solicitações de forma simples, em dispositivos iOS ou Android.
  2. Aplicativo do motoboy – versão do app que permite que o motoboy receba as solicitações e acompanhe os resultados.
  3. Website – versão web da plataforma, possuindo áreas para usuários e motoboys, permitindo que eles possam realizar suas tarefas através de um desktop. Esse website também pode ser utilizado para criação de estratégias de marketing que ajudem no desenvolvimento de seu negócio.
  4. Portal de gestão – website próprio que permite que você possa acompanhar seus resultados, além de permitir que você execute funções administrativas em relação a sua plataforma.

Com estes 5 softwares, desenvolvidos de forma detalhada e eficaz, você pode ter a certeza que seu negócio tem as melhores ferramentas para o sucesso.

3. Implantação

A Codificar cuida de toda a implantação de sua plataforma. Nos responsabilizamos por todas as tarefas de desenvolvimento de software e publicação dos aplicativos nas lojas, para que eles estejam disponíveis para todos os clientes da melhor forma. Além disso, podemos dar dicas e indicações que possam facilitar o funcionamento de sua plataforma, e podemos treinar sua equipe para realizar as principais tarefas sem grande dificuldade. Assim, você pode utilizar seu tempo para desenvolver outras etapas importantes de seu negócio.

4. Manutenção

Como responsáveis pelo desenvolvimento de sua plataforma, você também pode contar com a Codificar para ajudá-lo na manutenção de seu aplicativo. Além da garantia e da rotina de testes responsáveis por garantir que seu aplicativo esteja sempre funcionando, estamos sempre disponíveis para ajudá-lo na evolução de seu app. Com o tempo, seu negócio deve crescer e se desenvolver. Sua plataforma deve acompanhar esse crescimento. Por isso, é normal que você precise fazer o upgrade de seu aplicativo, seja para melhorar a performance, aumentar o número de prestadores ou adicionar novas funcionalidade. Você pode contar com a Codificar em todos estes passos e em todas as etapas de sua jornada de sucesso.

5. Equipe

A equipe de desenvolvimento de gestão de projetos da Codificar tem expertise de mercado e está preparada para entregar grandes resultados. Com 10 anos de mercado, possuímos uma fábrica de software que já produziu dezenas de cases de sucesso. Com essa experiência, adotamos as melhores práticas de desenvolvimento do mercado, afim de garantir projetos bem documentados e testados. Você pode contar com a equipe da Codificar a todo momento. Estaremos preparados para sanar suas dúvidas e ajudá-lo em todas as suas solicitações. O outsource de nossa equipe é a chave para garantir os melhores profissionais, que estão sempre se desenvolvendo para garantir produtos de qualidade. Conheça mais da equipe e da história da Codificar clicando aqui.

Crie seu próprio aplicativo de motoboys: Uber Motoboys da Codificar

Conheça a melhor plataforma para seu serviço de motoboys Agora, você sabe os principais motivos do Uber Motoboys ser o melhor script de aplicativo de motoboys disponível no mercado. Ser um parceiro da Codificar é investir no futuro de seu negócio, e garantir o sucesso de seu investimento. Quer saber mais sobre o Uber Motoboys da Codificar? Clique aqui e visite a nossa página dedicada a ele. Se quiser entrar em contato com a nossa equipe para falar mais sobre suas ideias, utilize o formulário abaixo. Com ele, você receberá todos os detalhes do escopo deste projeto, e poderá tirar todas as suas dúvidas. ]]>